Sabe quando você está a um passo de fazer o curso de Arquitetura e Urbanismo, mas segura a decisão de se inscrever para o vestibular da área, pois ainda quer conhecer mais sobre o que faz um arquiteto e como é a rotina de trabalho? Pois é, você não é o único nessa situação.
Ter dúvidas sobre a carreira desejada e querer entender melhor como ela funciona no mercado de trabalho é importante e necessário para mostrar se você está no caminho certo. Portanto, fique tranquilo! Para ajudar a se aprofundar sobre as atribuições do arquiteto, reunimos as mais recorrentes atividades de acordo com cada cargo em arquitetura. Continue lendo e saiba mais!
Para quem gosta de um vídeo! Nós desbravamos as 6 principais funções de um Arquiteto!
- 1 Qual é a função do arquiteto
- 1.1 1. Estuda a viabilidade técnica e ambiental do ambiente
- 1.2 2. Supervisiona, coordena e organiza obras
- 1.3 3. Planeja a composição de ambientes internos de imóveis
- 1.4 4. Estrutura programas de gestão de segurança no trabalho
- 1.5 5. Faz vistorias com foco em perícias, auditorias e arbitragem de projetos
- 1.6 6. Promove treinamentos e pesquisas dentro do cenário universitário
- 2 Como aprender o que faz um arquiteto?
Qual é a função do arquiteto
Quer saber o que se faz em Arquitetura e Urbanismo? Pois saiba que essa profissão conta com sete campos de atuação, conforme resolução n.º 21/12 do Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU). São eles:
- planejamento de obras;
- execução de obras;
- gestão de obras;
- ensino e pesquisa de arquitetura e urbanismo;
- atividades especiais em arquitetura e urbanismo;
- meio ambiente e planejamento regional e urbano;
- engenharia de segurança do trabalho.
Em cada segmento, você tem um cargo específico, com funções diferentes e focos de trabalho exclusivos. Abaixo, vamos mostrar alguns deles para que você compreenda tudo sobre Arquitetura e Urbanismo. Fique atento!
1. Estuda a viabilidade técnica e ambiental do ambiente
O arquiteto especialista em planejamento urbano é o responsável direto por estudar a viabilidade de obras nas áreas disponíveis da cidade. Ele avalia, por exemplo, os riscos que podem ser provocados à natureza e levar a cidade a ter problemas com recursos naturais, degradação de reservas florestais, manutenção do clima etc.
Além disso, ele ainda considera a estrutura urbana dos municípios para evitar superlotamento em determinadas regiões, o que pode gerar desde desvalorização do local até acidentes graves por falta de infraestrutura disponível.
2. Supervisiona, coordena e organiza obras
Uma das principais atribuições do arquiteto é a execução de obras. Aqui o arquiteto cumpre uma série de protocolos de supervisão, coordenação e organização do cronograma de construção das estruturas e/ou instalações dos edifícios.
Tudo isso conforme as especificações previstas no planejamento e nos dados que embasam os afazeres de engenheiros e demais profissionais envolvidos. Lembrando que a atuação dele é importante não só no controle de qualidade do projeto, mas também no controle do orçamento disponível para os custos das etapas da obra.
3. Planeja a composição de ambientes internos de imóveis
Além de edifícios, muitos arquitetos que atuam com obras segmentam a carreira para planejarem ambientes internos de residências, hospitais, mercados, centros comerciais, empresas, lojas etc. Ou seja, qualquer local que precisa ser personalizado, acessível, funcional e otimizado.
Em paralelo a isso, há o apreço pela arte e a estética, que marcam presença no trabalho deles, na composição de cômodos com paleta de cores, mobiliário, estofados, objetos decorativos e estilos de décor.
4. Estrutura programas de gestão de segurança no trabalho
Uma função do arquiteto que não é muito conhecida é a estruturação de programas de gestão de segurança no trabalho. Afinal, independentemente do tamanho da obra, sempre há riscos envolvidos: há trabalhadores manuseando equipamentos de larga escala e materiais inflamáveis, mexendo em sistemas elétricos e hidráulicos, expondo-se a alturas consideráveis e por aí vai.
Portanto, o arquiteto especialista em segurança do trabalho, quando atua em uma obra, não assume atribuições nela, mas sim com a equipe envolvida no andamento do projeto. É um cargo, sem dúvidas, diferente, mas de suma importância.
5. Faz vistorias com foco em perícias, auditorias e arbitragem de projetos
Outra função do arquiteto são as vistorias com foco em perícias, auditorias e arbitragem de projetos. Quem atua aqui é o arquiteto e urbanista com carreira em atividades especiais que, geralmente, presta serviços terceirizados em obras e em reformas de pessoas físicas e jurídicas.
O trabalho dele é justamente conferir as etapas de planejamento, execução e gestão das construções, identificando possíveis problemas nelas, principalmente questões ligadas às despesas com mão de obra, equipamentos, materiais e licitações.
6. Promove treinamentos e pesquisas dentro do cenário universitário
Para concluir, há o arquiteto que segue o ramo do ensino e pesquisa e atua com o desenvolvimento de treinamentos profissionais e investigações científicas dentro de universidades. Na primeira atribuição, exerce o cargo de professor, lecionando tanto em graduações quanto em pós-graduações (por exemplo, para engenheiro civil e arquiteto).
Já na segunda, o foco do trabalho são estudos que contribuam para o desenvolvimento urbano, a preservação histórica de antigos monumentos, a atualização de leis sobre imóveis, a monitoração de eventos ambientais etc.
Como aprender o que faz um arquiteto?
A resposta é simples: por meio de uma graduação que o qualifica para lidar com o mercado de Arquitetura e Urbanismo desde o primeiro semestre. Deve abordar as resoluções e o regimento da categoria, bem como estimular habilidades técnicas em ateliês de desenvolvimento de projetos e capacitar para empreender no setor.
Aspectos que só a Anhanguera proporciona aos estudantes. E não acaba aí, viu? Durante o curso, mais especificamente no decorrer dos estágios supervisionados, você é apresentado a vários aspectos importantes da profissão, como quanto ganha um arquiteto, jornada de trabalho, locais de atuação e táticas de aperfeiçoamento de carreira.
Para completar, a Anhanguera ainda traz diferenciais na sua formação, como a metodologia participativa e interdisciplinar, que leva o aluno a se engajar mais com o aprendizado que tem e que passa por vários campos do saber.
Venha para a Anhanguera e estude para ser um arquiteto urbanista!
Ao longo do post, você conferiu o que faz um arquiteto, ficou a par dos campos de atuação da profissão segundo o CAU e descobriu, inclusive, quanto se ganha nessa categoria. Ou seja, informações essenciais para ajudar a avaliar a carreira na área e o quanto ela combina com o seu perfil. Portanto, faça bom uso delas!
E, ao bater o martelo sobre a graduação em Arquitetura e Urbanismo, já sabe: não perca tempo e garanta sua vaga no nosso processo seletivo para novos alunos!
O que você achou disso?
Clique nas estrelas
Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 32
Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.
Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!
Vamos melhorar este post!
Diga-nos, como podemos melhorar este post?