Como é o mercado de trabalho na região Norte do Brasil?

Mulher no computador em um escritório

O mercado de trabalho na região Norte do Brasil acompanha as mudanças resultantes da inserção cada vez mais constante de novas tecnologias em praticamente todos os setores. Se você está planejando uma carreira de sucesso, precisa conhecer os diferenciais da região para não perder boas oportunidades.

Uma das fortes influências na colocação profissional é a busca por uma faculdade de qualidade. Nesse contexto, algumas profissões em alta dependem muito dessa qualificação.

Quer saber mais sobre o assunto? Continue a leitura e fique por dentro!

Quais são as principais atualizações sobre o mercado de trabalho na região Norte?

Com cerca de 18 milhões de habitantes, a região Norte tem o maior território e uma das menores populações do Brasil, graças à grande área florestal que a cerca. A Floresta Amazônica, por exemplo, se destaca, sendo o desgaste dessa área natural uma preocupação que também influencia o mercado de trabalho nos estados nortistas. 

A economia da região Norte gira em torno de várias atividades, as principais delas são: agricultura, pecuária, indústria, comércio, turismo e extrativismo. Neste último, é importante entendermos que muitas pessoas dependem dessas atividades, como a pesca e a extração de minerais e vegetais provenientes da região (guaraná, castanha etc.). 

Nesses ramos, além da técnica e da especialização, há uma demanda para funções voltadas para a tecnologia e a gestão que, principalmente em momentos de crise, são necessárias para a manutenção e a organização desde o pequeno comércio até as indústrias multinacionais. 

Quais são as profissões de maior destaque na região Norte?

Com a expansão tecnológica, as faculdades também aumentaram sua gama de cursos, oferecendo graduações de qualidade por um preço justo em várias regiões. Na Anhanguera, você encontra cursos direcionados para a demanda do Norte e de todo o Brasil, ou seja, o estudante se forma pronto para todas as realidades de mercado. 

Vejamos alguns cursos que preparam você para as profissões em alta na região Norte:

Ao buscar pelas oportunidades nas melhores cidades do Norte do Brasil, o mercado de trabalho no Amapá, por exemplo, tem outras áreas em crescimento, como a da saúde. De acordo com o CAGED 2019, houve um crescimento de 12,9% nos serviços médicos, odontológicos e veterinários. 

Na Anhanguera você também encontra a graduação perfeita para atender essa demanda do mercado. São elas:

Como se destacar no mercado de trabalho na região Norte?

As taxas de desemprego na região Norte podem oscilar durante o ano, crescendo certas profissões ao mesmo tempo em que diminuem em outras. Com isso, uma das questões mais importantes na hora de escolher uma faculdade, além de analisar o mercado de trabalho da região, é decidir por aquilo que você realmente gosta de fazer. 

Outra maneira de se destacar é entender como funciona esse mercado e avaliar bem as tendências, já que a média para se formar em um curso superior é de 4 anos. Assim, você deve analisar as previsões para a profissão escolhida depois desse período.

Para não perder tempo e já começar a criar um vínculo com a rotina profissional, aqui na Anhanguera temos uma parceria com o Canal Conecta, que é uma plataforma de empregabilidade exclusiva para nossos alunos. Isso facilita bastante o momento de buscar vagas de emprego na região Norte.

Faça a sua escolha!

Depois de analisar o curso superior mais adequado para a sua realidade, a decisão por qual faculdade fazer depende em grande parte das oportunidades e de como está a empregabilidade no seu Estado, não é mesmo? Na Anhanguera, você conta com várias vantagens para começar logo sua graduação, como formas de ingresso facilitadas e preços justos.

O mercado de trabalho na região Norte do Brasil vem crescendo na mesma medida em que aumenta a procura por profissionais qualificados e especializados. Por isso, procure alinhar perfil pessoal e demanda profissional!

Agora que você já sabe um pouco mais do mercado da região Norte, veja alguns passos para escolher a melhor faculdade de Macapá!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados