Medicina Veterinária: conheça as principais especializações

medicina veterinária especialização

Depois de conquistar o tão sonhado diploma em Medicina Veterinária, os graduandos costumam dar continuidade aos estudos, aprimorando ainda mais seus conhecimentos. Consequentemente, aumentam a gama de oportunidades no mercado de trabalho ao fazer uma especialização em Medicina Veterinária.

Não à toa, é crescente o número de veterinários que atuam em setores específicos, indo desde os atendimentos dermatológicos às cirurgias em animais selvagens. Nesse entremeio, os salários também são atrativos e, ao mesmo tempo, bem variados.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=8427d8d2-782b-4b62-83f3-11bffa89a811]

Para quem pretende fazer um curso no qual o cuidado com a saúde dos animais é prioridade, a graduação em Medicina Veterinária é o primeiro passo a ser dado. Isso também é válido se você quiser fazer inspeção em locais em que se preparam alimentos de origem animal, por exemplo.

Enfim, são muitas as áreas de atuação do médico veterinário, e elencar as principais delas é o objetivo deste post. Continue a leitura e conheça algumas especializações da profissão!

Oncologia Veterinária

Assim como os humanos, os animais também estão sujeitos a ter câncer. Muitos dos bichinhos, principalmente os domésticos, apresentam a doença depois de uma certa idade, quando estão idosos. Porém, existem casos que podem ser identificados e tratados ainda nos primeiros anos, aumentando a expectativa de vida.

A prevenção, assim como o diagnóstico e o tratamento precoce do câncer em cães e gatos, é essencial para que os pets tenham a qualidade de vida desejada por seus tutores. Ninguém quer ver o animalzinho sofrendo, não é mesmo? Para isso, o veterinário oncologista é especializado em atender e avaliar esses casos, indicando as melhores intervenções para cada paciente.

Dermatologia Veterinária

Se você está se perguntando se existe algum especialista em analisar e avaliar manchas na pele dos animais, a resposta é sim! Os veterinários dermatologistas se especializam não apenas nesse tipo de tratamento, cuidando também de possíveis problemas de pele, como fungos, bactérias, alergias e até mesmo otite.

Uma das doenças mais comuns, principalmente nos cães, são as dermatites e as sarnas. Se durante a graduação em Veterinária, você se sentir atraído pela área e perceber que ela tem a ver com o seu perfil profissional, com certeza terá pela frente um bom número de clientes.

Odontologia Equina

Outra área bem explorada no curso de Medicina Veterinária está focada nos cuidados com animais de grande porte. Você já reparou que quase sempre que passa por um cavalo ele está se alimentando? Isso mesmo, esses animais mastigam por boa parte do dia, e a digestão eficaz depende muito da forma como os alimentos são triturados, para que sejam aproveitados de maneira positiva pelo organismo.

O veterinário especializado em Odontologia Equina vai identificar alterações e tratá-las para garantir o bem-estar dos equinos. Com a inspeção de rotina, é possível evitar, por exemplo, aumento de infecções, problemas de desgaste dos dentes, fraturas e outras questões resultantes do movimento da mastigação constante.

Cirurgia Abdominal Equina

Ainda na atenção aos equinos, existem duas outras áreas fortes no mercado de Medicina Veterinária, e uma delas é a cirurgia abdominal. Ao fazer uma especialização na área, o médico veterinário, depois de passar pela formação de qualidade aqui da Anhanguera, acrescentará às habilidades adquiridas um potencial gigantesco.

Ortopedia de Equinos

A outra área com boa demanda na veterinária especializada em equinos é a ortopedia. Essa pode ser uma oportunidade para trabalhar em grandes fazendas, nos cuidados, por exemplo, com animais de exposição, assim como para manter o bem-estar deles.

Medicina Veterinária do Coletivo

Esta área agrega três setores: a saúde pública, os cuidados em abrigos e a Medicina Veterinária legal. Assim, as oportunidades profissionais tangem os cuidados para evitar o aumento de abandonos, bem como o acompanhamento e o controle de animais nas ruas e abrigos. Outra possibilidade são as demandas para a readaptação de animais ao meio, em casos de maus-tratos, por exemplo.

Aqui na Anhanguera, nós oferecemos suporte para, depois de formado, você buscar a especialização que tenha mais a ver com a sua vocação profissional. Para quem quer colaborar com a sociedade, trabalhando em uma área que abrange a saúde humana e animal, a Medicina Veterinária do Coletivo é uma oportunidade e tanto.

Inspeção Veterinária

A atuação do veterinário na inspeção, geralmente, ocorre no setor de alimentos de origem animal. Assim, eles garantem que os produtos cheguem aos consumidores com a qualidade desejada e também avaliam os processos da cadeia de produção.

Acupuntura Veterinária

Sim, os animais também sofrem de males como o estresse e a depressão. E uma das opções de tratamento ou prevenção de doenças em pets é a acupuntura. O método terapêutico é o mesmo realizado em humanos, e os efeitos costumam ser muito positivos, como:

  • alívio de dores;
  • relaxamento;
  • recuperação motora;
  • melhora da imunidade etc.

O profissional do futuro precisa entender o quão importante os animais são para seus tutores. Por isso, as especializações precisam ser feitas em instituições confiáveis, da mesma maneira como nos preocupamos ao buscar a melhor faculdade para fazer a graduação.

Radiologia Veterinária

Uma das tendências na Medicina Veterinária é a abertura de clínicas de radiologia veterinária. Ao conhecer o local onde o animalzinho vai fazer o exame de raios X, o ultrassom, ou outro exame radiológico, o tutor quer ter a certeza de que vai encontrar profissionais preparados para esse tipo de tratamento, não é mesmo?

Além do mais, na clínica especializada para tais ações, é possível oferecer os serviços com preços mais acessíveis aos tutores, já que a demanda tende a ser maior. Tudo isso graças à confiança que esse tipo de espaço passa aos tutores.

Veterinária Esportiva

Existem animais que participam de competições, e cuidar da saúde deles também é uma tarefa complexa. Isso exige mais do que apenas um médico veterinário, já que são formadas equipes de Veterinária Esportiva que podem ser coordenadas pelo especialista da área.

Clínica Veterinária para Animais Selvagens

Os animais selvagens também merecem a atenção dos médicos veterinários, principalmente em áreas onde as cidades têm crescido muito, e os animais acabam aparecendo nas estradas e até mesmo nos bairros próximos às áreas florestais.

Nesse contexto, é comum vermos acidentes em que os bichos precisam de cuidados especiais antes de serem devolvidos para a mata. Há também vagas em zoológicos e em instituições que acompanham esses animais, monitorando e preservando as espécies.

Quer ficar por dentro de uma dessas vagas? Assim que você começa o curso de Medicina Veterinária aqui na Anhanguera, o acesso ao Canal Conecta é liberado. Nessa plataforma de empregabilidade, você encontra vagas exclusivas para nossos estudantes.

Conheça a Anhanguera!

Agora que você conhece as especializações em Medicina Veterinária, é preciso reforçar que o primeiro passo para chegar ao sucesso em uma dessas áreas é fazer uma graduação de qualidade. A especialização é uma escolha pessoal e profissional. Porém, antes dela, é essencial fazer uma boa faculdade.

Ao fazer a Medicina Veterinária aqui da Anhanguera, você se aproxima ainda mais de um futuro promissor. Afinal, já sai preparado para o mercado de trabalho, podendo optar por uma especialização em Veterinária ou atuar direto em clínicas e hospitais.

O que você ainda está esperando? Faça a sua inscrição e venha realizar seu sonho de ser médico veterinário!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados