Conheça as 5 atividades de responsabilidade do engenheiro civil

Entender o que faz um engenheiro civil é uma tarefa primordial para quem deseja seguir na profissão. Afinal, a área oferece uma série de oportunidades e um mercado amplo e abrangente de atividades.

A Engenharia Civil, portanto, é o curso de ensino superior mais adequado para quem quer se profissionalizar, disponibilizando conhecimentos básicos, técnicos e avançados sobre a atuação e o cotidiano de um engenheiro. No entanto, existem algumas habilidades que devem ser desenvolvidas, como a capacidade de criar soluções inovadoras e de resolver problemas no dia a dia de trabalho.

Para ficar por dentro do assunto, continue conosco e conheça 5 atividades de responsabilidade do engenheiro civil e quais são suas principais áreas de atuação. Boa leitura! ?

Afinal, o que faz um engenheiro civil?

O engenheiro civil é o profissional responsável por elaborar, criar, projetar, avaliar e construir obras e edificações, como prédios, rodovias e residências. Além disso, atua desenvolvendo projetos elétricos, hidráulicos e, também, de produtos. Sendo assim, o engenheiro civil deve ter um bom senso deraciocínio lógico, além de afinidade com as Ciências Exatas.

A Engenharia Civil é um dos cursos mais procurados no país, por conta da versatilidade de atividades que o profissional pode desempenhar no mercado de trabalho. As áreas mais requisitadas, portanto, são a da construção civil, a de estradas e transportes, saneamento, materiais de construção e cálculo estrutural. ?

Devido à especificidade dos conhecimentos teóricos e práticos que devem ser assimilados pelos estudantes, é fundamental que a instituição de ensino na qual você vai estudar ofereça uma infraestrutura adequada e que atenda às necessidades desse curso do ensino superior.

Aqui na Anhanguera, por exemplo, oferecemos todo o embasamento para que os nossos alunos atinjam o tão almejado sucesso, a partir da capacitação profissional. Além da formação básica e tecnológica, você terá acesso a conhecimentos voltados à atuação em projetos e em serviços relacionados diretamente às atividades do engenheiro civil, tendo a chance de conhecer e de vivenciar a profissão antes mesmo de finalizar o curso.

Veja no vídeo abaixo mais detalhes sobre a grade curricular do curso de Engenharia Civil:

Quais são as principais atividades da Engenharia Civil?

As áreas da Engenharia Civil são abrangentes e oferecem uma série de oportunidades para os profissionais em diferentes empresas e setores.

Para obter destaque na carreira, é preciso desenvolver determinadas habilidades essenciais para o dia a dia de trabalho, como ser flexível para conviver com mudanças, ter senso de urgência e criar soluções para os mais diferentes problemas.

Por isso, veja, a seguir, 5 atividades que um engenheiro civil pode desempenhar no decorrer de sua trajetória.

Elaboração de projetos

Cada etapa do processo de elaboração de projetos exige recursos, materiais e competências diferentes, ou seja, só um bom engenheiro civil é capacitado para saber o que fazer em cada passo do empreendimento. Isso porque é ele quem cria relatórios, mapas e outros dados referentes ao planejamento e a execução do projeto.

Sendo assim, o profissional deve ter raciocínio lógico para considerar todos os custos da construção, além das regulamentações governamentais, os potenciais riscos ao ambiente, dentre outros fatores que constam nas etapas do projeto.

Ainda, o engenheiro civil deve compilar e enviar pedidos de licenças para agências estaduais e federais, garantindo que a obra esteja em total conformidade com as leis.

Monitoramento de construção

O monitoramento da construção é a atividade que busca minimizar e otimizar os recursos a serem utilizados ao longo de toda a execução da obra. Quando conta com um bom planejamento, o engenheiro civil dispõe de uma equipe de colaboradores que auxiliam no controle de cada etapa do empreendimento, com o objetivo de garantir a qualidade e assegurar o prazo de finalização estimado para o projeto.

Com isso, o profissional deve apresentar conhecimentos e habilidades, além de ferramentas e técnicas que consigam satisfazer as demandas do contratante ou da empresa. Até porque, com a aplicação de técnicas de monitoramento eficientes, é possível reduzir significativamente o índice de mão de obra e materiais. ??‍♀️

Fiscalização de obras

A fiscalização de obras é imprescindível para se obter a garantia do desempenho e da segurança da construção. Ou seja, o engenheiro civil realiza um levantamento e fornece todas as informações referentes ao processo de execução, verificando se o projeto obedece às especificações e aos prazos estabelecidos.

Essa etapa é fundamental para se obter maior eficiência na obra, uma vez que se faz o acompanhamento da aplicação dos materiais, o controle de recebimentos dos recursos e das notas fiscais, além da gestão de todo o cronograma do empreendimento.

A fiscalização ainda pode contribuir para evitar inúmeros erros e imprevistos que prejudiquem o bom andamento do empreendimento.

Perícia

A atividade do perito é realizar uma análise minuciosa sobre determinada construção, oferecendo laudos técnicos em processos judiciais que envolvam pessoas físicas, jurídicas ou órgãos públicos. ?Nesse sentido, o profissional deve ter amplo conhecimento sobre questões processuais, jurídicas e legais que envolvam sua área de atuação.

A perícia pode ser feita, por exemplo, em avaliações de imóveis em que o engenheiro civil analisa a documentação, faz a vistoria e efetua a coleta de dados do mercado a fim de identificar o real valor do bem e redigir um laudo pericial sobre o estado da obra.

Planejamento e manutenção de obras

O planejamento e a manutenção visam, sobretudo, a proteção das estruturas construídas. Sendo assim, dentro do cronograma do projeto, é preciso incluir o prazo necessário para que toda a infraestrutura seja avaliada e inspecionada, com o intuito de garantir a segurança dos colaboradores e da sociedade.

Todo tipo de construção sofre degradação ao longo do tempo, necessitando de cuidados técnicos para preservá-lo. Assim, é possível aumentar a vida útil de uma série de empreendimentos, sejam eles rodovias, pontes ou edifícios, precavendo possíveis acidentes.

Quais cargos um engenheiro civil pode ocupar?

Os engenheiros civis contam com uma ampla área de atuação, podendo atuar em empresas privadas de vários portes, empreender o próprio negócio de construção e ocupar uma posição em órgãos públicos. Alguns dos principais cargos ocupados pelos profissionais são:

  • vendedor técnico;
  • diretor de licitações;
  • diretor de operações;
  • diretor de infraestrutura predial;
  • diretor de Engenharia Civil;
  • engenheiro para manutenção;
  • engenheiro orçamentista;
  • gerente de operações;
  • gerente de obra;
  • gerente de projeto;
  • fiscal de conservação civil;
  • coordenador de compras;
  • coordenador de obras;
  • coordenador de planejamento e controle de obras;
  • coordenador de projetos imobiliários;
  • coordenador de manutenção civil.

Para exercer a profissão de engenheiro civil, é preciso fazer o curso superior na área e obter o registro no CREA (Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia).

Em quais tipos de empresa eles podem atuar?

O engenheiro civil pode atuar em várias empresas de destaque no mercado brasileiro, como:

  • Pormade Portas;
  • MPD Engenharia;
  • Tigre;
  • Saint-Gobain;
  • Queiroz Galvão;
  • Grupo Pacaembu;
  • Rio Verde.

Essas empresas são bem importantes no mercado e apresentam previsão de ampla expansão, oferecendo tanto vagas de estágio quanto efetivas. Contudo, para ingressar em alguma delas, é fundamental estar preparado. Veja um resumo de cada uma das companhias! ?

Pormade Portas

A Pormade trabalha com a fabricação de acessórios, rodapés e portas. Engenheiros civis que preferem atuar de modo indireto com a construção civil podem se beneficiar de um emprego na corporação, pois o nicho é muito específico e pode afugentar concorrentes.

Nesse caso, é essencial mostrar os seus pontos fortes, como criatividade, inovação e capacidade de solucionar problemas. Portanto, exercite essas habilidades durante o curso para ter sucesso no momento de buscar uma vaga nessa empresa!

MPD Engenharia

A MPD trabalha com vários tipos de construções, como de lazer, de saúde, industriais, comerciais e residenciais. Ela é responsável por muitos empreendimentos e, portanto, está sempre em expansão, além de oferecer vagas em diferentes setores.

Para conquistar um emprego na MPD, é fundamental conhecer esses campos da construção, mostrando experiência e conhecimentos mais específicos. Por exemplo, fazer um projeto para hospitais pode não agradar alguns engenheiros, mas é uma área essencial. Use essa brecha a seu favor!

Tigre

Um dos diferenciais da empresa Tigre é a atuação em diversos países, com fábricas em 24 locais do mundo. Assim, os engenheiros civis têm grande chance de trabalhar internacionalmente.

A Tigre é líder mundial na produção de plástico para materiais de construção. Como a corporação não atua diretamente com a construção civil, o engenheiro civil que prefere a parte de estudos de materiais e suas aplicações pode ter bastante destaque na empresa.

Saint-Gobain

A Saint-Gobain está presente no ramo da infraestrutura, da construção civil, imobiliário e ainda produz material para construção e reforma. Ou seja, os profissionais que desejam atuar nessa empresa podem entrar em contato com diferentes áreas da profissão.

Por ser muito abrangente, a companhia não para de se expandir e, por essa razão, é um lugar em que o engenheiro constrói carreira e pode se especializar em alguns dos campos com os quais a corporação atua.

Um dos diferenciais para conquistar uma vaga na Saint-Gobain é ter conhecimentos amplos, mas aprofundados, de todas as áreas que fazem parte da Engenharia Civil.

Queiroz Galvão

Fundada há mais de 60 anos, um diferencial da Queiroz Galvão é a atuação em várias áreas da construção civil, desde o campo imobiliário até grandes obras de engenharia ambiental e de infraestrutura.

Para ser um destaque, é essencial ter uma formação de excelência, em uma instituição de ensino reconhecida pelo mercado. Além de ter conhecimentos em diferentes campos, os profissionais podem ainda construir uma carreira de sucesso na corporação.

Grupo Pacaembu

A Pacaembu Construtora é uma das principais empresas de Engenharia Civil no país. Ela está no mercado há mais de 25 anos, com atividades no setor imobiliário. Conquistar uma vaga nessa organização exige que os profissionais tenham interesse na área imobiliária.

Uma boa dica para ser um destaque é ir em busca de uma especialização em algum setor e ficar de olho nas vagas. Grandes companhias sempre estão à procura de pessoas comprometidas e jovens a crescer junto com ela.

Rio Verde

A Rio Verde Engenharia atua no setor de concessões, empreendimento imobiliário, engenharia e construções. Por ser um local bem diversificado, é de grande aprendizado para quem trabalha lá, trazendo experiências e crescimento profissional de vários setores da Engenharia Civil.

Para conquistar uma vaga de emprego, é essencial fazer cursos e especializações, além de demonstrar interesse de estudar e de se aprofundar na profissão. A corporação valoriza a diversidade de seus funcionários e, portanto, reconhece o conhecimento e a bagagem de cada um.

Quais são as principais áreas da Engenharia Civil?

O campo da Engenharia Civil é bem diverso, e isso dá ao estudante dessa graduação uma ampla gama de oportunidades, auxiliando os engenheiros recém-formados a não ficarem de fora do mercado de trabalho. Confira, a seguir, as principais áreas de atuação do profissional em alta!

Geotecnia

Com conhecimentos detalhados sobre a composição e a estrutura de vários tipos de terrenos, o profissional da área realiza cálculos para medir o comportamento do solo em consequência de obras de infraestrutura.

Por meio de uma análise aprofundada, é possível mensurar a segurança das escavações e das fundações de edifícios.

Construção civil

Nessa área, os engenheiros civis são responsáveis pela execução e pelo projeto das obras de construção e pela reforma de edifícios, prédios e casas para diferentes fins. Ainda cabe ao profissional o cumprimento das exigências legais para a execução de projetos e o controle da qualidade dos materiais.

Saneamento básico

Nessa área, os engenheiros buscam a maneira mais eficiente de implantar o escoamento de água pluvial, o sistema de esgoto, o abastecimento de água e o controle do lixo urbano.

Algumas das principais funções desempenhadas pelo profissional incluem o licenciamento de obras, o planejamento do uso de recursos hídricos e o controle do impacto ambiental. 

Segurança do trabalho

Caso queira seguir na área da Segurança do trabalho, será responsável por fiscalizar fábricas, obras e outros lugares para garantir o cumprimento das normas de segurança do trabalho. Além disso, é preciso elaborar planos de prevenção de acidentes e de diminuição da emissão de poluentes.

Agora é com você!

Agora que você já sabe o que faz um engenheiro civil, certamente será muito mais simples decidir se, de fato, você deseja seguir na profissão, não é mesmo? Antes de fazer a matrícula, lembre-se de levar em conta a infraestrutura e a qualidade do ensino oferecido pela faculdade escolhida, pois isso pode ser determinante para o seu aperfeiçoamento profissional!

Gostou do post e quer estudar em uma das melhores instituições de ensino do país? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 110

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados