Como está o mundo do trabalho? Veja as atualizações mais recentes

como está o mundo do trabalho

De acordo com especialistas do setor de Economia, as expectativas de trabalho eram bastante positivas para o ano de 2020. Contudo, ninguém esperava a crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus

As medidas necessárias de distanciamento e isolamento social afetaram fortemente o mercado e, agora, o Brasil deve encerrar o ano com uma taxa média de desemprego de 17,4% — segundo projeção feita pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV).

Uma pesquisa do ManpowerGroup mostrava que 75% dos empresários brasileiros sinalizavam a intenção de manter seu quadro atual de profissionais no segundo trimestre. Mas, e agora? Quer saber mais sobre como anda o mundo do trabalho e o que esperar para o futuro? Confira a seguir!

Como está sendo a evolução do mercado?

Apesar do cenário de apreensão e incertezas de 2019, as boas previsões para o mercado de trabalho neste ano traziam esperança para quem desejava se recolocar ou mudar de carreira

O que vimos, no entanto, foi uma drástica alteração no quadro, uma vez que, com a pandemia, o desemprego já avançou para mais de 12%. Até mesmo a autorregularização das empresas foi afetada — dificultando a atualização precisa dos dados do governo.

De qualquer forma, respire fundo, pois não é preciso se desesperar! Por mais que o cenário não seja favorável no momento, para conseguir bons resultados e sair na frente da concorrência (que está mais acirrada) o mais indicado é buscar pela capacitação profissional.

Isso porque um ponto que contribui para a maior competitividade está, sobretudo, na maior qualificação exigida de mão de obra disponível. Então, a saída mais inteligente é se tornar uma pessoa habilitada para encontrar as melhores brechas e oportunidades do mercado. 

De acordo a nova realidade pós-coronavírus e com informações divulgadas pelo R7, as profissões mais promissoras em 2020 estão ligadas à tecnologia, uma vez que o avanço das mídias digitais em diversos segmentos demonstra ser cada vez mais importante estar capacitado para exercer determinadas funções e cargos.

Do mesmo modo, preparar-se para os desafios de uma carreira profissional também é essencial para alcançar uma posição de destaque na busca por uma vaga. Para isso, é preciso desenvolver algumas habilidades, como ter fluência em outros idiomas, adaptabilidade para trabalhar em equipe — e de forma remota — e, ainda, contar com a capacidade de se relacionar de maneira interpessoal.

Quais são as atualizações do mundo do trabalho?

De fato, o grande fluxo de informações recebidas pelas pessoas nos últimos anos tem colaborado para as transformações no mundo do trabalho. É bastante visível, por exemplo, que muitos profissionais buscam por cargos e funções que os satisfaçam

Nesse sentido, os gestores corporativos devem se adaptar e integrar ações necessárias para amenizar ou, até mesmo, evitar conflitos entre as diferentes gerações presentes no negócio. Entender o que diferencia cada uma, portanto, demonstra que a empresa acompanha o avanço das ferramentas tecnológicas, proporcionando mudanças positivas para o cotidiano dos colaboradores.

Os Millennials, conhecidos também como Geração Y, são pessoas com novos hábitos de consumo e mais seletivas em relação à escolha da carreira e dos estudos. O que torna tal público tão diferente é justamente a influência que o uso da internet e das novas tecnologias exercem sobre seus comportamentos.

Uma pesquisa da empresa PwC de contabilidade e consultoria concluiu que a geração dos Millennials busca o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, exigindo maior flexibilidade e autonomia para tomar as decisões no ambiente de trabalho. 

Assim, ficar por dentro dessas tendências e das novas necessidades é imprescindível para o sucesso do setor de recrutamento de qualquer negócio. Então, veja a seguir quais são as atualizações mais importantes do mundo do trabalho atualmente!

Surgimento de diferentes atividades econômicas

Com o surgimento cada vez mais efetivo de diferentes atividades econômicas, o mercado deve estar pronto para receber pessoas autônomas, que valorizam jornadas menos extensas e horários alternativos para trabalhar. A flexibilidade dos serviços remotos já é uma realidade no país, modificando o controle que as empresas têm sobre suas equipes.

Maiores oportunidades em meio à crise

Mesmo com a nova crise causada pela Covid-19, é possível enxergar muitas oportunidades de atuação para diferentes segmentos do mercado. Análises e pesquisas já apontam que a pandemia vai modificar a dinâmica do mercado de trabalho e acelerar a automação, por exemplo. 

De forma geral, as áreas que mais empregavam já eram as ligadas à saúde, educação e exportação. A expectativa, agora, é que as contratações em alta na pandemia continuem a acontecer — já que o comportamento da população dificilmente voltará ao que era antes. 

Com o crescimento que a indústria vinha apresentando, o Brasil precisaria treinar 10,5 milhões de trabalhadores para esse setor nos próximos 4 anos, segundo o Mapa do Trabalho Industrial do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). Assim, profissionais da Engenharia de Controle e Automação e de Logística eram alguns dos muito requisitados.

A boa notícia é que eles continuam nesse patamar, junto da área de varejo de alimentos, de tecnologia, da indústria farmacêutica e do setor financeiro e de contabilidade.

Perfil de profissional do futuro

Com as transformações e os novos perfis de consumidores, as empresas atualmente também demandam colaboradores com posturas e qualificações diferenciadas. Nesse sentido, não é apenas a formação acadêmica que é considerada no momento de uma entrevista de emprego, mas, sim, outros quesitos, como bom comportamento, valores, ética e autoconhecimento dos profissionais.

Novas habilidades requisitadas

Devido às exigências de uma gestão mais moderna e alinhada aos propósitos do negócio, exige-se cada vez mais que os funcionários estejam em constante aprendizado, realizando cursos, especializações, formações e capacitações em suas áreas de atuação. Por meio dessa busca por desenvolvimento de novas habilidades, é possível tanto aperfeiçoar as técnicas quanto aumentar a motivação e a produtividade no trabalho.

Revolução 4.0

A Revolução 4.0 trouxe consigo a tecnologia como principal forma de ação nos processos produtivos. Por meio de inovadoras ferramentas, portanto, é possível gerar análises detalhadas e elaborar mudanças de forma rápida e eficiente. O setor de RH, por exemplo, pode utilizar as mídias digitais para realizar uma pesquisa comportamental e otimizar os processos seletivos, agilizando a comunicação entre a empresa e os candidatos.

Como se preparar para entrar nesse universo?

No momento do seu ingresso no mundo do trabalho — principalmente após a nova configuração do mercado —, é fundamental identificar as suas qualidades, pontos de melhoria e limitações, para que seja possível desenvolver novas competências e entregar melhores resultados à organização. Ou seja, é preciso se aperfeiçoar por meio de conhecimentos, técnicas e ferramentas de formação profissional.

Aqui na Anhanguera, nosso maior compromisso é proporcionar apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica. O nosso sistema de ensino prepara os estudantes para o mercado de trabalho de uma maneira dinâmica e interativa, aprendendo na prática com casos reais da profissão escolhida. 

A faculdade é capaz de impactar positivamente a trajetória profissional, oferecendo oportunidades únicas para diversos segmentos de atuação. No entanto, pesquise bastante antes de se matricular em uma instituição de ensino superior e só efetive a sua matrícula quando tiver a certeza de que você terá acesso a uma educação de excelência!

De forma geral, preparar-se para o mundo do trabalho demanda bastante estudo e atualização, principalmente depois do novo coronavírus. Por isso, se o seu desejo é obter destaque e conquistar as melhores vagas disponíveis, mantenha o foco no seu futuro e comece, hoje mesmo, a elaborar um planejamento eficiente para a sua carreira.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite a visita e veja o que as melhores faculdades devem oferecer para os graduandos!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 12

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados