Técnico em Contabilidade: como é sua atuação?

tecnico-em-contabilidade

A área contábil é conhecida pela boa empregabilidade e estabilidade no mercado. Por isso, muitas pessoas encontram nessa profissão uma maneira de construir uma carreira com êxito. O curso técnico em Contabilidade, por ser uma formação curta e sem pré-requisitos complexos, é, na maioria das vezes, o primeiro passo para isso. 👍Esse degrau inicial é de grande ajuda para que as pessoas conheçam melhor o meio contábil.

Contudo, antes que você saiba o que faz um técnico dessa área, é importante destacar a verdade: a atuação dele é limitada em relação a quem fez um curso de Ciências Contábeis. Tem interesse pela profissão e deseja obter mais informações a fim de tomar uma decisão acertada sobre o seu futuro profissional? Neste post, vamos mostrar tudo sobre o assunto. É só continuar a leitura!

Qual a função de um técnico em Contabilidade? 

O Decreto-Lei 9.295/1946 — responsável por criar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e definir as prerrogativas do trabalho do contador —, define quais são as atribuições do técnico em Contabilidade. Entre elas estão os serviços contábeis gerais como:

  • escrituração administrativa do negócio;
  • registros patrimoniais da empresa;
  • execução financeira de projetos, acordos comerciais, contratações etc.;
  • arquivamento e a revisão de documentos financeiros;
  • elaboração de guias necessárias para recolhimento fiscal de tributos, taxas e outras obrigações.

Porém, atenção: como estabelece o capítulo II do Decreto citado há pouco, desde 2015, os técnicos em Contabilidade não estão mais aptos a se cadastrarem no CFC.

Portanto, para exercerem qualquer atividade da área, é indispensável integrarem equipes ou projetos sob supervisão direta de um contador, ou seja, quem se formou na faculdade de Contabilidade/Ciências Contábeis. Afinal, será ele quem vai atestar e validar os dados dos documentos. ✅

Esse é um dos principais motivos para inserir no ensino superior na área, como veremos adiante, já que um profissional com diploma do ensino superior sempre terá chances de conquistar as melhores oportunidades.

Nesse cenário, o técnico contábil oferece às empresas todas as informações necessárias para o desenvolvimento e crescimento legal e saudável. 🚀Ele vai estar a par da parte financeira, por meio de escriturações, lançamentos, controles, classificações, balancetes e preparação das guias de recolhimento.

Para que isso seja possível, ele deve ficar de olho nas tendências e novas tecnologias da área, uma vez que, hoje, vários processos contábeis já são conduzidos com recursos de Contabilidade Digital. Assim, quem se interessa pelo setor deve se acostumar com a ideia de que as tarefas manuais e rotineiras vão ser cada vez mais automatizadas.

Apesar de não poder realizar auditorias, revisões de balanços e perícias judiciais (ou extrajudiciais), o técnico em Contabilidade é muito útil às rotinas contábeis das empresas. O motivo é simples: ele auxilia o bacharel a tornar os processos mais produtivos, rápidos e satisfatórios dentro delas.

Onde o técnico em Contabilidade pode trabalhar? 

O técnico em Contabilidade pode trabalhar em organizações públicas e privadas, independentemente do porte e do setor em que se encontram. Ou seja, desde o industrial e petrolífero até o varejo e corporativo. Isso porque todas as companhias ativas no Brasil precisam manter registros contábeis e prestar contas à Receita Federal.

Mas não acaba aí. O técnico também pode optar por atuar em organizações contábeis, como escritórios e sociedades que prestam assessoria e serviços terceirizados. Dessa forma, ele atende diferentes clientes conforme os processos que eles precisam executar.

O que se aprende em um curso técnico em Contabilidade? 

O curso técnico em Contabilidade traz disciplinas que apresentam os fundamentos e os procedimentos padrões da área envolvendo custos, tributos, patrimônios, finanças e gerenciamento de negócios. Além disso, é comum que o estudante também aprenda matemática financeira, visto que esse é um conhecimento indispensável na área.

Alguns cursos técnicos são ainda mais completos e trazem módulos que discutem Direito, Administração e Economia para que os alunos tenham uma visão mais completa do que é o mercado brasileiro. Já outros complementam a formação com módulos de inglês para uma melhor qualificação do currículo. 🎓

Quais as diferenças em relação à graduação?

Essencialmente, um contador é o profissional que fez o curso de Ciências Contábeis que dura 4 anos (8 semestres) e recebeu um título de bacharel. Além disso, para atuar no mercado de trabalho, ele precisa passar pela prova de suficiência dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRC).

O técnico em Contabilidade, por outro lado, exerce as funções dele apenas com um curso técnico, com duração média de 1 ano.

Ter conhecimento dessa distinção é importante para entender o mercado de trabalho na área da Contabilidade. Afinal, o contador tem uma formação de nível superior com matérias de Ciências Contábeis que abrangem aspectos financeiros e patrimoniais das corporações públicas e privadas, se aprofundam no legislação contábil do país, discutem o sistema econômico nacional e internacional etc.

Para completar, a graduação é, atualmente, o único caminho que permite novos profissionais de exercerem atividades legais reconhecidas pelo órgão fiscalizador da categoria. Isto é, o CRC.

Diante desse cenário, é inevitável: as empresas acabam dando preferência à contratação de profissionais graduados, que têm uma capacitação mais ampla e multidisciplinar para analisar, pesquisar e gerir com bom senso todos os dados das entidades que assessoram.

É preciso ter em mente que essa profissão traz muita responsabilidade, já que trabalha diretamente com o patrimônio de pessoas físicas e jurídicas das mais variadas classificações. Mais do que simplesmente registrar atos de gestão, o contador norteia o negócio e ajuda diretamente a administração a manter a saúde financeira em dia.😎

Preparado para investir no ramo da Contabilidade?

O curso técnico em Contabilidade pode ser um boa opção para uma entrada rápida no mercado trabalho. Contudo, o custo-benefício de cursar uma faculdade de Ciências Contábeis faz a diferença. O ensino superior abre portas melhores e garante os maiores salários do mercado. Aqui na Anhanguera, temos formas de ingresso facilitadas e oferecemos o curso nas modalidades de ensino presencial, semipresencial e 100% distância.

Então, agora que você já ficou por dentro do assunto, o que acha que de dar um passo importante na sua carreira? Faça já a sua inscrição no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 134

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados