Conheça 7 matérias de Engenharia Elétrica

matérias engenharia elétrica

Se você está no momento de escolher o curso de graduação e já pensou em Engenharia Elétrica, conheça mais detalhes sobre as suas principais matérias. Quanto mais informações sobre o curso, mais você estará certo de que está tomando a decisão correta.

Ao longo da grade curricular, os alunos de Engenharia Elétrica estudam bastante conceitos da Matemática e da Física. Além disso, temas relacionados ao desenvolvimento tecnológico estão muito presentes nas discussões sobre o futuro do engenheiro elétrico.

Então, se você tem familiaridade com a área de Exatas e gosta de tecnologia, já tem o perfil necessário para estudar no curso. Neste post, vamos explicar quais são as principais matérias da grade curricular de Engenharia Elétrica e o que se estuda nessa graduação. Confira!

Química e Ciência dos Materiais

O estudo aprofundado dos materiais é realizado em vários campos tradicionais da Engenharia, como Engenharia Elétrica e Engenharia Civil.

Na grade curricular, a matéria de Química e Ciências dos Materiais é a responsável por introduzir os alunos na investigação dos parâmetros que determinam as propriedades de um material durante sua vida útil. 

Os dispositivos elétricos requerem materiais específicos para sua fabricação, e o engenheiro precisa conhecer bem a estrutura interna e as propriedades de cada material para escolher os mais adequados de acordo com as aplicações e desenvolvimento dos métodos de processamento.

Ao longo da matéria de Química e Ciência dos Materiais, os engenheiros em formação conhecem as fases de extração, fabricação, utilização e reciclagem de vários tipos de materiais com aplicação em sistemas eletrônicos.

Circuitos Elétricos

O objetivo da Engenharia Elétrica é produzir e executar sistemas que atendam às necessidades das pessoas, o que exige um trabalho direto com os circuitos elétricos, como geradores, resistores, indutores e receptores. Por isso, Circuitos Elétricos é de grande importância na grade curricular para sua formação profissional.

Ao longo da matéria, os alunos se aprofundam em noções básicas como corrente elétrica, tensão e resistência elétrica, além de aprenderem técnicas de análises de circuitos. Os conceitos de circuitos elétricos vistos em Física durante o ensino médio servem de base para entender os desafios mais complexos da Engenharia Elétrica.

Engenharia, Ciência e Tecnologia

Ciência e Tecnologia são assuntos indissociáveis a todos os tipos de Engenharia. Nesta matéria, os alunos são introduzidos a mecanismos que podem auxiliar no aprendizado de técnicas, ferramentas e assuntos da sua futura área de atuação, como o desenvolvimento sustentável e a Indústria 4.0.

Automação de Processos Industriais

A automação de processos é uma das áreas mais promissoras do mercado de trabalho para engenheiros elétricos. Os alunos em formação estudam a fundo essa área na matéria de Automação de Processos Industriais. Seu principal objetivo é introduzir os alunos nos estudos sobre equipamentos voltados para a produção em escala industrial.

Então, você vai estudar assuntos como as teorias de controle avançado e o controle de processos industriais, a robótica e a automação de manufatura e modelos matemáticos aplicados a finanças.

Cálculo Diferencial e Integral

A matéria de Cálculo Diferencial e Integral, que pode abranger vários outros cursos mais ligados a Exatas, tem como objetivo introduzir e familiarizar os alunos de Engenharia Elétrica aos conceitos matemáticos do cálculo. O calouro encontra essa matéria logo nos primeiros semestres do curso.

Em um primeiro momento, os professores trabalham com os alunos noções simples de variáveis e os diferentes tipos de funções matemáticas. Após recordar esses conceitos vistos no ensino médio, o aluno passa a estudar e aplicar noções mais complexas de cálculo como limite, velocidade, derivada e integral.

Outras noções bastante vistas ao longo da disciplina: regras de integração, regras de derivação, funções exponenciais e logarítmicas.

Instalações Elétricas

Um projeto de instalações elétricas deve envolver uma série de detalhes da instalação, como o trajeto dos condutores, a divisão em circuitos, a localização dos pontos de uso da energia elétrica, a seção dos condutores, os comandos e os dispositivos de manobra. É dessa forma que a energia elétrica pode ser utilizada em prédios, casas e indústrias.

Os detalhes que envolvem um projeto como esse estão presentes em toda a grade do curso de Engenharia Elétrica e, especialmente, na matéria de Instalações Elétricas, em que os alunos aprendem os componentes da infraestrutura de instalação elétrica, toda a parte de cabeamento, controle da eletricidade, medição e proteção.

Assim, os futuros engenheiros podem diferenciar os tipos de instalação elétrica e usar os equipamentos ideais para cada um. Em instalações feitas em prédios e em residências, por exemplo, o sistema de controle é composto por interruptores para as lâmpadas. Já na indústria, cada fase de produção pode usar um sistema de controle diferente.

Eletromagnetismo

O eletromagnetismo é um assunto que está direta e indiretamente na grade curricular de Engenharia Elétrica, porque, além da matéria de Eletromagnetismo, os conceitos vistos nela são a base para praticamente todas as outras matérias.

A importância do assunto acontece, principalmente, porque a aplicação do eletromagnetismo na sociedade é bastante ampla. Na comunicação, por exemplo, os celulares se comunicam a partir de ondas eletromagnéticas — conhecendo mais sobre a aplicação dos assuntos, você poderá descobrir sua área de atuação ideal.

De maneira geral, o objetivo da matéria de Eletromagnetismo é estudar os fenômenos eletromagnéticos e suas aplicações na Engenharia Elétrica. Para muitos, essa é uma das mais difíceis da graduação por oferecer mais aulas teóricas do que práticas.

Vale frisar que o sucesso de um curso de Engenharia Elétrica depende do suporte oferecido pela instituição de ensino.

É por isso que, na Anhanguera, os alunos contam com um apoio personalizado para cada fase da formação acadêmica, além de ajuda para entrar no mercado de trabalho, com acesso exclusivo ao Canal Conecta, as bolsas de até 100% e um corpo docente formado por professores especialistas.

Agora é com você!

Até aqui, você viu o que os alunos estudam nas principais matérias de Engenharia Elétrica e, com essas informações, já pode avaliar se esse é o curso ideal para o seu futuro. Se você já tomou sua decisão, resta agora buscar uma instituição de ensino com todos os diferenciais da Anhanguera para ingressar com o pé direito no mercado de trabalho.

Chegou a hora de saber como escolher a melhor faculdade! Confira nosso e-book completo com 6 fatores para você analisar e fazer a escolha certa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 24

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados