Química: 5 áreas de atuação para conhecer

Química áreas de atuação

Você sempre gostou de Ciências e amava as aulas em que os professores faziam experiências no laboratório? Tem interesse em compreender como funcionam as transformações que ocorrem no nosso corpo e na natureza? Então, provavelmente você se daria muito bem ao fazer o curso de Química!

Essa graduação é bastante abrangente, e os recém-formados encontram ótimas oportunidades de trabalho. Assim, é possível escolher entre várias áreas de atuação da Química, exercendo as atividades em frentes que, muitas vezes, nem imaginamos.

Se quer saber o que faz um químico em seu dia a dia de trabalho, não perca o post. Boa leitura!

Petroquímica

Essa área de atuação é muito atrativa, principalmente no Rio de Janeiro, um grande polo de produção petrolífera do Brasil. O profissional é responsável por aperfeiçoar a produção de produtos de higiene, por cuidar das questões ambientais e pesquisar fontes de energias competitivas.

Esse campo está presente desde a extração e a exploração desse recurso até o seu processamento para o desenvolvimento sustentável.

Alimentos

Uma das principais possibilidades profissionais de Química é a área de alimentos. Nesse caso, o químico atua com o controle de qualidade, no desenvolvimento e na pesquisa de produtos em indústrias alimentícias.

Além disso, o profissional pesquisa a composição química dos principais grupos alimentares e modos de como produzi-los, distribuí-los e armazená-los — interessante, não é mesmo?

Forense

Essa é uma das novas profissões nas quais os químicos podem atuar. Além de contar com a ajuda de biólogos e de policiais, o profissional ajuda a solucionar casos criminais. No seu dia a dia de trabalho, ele é responsável por ajudar em investigações de crimes.

Em situações que ocorram incêndios, por exemplo, o químico forense analisa qual foi a causa, apresentando laudos que apontam se a ocorrência foi de origem criminosa.

Materiais

O químico que optar pelo campo de materiais deve atuar junto a profissionais da área da Engenharia de Materiais. Nesse caso, ele desenvolve novas práticas para fabricar materiais como vidros, polímeros, cerâmicas, ligas metálicas e aço.

Também é um dos responsáveis por desenvolver e pesquisar sobre novas ferramentas que poderão ser usadas na medicina, construção civil, indústria etc.

Ambiental

Uma das profissões alternativas para quem segue caminho pela área da Química é o campo ambiental, que oferece ótimas oportunidades. Um deles é o acompanhamento e o desenvolvimento de técnicas de tratamento de resíduos provenientes das indústrias.

Além disso, é o químico ambiental quem realiza vistorias, perícias, pareceres e avaliações, organizando medidas de prevenção ambiental. O profissional também pode controlar e monitorar riscos de contaminação em diferentes espaços.

Além de apresentar várias áreas de atuação, o ramo da Química é uma das faculdades com maior empregabilidade por conta da sua aplicação no dia a dia. Assim, para ter sucesso profissional, é essencial estudar em uma instituição de ensino que ensine o aluno tudo sobre as novas tecnologias e que tenha grade curricular atualizada.

Na Anhanguera, os futuros químicos entram em contato com professores mestres e doutores e aulas de extrema qualidade. Além disso, a nossa prioridade é a formação completa dos estudantes. Para isso, oferecemos formas de ingresso facilitadas, diversas modalidades de ensino e acesso exclusivo ao Trilhas de Carreira e Canal Conecta!

Invista na sua formação!

As áreas de atuação da Química são muito promissoras e oferecem boas oportunidade de trabalho. No entanto, lembre-se de que a atualização constante e a formação acadêmica de qualidade são os fatores que diferenciam o seu currículo e colocam você em vantagem competitiva em relação aos outros candidatos.

Gostou de conhecer mais sobre o trabalho para o formado em Química e quer estudar em uma ótima faculdade? Então, inscreva-se no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.7 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados