Transferência de faculdade com o Prouni, saiba como fazer!

prouni transferência de faculdade

Usar o Prouni (Programa Universidade para Todos) na transferência de faculdade é uma das opções para os beneficiários do programa que desejam mudar de instituição de ensino. No entanto, para concluir o procedimento e manter a bolsa, é preciso tomar alguns cuidados e atender a todos os requisitos previstos no edital.

As exigências não são complicadas de serem cumpridas, mas você precisa conhecer todos os passos antes de tentar. Assim, é possível ter um diálogo mais certeiro com as instituições de origem e de destino, concluindo a operação sem dores de cabeça. 

Neste conteúdo, explicamos como realizar a transferência de bolsa do Prouni. Continue a leitura para entender o procedimento e tirar dúvidas!    

Quando posso transferir minha bolsa do Prouni? 

O uso da bolsa do Prouni na transferência de faculdade é permitido com a concordância das duas instituições de ensino, desde que a mudança ocorra para cursos afins. Além disso, a migração pode ser feita para outro turno, campus e polo de ensino.

No caso da transferência entre faculdades, o mais comum é buscar o mesmo curso, como dois cursos de Administração, entre dois cursos de Direito e assim por diante. Contudo, você pode consultar a lista de cursos e verificar outra opção, desde que exista uma coincidência entre boa parte das matérias.

Também é possível transferir a bolsa de estudos diante de situações que impeçam a continuidade dos estudos. Os casos são a extinção do curso superior por encerramento das atividades, a fusão ou a aquisição da instituição de ensino e a remoção de servidor ou de dependente de cidade por medida da administração pública. 

Em ambas as situações, a instituição superior de destino deve estar regularmente credenciada no Prouni e contar com vagas disponíveis. Já o processo é similar ao de transferência externa, mas é preciso pegar o documento específico da bolsa do Prouni, que é a chave de acesso, para concluir a operação.  

Como descobrir quais faculdades aceitam a transferência? 

Portanto, o primeiro passo é verificar as faculdades que aceitam o Prouni. O programa é aplicável às instituições privadas que se inscrevem junto ao Ministério da Educação (MEC), disponibilizando vagas para bolsas integrais ou parciais. Assim, basta acessar o site institucional da graduação e verificar as formas de ingresso admitidas. 

Um ponto importante é contar com o apoio da instituição de destino em relação ao aproveitamento das disciplinas já cursadas. A bolsa do Prouni é contada em anos, e o período já utilizado na faculdade anterior é descontado. Por exemplo, se você cursou 1 ano e o benefício era para 5 anos, apenas 4 anos podem ser usados na nova faculdade. 

Aqui na Anhanguera, você pode conseguir a transferência da bolsa do Prouni com o máximo de aproveitamento desses créditos. Além disso, como existem diversos polos de ensino espalhados pelo país, as chances de ter vagas disponíveis é mais elevada. 

Como solicitar a chave de transferência do Prouni? 

Após obter a confirmação da instituição de destino, o passo seguinte é separar a documentação necessária. Inicialmente, são exigidos os seguintes documentos para concluir o processo de transferência externa

  • histórico escolar oficial e atualizado com até 6 meses;  
  • atestado de vínculo com a instituição de origem ou declaração de matrícula com até 60 dias; 
  • conteúdo programático de todas as disciplinas em que obteve aprovação; 
  • documentos pessoais (CPF, RG e comprovante de residência). 

Para usar o Prouni na transferência de faculdade, como comentamos, o requerimento na faculdade de origem deve ser acompanhado da solicitação da chave para concluir a operação.

Em alguns casos, você pode ter de conversar com a coordenação pedagógica e justificar o interesse em mudar de faculdade para ter a autorização. Contudo, o procedimento costuma ser concluído rapidamente. 

Quais transferências não são permitidas? 

Algumas situações impedem o uso do Prouni na transferência de faculdade. A primeira exceção é a mudança de tipo de benefício: a bolsa só pode ser transferida para a mesma modalidade, não sendo autorizada a mudança da integral para parcial e vice-versa. 

Outra proibição é a transferência para um curso de destino com duração menor do que os semestres já utilizados ou suspensos da bolsa.

Por exemplo, se o aluno já usou 8 semestres (4 anos) e o curso de destino conta com 8 ou menos, a mudança não pode acontecer. 

Também não é possível que o aluno ocupe vaga quando sua nota no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) for menor do que a obtida pelo último candidato na lista de espera — considerando a divulgação do resultado do Prouni mais recente. Contudo, a faculdade de destino pode dispensar esse critério.   

Verifique, ainda, se a faculdade de destino conta com uma avaliação suficiente. O Ministério da Educação não participa das transferências diretamente, mas um resultado insuficiente nas avaliações do MEC impede a operação.

Por fim, as bolsas concedidas em decisão judicial não podem ser transferidas. É o caso das pessoas que procuram a justiça e obtêm uma medida legal temporária ou definitiva. 

Você está impedido por alguns dos motivos apontados? Uma solução é realizar a transferência externa para Anhanguera. Isso porque a migração dá acesso a benefícios de até 50% de desconto na mensalidade de cursos presenciais e 20% no EAD*. Logo, mesmo sem o Prouni, há incentivos para você não desistir do seu sonho e terminar a graduação. 

Então, posso transferir o Prouni agora? 

Se você não foi pego na lista de proibições e preenche os requisitos, a transferência de bolsa do Prouni é um objetivo viável. Para simplificar, confira o passo a passo para mudar de faculdade sem perder a sua bolsa de estudos: 

  • verifique a disponibilidade de vagas na instituição de destino; 
  • obtenha a lista de documentos; 
  • entre em contato com a faculdade de origem; 
  • converse sobre o interesse de mudar o curso e solicite a transferência da bolsa; 
  • acompanhe o andamento do pedido; 
  • encaminhe a documentação para a nova instituição de ensino; 
  • com a aprovação, conclua a matrícula.

Transfira sua bolsa Prouni para a Anhanguera!

Agora é com você! Aqui na Anhanguera, temos cursos de excelente qualidade e com um forte alinhamento junto às exigências do mercado de trabalho. Assim, ao usar o Prouni na transferência de faculdade, você será preparado para ser um ótimo profissional e ter excelente empregabilidade no futuro. 

Então, acesse a página do vestibular e conheça todas as opções de contato para se inscrever na Anhanguera

* Sujeito a alteração.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.