Saiba como transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade

transferir bolsa prouni para outra faculdade

Conseguir uma aprovação no Prouni (Programa Universidade para Todos) é uma vitória e tanto, mas não é raro acontecer de a faculdade ou o curso não corresponder ao esperado. Quando isso acontece, o aluno pode pedir a transferência de bolsa do Prouni para outra faculdade. Esse é um processo que exige paciência e atenção aos detalhes para ser bem-sucedido.

O programa garante certa flexibilidade para que a transferência não tome muito tempo e nem prejudique os estudos do aluno. O processo é feito inteiramente entre as faculdades de origem e de destino por um sistema chamado SisProUni. Isso permite que o aluno possa entrar em contato com as instituições para acompanhar a transferência de perto.

Se você pensa em transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade, vai gostar do passo a passo que nós da Anhanguera organizamos. Fique conosco até o final do post e anote o que você precisa fazer!

Procure uma instituição vinculada ao programa

Encontrar uma faculdade regularmente credenciada no Prouni: esse é um dos requisitos para conseguir fazer a transferência de bolsa e ingressar na nova instituição. Será preciso passar pelas exigências das duas faculdades para concluir o processo.

Existem alguns critérios para você escolher bem a instituição de destino:

  • visite o site da faculdade para saber onde ficam os polos de ensino perto de você e quais são os cursos disponíveis;
  • anote os endereços de contato para falar com a secretaria em caso de dúvida ao longo do processo de transferência;
  • conheça a infraestrutura da instituição de ensino, as atividades de extensão, as iniciativas para inserção dos alunos no mercado de trabalho e outros diferenciais.

Fazendo isso, você terá mais confiança de que está fazendo a escolha certa. A pesquisa também será útil para o segundo passo.

Cheque as vagas disponíveis para bolsistas no curso de destino

Este é outro requisito indispensável para transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade. A grande vantagem é que você não precisa se transferir para o mesmo curso: o programa permite que a transferência aconteça para cursos similares aos de origem, geralmente cursos que compartilham a mesma área do conhecimento.

Além disso, você só pode transferir para cursos com a nota de corte igual ou menor da nota do curso com o qual você conquistou a bolsa. Um aluno que entrou no curso de Fisioterapia, por exemplo, em uma faculdade com 680 pontos não pode migrar para Enfermagem em outra faculdade que teve a nota de corte de 750 pontos para o curso.

Com base nesses critérios, entre em contato com a instituição quando achar um curso do seu interesse. Reúna todos os detalhes sobre o curso de destino: a modalidade de ensino, o turno e a unidade da instituição.

Com essas informações em mãos, você vai conseguir saber se há vagas disponíveis para o curso e se é possível fazer a transferência de faculdade pelo Prouni.

Faça o requerimento de transferência e reúna a documentação

Depois de escolher o curso e saber que existem vagas para a transferência pelo Prouni, o próximo passo é fazer um requerimento de transferência externa na faculdade de origem e reunir todos os documentos necessários para o processo.

Geralmente, é preciso esperar abrir o período para transferência externa, pois esse processo não pode ser feito a qualquer momento.

Os documentos solicitados variam de acordo com cada instituição, mas existem aqueles mais comuns na transferência externa:

  • histórico escolar atualizado com as disciplinas cursadas na instituição;
  • atestado de vínculo com a instituição de ensino;
  • conteúdo programático das disciplinas em que o aluno obteve aprovação.

Também é importante separar os documentos referentes à concessão da bolsa pelo Prouni. Feito isso, pode ter um período de espera até que os documentos sejam analisados, e o processo, recebido pela instituição.

Entre em contato com a nova instituição 

O passo seguinte é entrar em contato com a instituição de destino para dar início à transferência. É comum preencher um requerimento com dados pessoais e entregar a documentação para análise. Nessa etapa, também são avaliadas quais disciplinas podem ser aproveitadas do curso feito na faculdade antiga.

O MEC (Ministério da Educação) desconta o período que o aluno usou a bolsa durante o curso de origem. Então, dependendo do período durante o qual você já usou a bolsa do Prouni e das disciplinas que serão aproveitadas, saiba que há o risco de precisar arcar com parte das mensalidades durante poucos semestres.

Avalie todas as possibilidades antes de começar o processo

É importante estudar as etapas da transferência para evitar qualquer prejuízo ou surpresa. Para avaliar todas as possibilidades antes de iniciar o processo, fique ciente das situações que impedem que um aluno consiga transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade. Existem alguns casos comuns.

Por exemplo, quando o número de semestres cursados na faculdade antiga é igual ou maior que os semestres que faltam para concluir o curso de destino. Outro caso acontece quando um bolsista parcial pede transferência para uma bolsa integral ou vice-versa.

Um bolsista do Prouni pode trancar a faculdade, e o tempo de curso trancado equivale ao tempo usando a bolsa.

Fique de olho na sua caixa de entrada

O sucesso das etapas para transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade depende muito do comprometimento do aluno. Então, se você já estudou bem o processo e vai dar início à transferência, mantenha atenção redobrada para não perder prazos, reunir os documentos necessários e fazer tudo com antecedência.

Isso envolve ficar de olho na caixa de entrada do e-mail e entrar em contato com a secretaria das faculdades para saber como anda a análise da sua documentação.

Mesmo depois da transferência, mantenha a atenção para não perder prazos importantes, como a renovação da bolsa do Prouni.

Agora é com você!

Ler e entender o passo a passo para transferir a bolsa do Prouni para outra faculdade é só a primeira coisa a se fazer. Se a sua situação está toda regular de acordo com o programa, comece a organizar sua documentação para dar início ao processo. Não perca tempo e tente agilizar tudo com antecedência para ingressar na outra instituição.

Se você não quer errar na hora de decidir o seu futuro, é bom ficar de olho nos 6 fatores para analisar e acertar na escolha da faculdade. Confira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.