Pedagogia Tradicional: o que é e quais são suas características?

o que é pedagogia tradicional

Você sabe o que é Pedagogia Tradicional? Ela é muito conhecida por possibilitar o letramento e a alfabetização de jovens, crianças e adultos. Essa prática educacional defende que as escolas devem ter um método pedagógico definido para continuar o processo de aprendizagem.

O MEC (Ministério da Educação) prevê as regras que o professor deve seguir para atender às propostas de desenvolvimento da educação na instituição de ensino. Pensando nisso, preparamos alguns fatos sobre a Pedagogia Tradicional, suas características e qual a sua metodologia. Continue a leitura para saber mais! ?

O que é Pedagogia Tradicional e quais são as suas características?

A Pedagogia Tradicional é caracterizada por uma prática educativa direcionada à formação moral e intelectual dos alunos. Nesse sentido, as escolas são vistas como o ambiente oficial para a construção dos conhecimentos.

Sabe o que isso quer dizer? Que as salas de aula são o principal espaço para desenvolver o processo de ensino aprendizagem. Aqui, o professor realiza aulas expositivas e aborda conteúdos elaborados segundo as diretrizes educacionais propostas pelo MEC.

O estudante, então, precisa compreender o que está sendo explicado para avançar de ano letivo. É aí que entram os trabalhos e as provas que comprovam ou não as competências nas diversas disciplinas.

Apesar de já existirem algumas mudanças na metodologia educativa, a Pedagogia Tradicional ainda é importante para o desenvolvimento cognitivo de adolescentes e crianças.

Isso porque a metodologia proporciona a possibilidade da escola atender à sua função pedagógica e sociopolítica, oferecendo os recursos e as condições necessárias para que o aluno aproveite seus direitos sociais, humanos e civis.

Nesse modelo, os professores atuam como um guia, que tem o objetivo de transmitir os conhecimentos. No ensino tradicional, as avaliações e provas ocorrem de tempo em tempo, tendo a intenção de analisar o quanto de informação os alunos conseguiram memorizar.

De modo geral, se enquadram nesse tipo de Pedagogia escolas que preparam os estudantes para o vestibular desde o início do currículo escolar. O modelo tradicional apresenta alguns conceitos sobre a relação entre professor e aluno, os conteúdos ensinados, a escola, entre outros. Veja algumas características:

  • relação entre professor e aluno — existe uma hierarquia definida nessa relação, sendo os professores as autoridades que devem ensinar. Além disso, o silêncio, imposto pelo docente, precisa ser constante na sala de aula. O aluno deve obedecer às regras da escola e o professor, punido caso desobedeça;
  • conteúdos ensinados — são as disciplinas já consolidadas no meio científico, sem que exista contestação pelos alunos. Isso porque a Pedagogia Tradicional não leva em conta os conhecimentos prévios do estudante. Então, não há a possibilidade que ele conteste os assuntos ensinados;
  • função da escola — oferecer uma formação tanto intelectual quanto moral, preparando os alunos para o convívio em sociedade. Nesse caso, o interesse é a manutenção da sociedade. Além disso, as escolas têm como foco a cultura, pois os problemas sociais ficam a cargo da sociedade.

Qual é a metodologia da Pedagogia Tradicional?

Na metodologia da Pedagogia Tradicional, os professores são considerados figuras centrais e únicos detentores do conhecimento, repassados aos alunos por meio de aulas expositivas. Aos estudantes, reduzidos a expectadores das aulas, cabem apenas reproduzir e memorizar os saberes.

De modo geral, nesse modelo há a adoção de provas e testes padronizados e as diferenças individuais não são levadas em consideração. A metodologia também é marcada por um ensino que tem como base os conhecimentos determinados pela sociedade e organizados pela legislação, desconsiderando a realidade e a experiência do estudante.

o que é pedagogia tradicional

Nesse caso, as avaliações e a memorização formam o processo educativo, atuando como meios para medir os níveis e a qualidade dos saberes aprendidos na escola. Por ser um dos métodos mais usados em instituições privadas e públicas, a Pedagogia Tradicional impacta positivamente no processo de transformação da sociedade. ✌

Logo, ela permite a construção de uma comunidade de ensino e educação baseada no igualitarismo, na cultura e democracia.

O que se vê na faculdade sobre esse assunto?

Um dos grandes objetivos das escolas que usam a Pedagogia Tradicional é preparar o estudante para a convivência social, levando em conta os valores da sociedade.

A metodologia também é aplicada pelas instituições e regida pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), um documento que direciona o professor sobre os métodos pedagógicos e os conteúdos a serem utilizados em sala de aula.

Na faculdade de Pedagogia, os estudantes são capacitados para atuar no desenvolvimento de atividades educacionais e na coordenação de escolas.

Além disso, o currículo deve apresentar temas profissionalizantes para que você consiga dominar as principais ferramentas de gestão educativa e pedagógicas, com foco em matérias relacionadas às diferentes didáticas e metodologias.

O que é preciso para trabalhar na área?

Se você deseja aprofundar os conhecimentos em Pedagogia Tradicional e atuar na área, saiba que o primeiro passo para construir sua carreira consiste em fazer uma graduação no ramo. Essa é a formação obrigatória para exercer as funções em diversos campos do setor.

Com duração média de 4 anos, o curso de Pedagogia da Anhanguera oferece toda a base que você necessita para entender os mecanismos que envolvem os processos de aprendizagem. A formação também possibilita a realização de estágios, que são essenciais para adquirir conhecimentos práticos. ?

o que é pedagogia tradicional

Além disso, uma grande vantagem desse curso superior é que ele pode ser feito na modalidade de ensino EAD. Logo, é possível se formar adaptando o estudo à sua rotina, com custo-benefício de acordo com suas possibilidades.

Assim, é um formato de ensino inovador e dinâmico, em que as aulas, atividades e trabalhos ficam disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA). Nesse caso, também é possível interagir com professores e colegas, além de o aluno contar com o auxílio de tutores que tiram todas as suas dúvidas!

Agora é com você!

Agora que já sabe o que é Pedagogia Tradicional, saiba que essa metodologia é muito utilizada nas escolas. Por isso, é importante investir na formação superior para aprender tudo sobre ela. Então, venha para a Anhanguera e mude o rumo do seu futuro!

Gostou do post e quer estudar Pedagogia na Anhanguera? Então, inscreva-se em nosso vestibular online!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 20

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados