O que faz um Gerente Administrativo? Conheça 7 funções desse profissional!

Administração ou Secretariado

O sucesso de toda e qualquer empresa, seja ela de iniciativa privada ou pública, depende da gestão de excelência. Por isso, existe um cargo fundamental nas corporações: o de gerente administrativo. Esse profissional também aparece com o nome de diretor administrativo, coordenador de controles internos e de contratos.

A profissão é muito atrativa para quem deseja uma recolocação ou um novo posicionamento no mercado de trabalho por conta dos bons salários e da valorização da carreira. Assim, se quer saber o que faz um gerente administrativo em seu dia a dia de trabalho, não perca o post. Boa leitura!

1. Cuida das etapas de recebimento de insumos até a entrega ao consumidor final

Pessoa segurando lápis em cima de papeis com gráficos

Se tem dúvidas sobre o que faz um gerente administrativo, saiba que sua principal função consiste em gerenciar e organizar atividades ligadas à aquisição, transporte e armazenamento de insumos. Assim, o profissional atua:

  • gerenciando equipamentos e veículos voltados para a manipulação de produtos;
  • organizando o armazenamento de materiais para minimizar perdas e reduzir custos com depósitos e armazéns;
  • traçando processos de entregas e rotas mais eficazes e rápidos.

O gerente administrativo precisa fazer isso com o objetivo de obter a melhor relação custo-benefício possível, de modo a otimizar os processos elaborados, conquistando eficiência com baixo desperdício.

2. Controla contas a pagar e a receber e atua nos investimentos do patrimônio da empresa

Outra função desempenhada pelo gerente administrativo é cuidar dos processos que envolvem a entrada e saída de valores. De modo geral, ele desenvolve e traça atividades que lidam com:

  • desenvolvimento de procedimentos que reduzem custos;
  • análise e obtenção de relatórios e indicadores econômicos para avaliar a saúde financeira da corporação;
  • controle do fluxo de caixa;
  • pagamento de salário dos colaboradores;
  • pagamento de fornecedores e recebimento de clientes.

3. Ajuda na contratação de novos funcionários

Toda empresa necessita de um gestor administrativo capacitado para atuar na contratação e no treinamento de novos funcionários, além de ajudar nas ações de integração desses colaboradores. Nessa função, o profissional deve ter proatividade, espírito de liderança e habilidades interpessoais.

Tudo isso, é claro, sem deixar de lado os aspectos burocráticos que a administração envolve, contando com boa visão sistêmica, capacidade de análise e aptidão numérica. Confira outras funções desempenhadas:

  • manutenção da harmonia interna;
  • desenvolvimento de competências dos colaboradores;
  • seleção e dispensa de funcionários;
  • disseminação da cultura da empresa entre as equipes.

4. Delimita estratégias voltadas para a divulgação de produtos ou serviços

Se está em dúvida sobre o que faz um gerente administrativo, saiba que outra função desempenhada pelo profissional é de entender o comportamento dos consumidores e atuar de maneira eficiente na promoção de novos produtos e serviços, tanto no meio digital quanto no físico.

Além disso, o gerente administrativo colabora na prospecção de clientes por meio de campanhas publicitárias, cuida da imagem da corporação, fornece suporte para atividades de relacionamento com o público e desenvolve ferramentas que ajudam a área comercial a realizar mais vendas.

Os profissionais também analisam as causas pelas quais o serviço ou o produto oferecido pela empresa não apresentou bons resultados. O gestor administrativo verifica se a demanda pode ser estimulada, seja por meio de novos mercados, seja por meio de mudanças, entre outras estratégias que levam valor aos clientes.

5. Controla e organiza processos envolvidos na confecção de produtos

Outra atribuição desempenhada pelo gerente administrativo é organizar e controlar os processos e equipes envolvidos na confecção de produtos. Assim, ele busca tecnologias e ferramentas que otimizem a elaboração de produtos, supervisiona os colaboradores no processo produtivo e estimula rotinas mais eficientes para a produção.

Assim, é importante ter conhecimento avançado sobre habilidades e processos envolvidos, como negociação com funcionários e fornecedores etc. Além disso, é responsável pela pesquisa de novos produtos, processos e serviços que tragam melhorias à execução das operações.

6. Administra e ajuda na elevação das vendas

Todas as empresas necessitam de vendas para continuarem existindo. Por essa razão, o gerente administrativo fica responsável por ampliar o engajamento e a motivação dos vendedores, elevar as vendas e aumentar a prospecção de clientes.

Para isso, é importante ter habilidades de negociação e comunicação interpessoal, além de conhecer os objetivos dos serviços e produtos. Apenas dessa forma é possível conquistar uma boa carteira de clientes e cultivar um relacionamento adequado com eles, mantendo o equilíbrio financeiro da empresa.

7. Define a divisão de tarefas entre os colaboradores

Outra função desempenhada pelo gerente administrativo é elaborar organogramas, estabelecer o nível de hierarquia e executar a divisão de tarefas entre os funcionários. Ou seja, do ponto de vista administrativo, significa obter recursos humanos e materiais para atingir as metas da empresa.

Para isso, o setor de RH precisa estar preparado para executar as tarefas delegadas pelo gerente administrativo. Além disso, o profissional deve atrair e encontrar pessoas para a empresa que atendam aos requisitos e consigam seguir o planejamento.

A Anhanguera te ajuda a entrar na mundo da Administração!

YouTube video

Se tinha dúvidas sobre o que faz um gerente administrativo, percebeu como esse profissional desempenha várias funções no dia a dia das empresas? Para se destacar na área e receber os melhores salários, o primeiro passo é investir na formação superior, estudando em uma instituição de ensino conceituada e preparada para oferecer o melhor curso de Administração de Empresas.

Na Anhanguera, os alunos entram em contato com metodologias modernas, têm aulas com um corpo docente experiente e podem escolher entre a faculdade de Administração EAD, semipresencial ou presencial. Logo, você tem toda a liberdade para optar pela alternativa que melhor se encaixa em seu perfil.

Também oferecemos formas de ingresso facilitadas, infraestrutura de ponta e bolsas de estudos que ajudam a diminuir o preço das mensalidades — maravilha, não é mesmo?

Após essa formação de excelência, você fica preparado para ingressar no mercado de trabalho e receber boas remunerações. Afinal, quanto ganha um administrador? A média salarial do profissional é de R$ 4.279,43* para uma jornada de trabalho de 42 horas semanais.

Agora é com você!

Agora que já sabe o que faz um gerente administrativo, não perca mais tempo. Estude na Anhanguera e seja um profissional de destaque!

Gostou do conteúdo e quer fazer o curso de Administração na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.