O que faz um Desenvolvedor Full Stack? Aprenda 5 funções desse especialista!

Quanto ganha um desenvolvedor web

Está pensando em ingressar no mundo da Tecnologia da Informação, mas ainda não sabe o que faz um Desenvolvedor Full Stack? Fique tranquilo, estamos aqui para ajudar você!

Sabemos como é começar uma profissão e, para auxiliar no seu processo de profissionalização, desenvolvemos este texto trazendo à tona as 5 principais funções desse profissional.

O que faz um Desenvolvedor Full Stack?

O Desenvolvedor Full Stack é um profissional capacitado para compreender e executar todas as etapas do desenvolvimento de um projeto, desde o início com a criação dos servidores internos até a parte que envolve as interfaces de comunicação entre o sistema e o usuário final.

Ficou interessado no assunto? Leia mais sobre o que faz um profissional de TI!

Para compreendermos o que faz um Desenvolvedor Full Stack é necessário entender os conceito de Front-end e Back-end.

O que é Front-end?

Desenvolver o Front-end significa criar a parte da frente de um sistema. Isso significa toda a interface de um site, software ou aplicativo com o qual o usuário interage diretamente. As linguagens de programação mais populares voltadas para essa etapa do projeto são o React e o JavaScript.

O que é Back-end? 

O desenvolvimento do Back-end representa a criação de toda a parte que envolve o core da aplicação, ou seja, tudo o que o usuário não vê e diz respeito a programação da estrutura interna responsável pelo funcionamento do sistema. As tecnologia mais comumente empregadas para essa categoria de programação são Java, C#, PHP, Ruby e Python.

Saiba mais sobre o que faz um Desenvolvedor Back-End no blog!

Quais as 5 principais funções do Desenvolvedor Full Stack?

Você já sabe o que faz um Desenvolvedor Full Stack, então, confira abaixo as suas 5 principais funções!

1. Modela o banco de dados

Desenvolver e modelar um banco de dados é essencial em qualquer sistema. 

Essa etapa do desenvolvimento Full Stack é importante, pois é o banco de dados que salva todos os registros da aplicação, sendo que uma modelagem ruim pode acarretar problemas de desempenho furamente.

2. Programa o Back-end

A programação do Back-end é a primeira etapa de uma aplicação, envolvendo toda a estrutura interna do sistema. O desenvolvedor pode utilizar variadas tecnologias para esse fim, como PHP, Java e Python, anteriormente já citadas no texto.

3. Programa o Front-end

O Front-end é desenvolvido para que o usuário possa interagir com os sites e aplicativos criados pelo programador. Isso significa que essa parte envolve tudo o que uma pessoa consegue visualizar no sistema e interagir para determinado fim. 

Como citado antes neste texto, as principais linguagens de programação para esse fim são o HTML, CSS E JavaScript.

4. Desenvolve a interface mobile

A inserção de tecnologias como o JavaScript possibilitam o desenvolvimento de aplicativos Mobile, sendo que essa é uma responsabilidade do Full Stack, que agrega muito valor com seu conhecimento em programação.

5. Configura o servidor

Por fim, mas não menos importante, o Desenvolvedor Full Stack configura o servidor para que o sistema possa funcionar corretamente, sendo que a maioria das empresas exige que os programadores apresentem saibam realizar esse tipo de tarefa.

Você acabou de aprender o que faz um Desenvolvedor Full Stack e está pronto para começar a sua jornada na programação. Saiba mais sobre quanto ganha um desenvolvedor web acessando o blog!

Dê o primeiro passo para entrar no mercado de tecnologia!

Procurando por uma Faculdade de qualidade que vai te capacitar para o futuro. A Anhanguera é uma instituição de ensino renomada no Brasil, que oferece a você diversos diferenciais para ajudar na sua profissionalização. 

Somos a única faculdade que oferece apoio personalizado por meio de uma plataforma que utiliza inteligência artificial para identificar pontos do seu aprendizado que precisam ser melhorados!

Não perca tempo, inscreva-se no vestibular Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Assine nossa Newsletter e receba nossos artigos em primeira mão!

Email registered successfully
Oops! Invalid email, please check if the email is correct.
Oops! Invalid captcha, please check if the captcha is correct.