5 mudanças no mercado de trabalho que você precisa acompanhar

mudanças no mercado de trabalho

Já pensou como era o mercado de trabalho no tempo de seus avós? De lá para cá, muita coisa mudou. Pensamentos se tornaram menos rígidos, surgiram novas profissões enquanto outras caíram no esquecimento e assim por diante. Isso é natural, já que diferentes gerações têm necessidades e demandas distintas.

Mas nem precisa ir muito longe. Desde os inícios dos anos 2000, vimos o fortalecimento da internet e dos dispositivos móveis. Os padrões de consumo também se transformam a cada dia, revolucionando as atribuições profissionais nas empresas. Todas essas mudanças no mercado de trabalho seguiram o avanço das tecnologias.

Algumas delas são bem presentes na maioria das vagas de emprego hoje. Neste conteúdo, listamos aquelas nas quais você deve ficar de olho para se preparar e ganhar vantagem competitiva no mercado. Acompanhe!

Jornada flexível

Bater o ponto às 8h e novamente às 18h, com alguns sábados na carga horária, era uma realidade comum há algum tempo. Então, vieram as vagas em startups, falando de jornadas de trabalho flexíveis. Com isso, os profissionais têm uma janela em que podem escolher o momento de dar início à sua atuação e o de finalizar o expediente, desde que cumpra as horas estipuladas.

Há vagas ainda mais flexíveis, em que você pode trabalhar até de madrugada, também cumprindo a quantidade definida de horas. E tem ideia por que as empresas estão adotando essa prática? Na verdade, a resposta é bem simples.

Com uma agenda fixa de trabalho das 8h às 18h, por exemplo, as pessoas dificilmente têm tempo para compromissos que dependam do horário comercial. É o caso de consultas médicas, próprias ou de seus dependentes, e idas a agências bancárias. Nesse cenário, vez ou outra, precisavam pedir algumas horas de folga ou mesmo um atestado –– muitas vezes, quebrando o ritmo de seu trabalho.

A jornada flexível elimina esse problema, ou pelo menos o reduz. Assim, os profissionais podem compensar as horas gastas nesses compromissos e começar tarefas mais complexas em momentos de maior produtividade. Por falar nessa habilidade, ela é bastante reforçada quando todos da equipe se dedicam com maior ânimo às tarefas.

Organização do trabalho

Em muitas empresas, as atribuições de um cargo passam por transformações rápidas e constantes. Isso se deve justamente às mudanças das formas de consumo e de novas tecnologias. É uma forma de se adequar para oferecer o melhor ao público, de acordo com as demandas mais atuais.

Isso inclui a mudança de métricas para os profissionais também. Logo, ter resiliência e não se entregar às reclamações torna-se ainda mais essencial diante de cenários como esses. As transformações na organização do trabalho exigem maior inteligência emocional dos colaboradores, em busca da manutenção da produtividade e da motivação com sua atuação.

As lideranças, por outro lado, precisam igualmente se reinventar. Para reter talentos e extrair o melhor de cada colaborador, é necessário assumir uma postura ativa, comunicativa e empática. Esse trabalho de inspirar e motivar as equipes profissionais se mostra mais efetivo que a microgerência, por exemplo.

Aumento da comunicação e engajamento virtual

O teletrabalho não é algo novo, mas ganhou bastante força nos últimos tempos. Ele também tem muita relação com a produtividade, já que os profissionais ficam livres de algumas distrações e conseguem aproveitar melhor o tempo. Isso requer uma comunicação mais ativa pelos canais online –– do e-mail aos aplicativos de mensagem.

Uma comunicação eficiente é o que as empresas esperam de seus colaboradores. Assim, consegue-se maior alinhamento entre equipes, redução dos ruídos e mal-entendidos, convivência harmoniosa, entre tantos outros benefícios. O desafio é saber quando usar uma ferramenta ou outra –– uma ligação ou um e-mail, por exemplo.

Para se dar bem no trabalho, é preciso pensar nesse bom senso na comunicação. Muitos profissionais não gostam de ser interrompidos para uma ligação ou reunião que poderia se resolver com um simples e-mail. De toda forma, o diálogo é o melhor caminho, incluindo troca de feedbacks e formalizações de combinados.

Por outro lado, há também o engajamento virtual, que é a frequência com que se interage na internet, principalmente nas redes sociais. Não só a empresa deve ter essa prioridade para favorecer a experiência de seus clientes. O profissional presente no LinkedIn, por exemplo, tem mais chances de conseguir bons empregos e se tornar referência em sua área.

Implantação de tecnologias e apps na rotina de trabalho

As oportunidades profissionais já exigem domínio de algumas tecnologias. Dessa forma, o profissional não precisa de treinamento para aprender do zero –– uma simples troca com os colegas e superiores é suficiente para dar seguimento à sua atuação. Mas vale lembrar que as inovações surgem a todo momento.

É normal que as empresas implementem tecnologias para facilitar o trabalho dos profissionais ou proporcionar melhores soluções ao público, como vimos. As métricas no teletrabalho também podem ser monitoradas por meio de aplicativos de produtividade. São muitos os cenários para os quais o colaborador precisa se preparar.

Sabe onde você já pode se familiarizar com o uso desses aplicativos e ferramentas? Na faculdade. Ao optar por um curso EAD, por exemplo, é possível trabalhar diversas dessas mudanças no dia a dia de estudos. Um exemplo é a comunicação, que é reforçada para solucionar dúvidas, manter o networking com os colegas e assim por diante.

Isso sem falar que, para encarar novas transformações no mercado de trabalho com maior preparo, a formação em uma faculdade de excelência faz toda a diferença. Então, venha estudar com a gente aqui na Anhanguera! Veja só o que você encontra, além de cursos atualizados, infraestrutura completa e professores altamente qualificados:

  • parceria com o Canal Conecta, que aproxima você de vagas exclusivas de emprego e estágio;
  • aprendizado além da técnica profissional, com a Aula Destaque e as Trilhas de Carreira;
  • apoio personalizado e avaliação continuada para seu melhor desenvolvimento profissional;
  • formas de ingresso facilitadas, que dão direito até a bolsas de até 100%, caso sua nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) seja alta.

Agora é com você!

Estas foram apenas algumas das mudanças no mercado de trabalho. Tenha em mente que essas transformações são naturais e tendem a acontecer com frequência. Um profissional que acompanha as tendências de sua área e tem uma formação completa consegue se adaptar com maior facilidade. Por isso, cuide da escolha da graduação!

Você já sabe que a Anhanguera oferece diferenciais importantes para o sucesso da sua carreira, não é? Para não restarem dúvidas, baixe o e-book com alguns fatores para analisar e acertar na escolha da faculdade!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 9

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados