Conheça algumas das melhores Faculdades de Farmácia da atualidade!

melhores Faculdades de Farmácia

Quer fazer curso superior e ter diploma de uma das melhores faculdades de Farmácia do Brasil? Vamos ajudar com essa importante missão!

Fizemos uma consulta a um ranking* que pontua onde você encontra o melhor curso de Farmácia em cada região do Brasil.

A partir do resultado, fizemos a nossa própria lista, indicando quais as faculdades podem superar as suas expectativas. Confira!

Ranking das melhores faculdades de Farmácia

Para se tornar um estudante de uma das melhores faculdades de Farmácia, o primeiro passo é saber quais são elas.

Quando descobre onde estão os melhores cursos, potencializa as chances de construir uma carreira em Farmácia bastante promissora. Vamos lá!

  • Universidade de São Paulo (USP);
  • Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG);
  • Universidade Estadual de Campinas (Unicamp);
  • Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp);
  • Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS);
  • Faculdade Anhanguera.

Conheça as melhores faculdades de Farmácia!

No ranking das faculdades de Farmácia tem faculdade pública e particular. Chegou a hora de você saber um pouco mais sobre cada uma delas, além das vantagens e desvantagens de optar pelo ensino público ou privado.

Universidade de São Paulo (USP)

Aposto que você já ouviu falar da USP. Quem nunca, não é mesmo? A Universidade de São Paulo, mantida pelo governo do estado, é uma das mais cobiçadas do Brasil devido à sua história e relevância na comunidade acadêmica e científica.

Para ingressar, é necessário realizar o vestibular organizado pela Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) ou tentar uma vaga pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

O curso é oferecido nas faculdades de Ciências Farmacêuticas de São Paulo, capital, e Ribeirão Preto, no interior do estado.

Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

A Faculdade de Farmácia da UFMG oferece o curso de Farmácia em dois períodos, pela manhã e à noite, e tem a duração de 12 semestres — ou seja, 6 anos. Por isso, é considerado um dos cursos mais longos da área da saúde.

O processo seletivo ocorre por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), programa do Governo Federal que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) para aprovar as pessoas candidatas.

Universidade Estadual de Campinas (Unicamp)

A faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp foi inaugurada em 2004 e, desde então, colabora com as atividades do Centro de Controle de Intoxicações (CCI), as farmácias do Hospital das Clínicas, do Hospital Estadual de Sumaré e do Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM).

Tais parcerias dão aos alunos a oportunidade de escolher onde fazer os estágios, conquistando formação complementar de acordo com seus objetivos futuros.

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp)

A Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) está localizada no campus de Araraquara, interior do estado de São Paulo.

Fundado em fevereiro de 1923, é considerado um dos cursos mais antigos da Unesp. Sua grade curricular exige no mínimo 5 anos de estudo para que seja completada.

Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Fugindo à regra das melhores faculdades de Farmácia estarem situadas no estado de São Paulo, temos o curso da UFRGS como um dos destaques.

A Faculdade de Farmácia é centenária, fundada em 1895. A grade curricular deve ser cumprida em 11 semestres — 5 anos em meio — estudados de manhã e à tarde.

São disponibilizadas 110 vagas por ano, e o curso é ministrado na capital Porto Alegre, no chamado Campus Saúde.

As primeiras cinco posições do ranking das faculdades de Farmácia são ocupadas por faculdades públicas, mas isso não significa que a rede privada não seja capaz de garantir boas ofertas.

Inclusive, muitas vezes, é melhor optar por uma faculdade de Farmácia privada devido às desvantagens das instituições públicas.

Geralmente, os cursos da saúde na esfera pública têm concorrência bastante expressiva.

São tantas pessoas disputando as vagas limitadas que é comum ter que realizar vários processos seletivos até conseguir a tão sonhada aprovação.

Isso consome tempo e dinheiro, fazendo com que o diploma fique ainda mais distante — considerando que algumas faculdades têm 12 semestres de duração.

Diante de tantos detalhes, a faculdade particular acaba se tornando o caminho mais viável para receber o título de farmacêutico. 

E uma das melhores faculdades de Farmácia está pertinho de você, na Anhanguera!

Anhanguera: entre as melhores faculdades particulares de Farmácia!

Em primeiro lugar, gostaríamos de parabenizar você pela escolha de cursar Farmácia! É um ótimo curso, com amplas possibilidades de atuação. Por exemplo, você pode se especializar em Farmácia Veterinária.

Seja qual for o caminho escolhido, o salário de Farmácia vai recompensar o esforço, especialmente se investir em formação continuada. O diploma da Anhanguera dá as condições de que você precisa para atingir a esse objetivo.

Estamos falando de um curso ministrado em mais de 300 polos, reconhecido pelo MEC (Ministério da Educação), com infraestrutura completa de laboratórios, corpo docente qualificadíssimo e uma preocupação genuína no melhor posicionamento para o mercado por meio do Canal Conecta.

O Canal Conecta é uma plataforma responsável por conectar você a grandes empresas, com vagas de emprego e estágio exclusivas para os alunos Anhanguera.

Se mesmo com tantas boas notícias o financeiro é uma preocupação, estamos aqui para propor tranquilidade. Veja as bolsas e os descontos oferecidos:

  • Amigo Vale-Prêmio;
  • bolsa incentivo;
  • bolsa primeiro semestre;
  • bolsa servidores públicos e militares;
  • bolsa transferência;
  • convênio empresa;
  • desconto pontualidade.

Além disso, assim como as faculdades públicas, você também pode conquistar sua vaga pelo Enem.

A diferença é que você só precisa utilizar a nota, sem concorrer com outros candidatos pelo SISU, e a modalidade garante descontos especiais na mensalidade.

Você também pode estudar em uma das melhores faculdades de Farmácia!

Não desista dos seus sonhos por medo da concorrência ou do valor das mensalidades. Seja aluno de uma das melhores faculdades de Farmácia, escolha entre as formas de ingresso que listamos acima e conquiste um desconto que vai aproximar você do seu diploma.

Todas as informações de que você precisa estão no site da Anhanguera. Faça sua inscrição online!

Referências:

*Ranking Universitário Folha

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados