O que são práticas pedagógicas e como são estudadas na faculdade?

praticas pedagogicas

Se o curso de Pedagogia está nos seus planos profissionais, saiba que é importante compreender alguns dos conceitos envolvidos para ter um contato prévio com a realidade da carreira que está escolhendo. Um pilar nessa área é o planejamento de práticas pedagógicas que realmente ajudem os estudantes a desenvolverem uma mentalidade de crescimento. 🚀

Boa parte das escolas ainda utiliza métodos educacionais tradicionais, centrados no professor, de forma que as informações da matriz curricular são passadas, mas sem estimular o interesse dos novos alunos. Assim, eles nem sempre conseguem assimilar e aplicar seu aprendizado com autonomia. Entenda, neste post, porque você deve se preparar para uma atuação inovadora enquanto profissional de Pedagogia! 📓

O que são práticas pedagógicas?

O conceito de prática pedagógica se refere à união de ensinamentos teóricos e práticos, necessários para o processo educativo. É uma ação que requer a participação de dois personagens centrais: professor e aluno. Além disso, é embasado em ferramentas diversas empregadas para facilitar a transmissão e a absorção do conhecimento.

Portanto, não é um processo assimétrico. O professor ensina, mas também aprende. Junto ao aluno, o conhecimento é construído e reconstruído. Cada contato pode trazer aprendizado para ambas as partes, pois envolve não somente a transmissão do conteúdo didático programado, mas também os aspectos do desenvolvimento cognitivo e afetivo do aluno, os quais derivam de várias esferas de sua realidade.

Assim como o conhecimento em si, as práticas de ensino são passíveis de modificação — e, na verdade, devem mudar e evoluir, concorda? Isso porque, apesar da importância das bases teóricas de todas as disciplinas, também é preciso lecionar com base nas demandas atuais da sociedade.

O objetivo é estimular o pensamento crítico, a autonomia e a proatividade. Isso é feito, a princípio, no ambiente escolar 🏫, mas se trata de uma preparação para a vida.

Por que inovar os métodos de ensino e aprendizagem?

É certo que as mudanças sociais influenciam as práticas pedagógicas e as metodologias de ensino, demandando uma atuação diferenciada dos novos docentes. Então, você deve ter isso em mente ao seguir carreira em Pedagogia.

praticas pedagogicas

A sociedade está em plena transformação, com forte influência da tecnologia digital e da globalização. Diante disso, lidar com a geração atual de estudantes hiperconectados é um desafio para muitos docentes. Por outro lado, esse cenário fornece novas ferramentas para planejar as práticas pedagógicas. 💻

Os jovens que agora estão olhando para o futuro precisam de uma formação que os ajude a desenvolver habilidades como:

  • senso crítico;
  • curiosidade;
  • criatividade;
  • ética;
  • responsabilidade social.

Pensando nisso, você, como educador da nova geração, deve se preparar para abrir a mente dos estudantes, ampliando a visão do mundo contemporâneo. 🌎

Assim, a capacitação dos docentes atuais precisa ser voltada para metodologias inovadoras de ensino, as quais ajudam a nova geração de estudantes a despertar uma mentalidade de crescimento, não se limitando à memorização de conceitos, fórmulas e fatos históricos. E, nós da Anhanguera, nos preocupamos com isso!

O que a BNCC fala sobre o assunto?

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que reúne normas e diretrizes para promover as aprendizagens necessárias aos alunos da Educação Básica. Essas orientações devem ser observadas por todas as escolas do país, da rede pública ou de iniciativa privada.

A BNCC se centraliza na premissa de que a educação é a base. O objetivo é estabelecer conhecimentos, competências e habilidades que os estudantes devem desenvolver durante o ensino básico, que abrange: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio.

A Base, orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, visa a formação integral dos alunos para que, futuramente, possam construir uma sociedade pautada em justiça, democracia e inclusão.

Existem 10 competências gerais da BNCC que devem conduzir o planejamento das novas práticas pedagógicas. Veja quais são elas:

  • conhecimento;
  • pensamento científico, crítico e criativo;
  • repertório cultural;
  • comunicação;
  • cultura digital;
  • trabalho e projeto de vida;
  • argumentação;
  • autoconhecimento e autocuidado;
  • empatia e cooperação;
  • responsabilidade e cidadania.

Quais são os tipos de práticas pedagógicas?

Essas práticas são planejadas a partir das competências acima mencionadas, pois elas possibilitam um processo de ensino centrado no aluno. Veja alguns exemplos de práticas pedagógicas. 👩🏾‍🏫

Valorização do aluno

Valorizar o aluno implica em reconhecer suas potencialidades individuais e ajudá-lo a aprimorá-las. Para isso, você deve utilizar metodologias ativas que atraiam os estudantes para a frente de sala de aula, de forma que eles sejam ouvidos e consigam expressar suas habilidades e conhecimentos.

Socialização

Socializar é necessário para construir a realidade interna e externa de cada indivíduo. É importante que você utilize atividades que promovam interação, colaboração e conscientização social entre os alunos. Isso favorece o desenvolvimento socioemocional e cognitivo.

Protagonismo do aluno

Formar alunos protagonistas é colocá-los em um papel ativo, no centro de seu processo de aprendizagem. Assim, não serão somente personagens passivos, mas sim construtores e condutores de sua própria aquisição de conhecimento. Isso também tem relação com a competência de fazer para aprender, ter autonomia e colocar a mão na massa, em vez de apenar escutar.

praticas pedagogicas

Uso de tecnologia

É inquestionável o quanto a tecnologia é importante nos dias atuais. Então, você pode e deve usar essas ferramentas a favor das práticas de ensino e aprendizagem. Inclusive, o incentivo à leitura na rotina 📚, que sempre foi e continua sendo fundamental, pode ser reforçado com a educação digital. 📱

Como deve ser a prática pedagógica do professor?

A prática do pedagogo no cenário educacional contemporâneo precisa ter como base uma visão diferenciada dos processos de ensino e aprendizagem, afastando-se dos modelos clássicos do século passado. Por isso, logo na graduação aqui na Anhanguera, além de aprender tudo sobre Pedagogia, você vai desenvolver habilidades e competências para construir seu perfil como educador.

A formação acadêmica é o caminho inicial para definir quem você será e como vai atuar no importante papel de construir, reconstruir e compartilhar conhecimento. Assim, as práticas como docente e as concepções pedagógicas serão baseadas nos saberes teóricos adquiridos na graduação, bem como nas experiências de sala de aula, no decorrer das vivências profissionais.

Falar sobre como deve ser a prática pedagógica é querer enquadrar como imutável algo que está sempre em transformação, mas, o que podemos afirmar é que essas práticas requerem:

  • olhar abrangente acerca da sociedade atual e daquela que almejamos;
  • preparo profissional para atuar em diversos contextos socioeconômicos e culturais;
  • postura reflexiva, que permita a construção da identidade docente e o contínuo desenvolvimento profissional;
  • autonomia para suscitar mudanças nas práticas educacionais;
  • objetivo de transformar mentes e vidas, contribuindo para a formação de pessoas com olhar crítico e capacidade realizadora.

YouTube video

Prepare-se para fazer diferença como profissional de Pedagogia!

Depois de saber o que são práticas pedagógicas, você agora entende que são pilares na construção de conhecimento no ensino básico. Da mesma forma, compreender a importância dessas práticas é essencial para a sua atuação inovadora como profissional de Pedagogia.

Agora, é sua vez de dar o próximo passo: inscreva-se no vestibular para o curso de Pedagogia da faculdade Anhanguera e trilhe sua carreira!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.