Você sabe a diferença entre os principais tipos de Veterinária?

tipos de veterinária

Você ama os animais? Não pode ver um gato ou cachorro na rua que já quer levar para casa? Isso pode ser um sinal de que a faculdade de Medicina Veterinária é uma opção e tanto para o seu perfil. Contudo, não são apenas esses fatores que definem essa carreira tão ampla.

Mais do que gostar dos animais, o veterinário compartilha de outros cuidados essenciais para o bom convívio entre os pets e humanos. O restante da fauna também chama a atenção dos profissionais.

Neste post, vamos apresentar os principais tipos de veterinária e em quais ramos a área se divide. Confira!?

Quais são os tipos de veterinária?

Sabia que existem vários tipos de veterinária? Pois é! Abaixo, você vai conhecer os principais e as características de cada um. Fique ligado!

Veterinário de animais de pequeno porte

O tipo mais comum de veterinário é aquele que se especializa em animais de pequeno porte, responsável pelos cuidados dos pets domésticos. Alguns profissionais optam por montar um consultório que cuida exclusivamente de cachorros e gatos. Outros tratam pequenos mamíferos, como furões, porquinhos da índia e hamsters. ?

Veterinário exótico

Um animal doméstico exótico é aquele que não é um cachorro e gato. Esse tipo de veterinário está bastante em alta, por conta do número de pessoas que decidem adotar bichos não convencionais.

Os profissionais são responsáveis por cuidar de chinchilas, répteis, ratos, porquinhos da índia, pássaros, entre outros. ?

Veterinário de animais de grande porte

Os veterinários de animais de grande porte se especializam no tratamento de animais de fazenda, o que inclui porcos, galinhas, bodes, ovelhas e vacas. Na faculdade de Medicina Veterinária, eles estudam alguns conteúdos como pecuária e manejamento de animais. ?

Veterinário selvagem

Os veterinários da vida selvagem são especialistas em tratar animais como macacos, tigres, girafas e zebras. De modo geral, eles atuam em centros de reabilitação, zoológicos e centros de zoonoses. ?

Veterinário de pesquisa

O veterinário de pesquisa tem como foco a pesquisa de microbiologia, biomedicina, patologia, etc. Geralmente, ele é convocado para resolver problemas como a febre do Nilo Ocidental ou a doença da vaca louca, por exemplo.

Esse tipo de veterinário costuma trabalhar em laboratórios de pesquisa e é empregado por agências do governo. ?

Em quais ramos a Medicina Veterinária divide-se?

A Medicina Veterinária conta com várias áreas de atuação em que os profissionais podem escolher para atuar. As principais são:

  • Clínica e Cirúrgica;
  • Produção Animal;
  • Laboratorial;
  • Vigilância e Inspeção;
  • Anestesia;
  • Farmácia Veterinária;
  • Pesquisa.

Qual a área da Medicina Veterinária que ganha mais?

Como vimos, existem várias áreas da Medicina Veterinária em alta. Um ponto que merece destaque é que os salários dessa profissão são muito elevados. Um veterinário clínico, por exemplo, recebe cerca de R$ 3.875,65* para uma jornada de trabalho de 39 horas semanais.

Agora, veja as maiores remunerações do veterinário de acordo com a área de atuação:

Como escolher a área ideal para atuar?

Para escolher o campo de atuação ideal para seguir na profissão de Medicina Veterinária, é fundamental levar em conta as suas preferências. Afinal, é essa a carreira que acompanhará você por vários anos de sua vida.

Além disso, é importante avaliar as suas expectativas para o futuro. As chances de crescimento profissional, a remuneração, a rotina de trabalho e a carga horária são características indispensáveis no momento de optar por uma área de atuação que esteja alinhada aos seus objetivos.

Por fim, uma ótima dica é fazer estágios em diferentes especialidades da Veterinária. Em muitos casos, os profissionais ou professores que você conhece falarão de um jeito sobre o campo em que eles atuam.

Contudo, apenas com a prática de estágio que é possível conhecer em detalhes a rotina e perceber se é para você ou não. Assim, aproveite todas as oportunidades para atuar em diferentes áreas, já que essa experiência será surpreendente!

script src=”https://ionfiles.scribblecdn.net/scripts/ionizer-1.3.min.js” data-ion-embed-hash=”eyJ1cmwiOiIvL21hdGVyaWFpcy5hbmhhbmd1ZXJhLmNvbS9wZXJmaWwtZmFjdWxkYWRlLWFuaW1haXM/X2lvbl90YXJnZXQ9ZW1iZWQtMS4wIiwiaWQiOiJfaW9uX2lvbml6ZXJfMTY2MTM0MTU2MzYzNiIsImFwcGVuZFF1ZXJ5IjpmYWxzZX0=”>Como garantir sucesso independentemente da escolha?

Para ter sucesso na área de Medicina Veterinária, é fundamental seguir alguns passos que possam ajudar você a se destacar como profissional, desenvolvendo e promovendo conhecimentos e habilidades técnicas.

Confira, abaixo, algumas dicas para se destacar na profissão!

Escolha uma faculdade qualificada

O curso de Medicina Veterinária tem duração de 5 anos, aliando teoria com conhecimentos práticos. Para ter uma aprendizagem completa e de excelência, é fundamental escolher uma boa instituição de ensino para estudar, concorda?

Ela não vai apenas prepará-lo para enfrentar a rotina de trabalho com confiança, como ainda garantir que você saiba tudo que é necessário para ser um veterinário de destaque. ?

Assim, veja os fatores que devem ser analisados:

A Anhanguera, por exemplo, está há anos no mercado formando profissionais qualificados e de sucesso. Isso se deve a uma estrutura de ponta para você desenvolver aulas práticas, bem como, ter acesso à teoria de qualidade.

Veja outros diferenciais da nossa instituição:

  • formas de ingresso facilitadas;
  • corpo docente formado por mestres e doutores experientes;
  • acesso ao Canal Conecta, nosso portal de empregabilidade.

Faça networking

Conhecer colegas e pessoas que atuam no mesmo ramo é importante para consolidar a carreira como veterinário. Uma boa rede de contatos promove a troca de experiência, fazendo com que você consiga indicações de clientes ou um emprego.

E não é necessário ser formado para começar a estabelecer sua rede de contatos. A graduação é um ótimo momento para isso. Assim, tenha um bom relacionamento com professores, visite empresas do setor e faça estágios.

Mantenha-se sempre atualizado

Engana-se quem pensa que, após a formação no curso de Medicina Veterinária, o profissional está livre dos estudos. Com o mercado saturado em alguns campos, quem investe em conhecimento está alguns passos à frente no momento de se consolidar como um bom profissional.

Participações em congressos, MBAs, especializações e cursos de pós-graduação contribuem bastante para a atualização do veterinário. Assim, se quer ser um destaque na carreira, esteja por dentro das novidades da área que escolher.

Agora é com você!

Agora que já conhece os tipos de veterinária, o próximo passo é investir na sua formação. Por isso, venha para a Anhanguera e seja um profissional de destaque!

Gostou do post e quer estudar Medicina Veterinária na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

 

 

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados