Matérias de Odontologia: o que vou ver no curso?

matérias de odontologia

Está na fase de escolher o curso superior e já pensou em Odontologia? Se você veio procurar mais informações sobre essa opção, está no lugar certo. Vamos explicar quais são as principais matérias de Odontologia que estão na grade curricular, além dos equipamentos usados ao longo da graduação e as especializações da área.

Conheça todos os detalhes da formação em Odontologia para já se familiarizar com a sua futura vida acadêmica. Quanto antes você souber o que vai enfrentar pela frente, mais estará preparado para os desafios do curso, concorda?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=0055e4f0-01a4-440b-a0c6-9fde3c04b404]

Então, não perca tempo! Acompanhe a leitura e tire todas as suas dúvidas sobre as matérias de Odontologia.

Confira as matérias da grade curricular de Odontologia

Aqui na Anhanguera, a grade curricular do curso de Odontologia contempla não apenas as áreas de Ciências Odontológicas, Ciências Biológicas e da Saúde, mas também as áreas de Ciências Humanas e Sociais. Além disso, 20% da grade é voltada para a realização de estágio obrigatório, o que garante uma formação integral dos profissionais.

As disciplinas podem parecer até difíceis e muito específicas para você agora, mas pode ficar tranquilo! Todas as avaliações feitas durante o curso são antecedidas de aulas práticas e teóricas, sem falar de todo o suporte dos professores e dos materiais de estudo.

Na Anhanguera, tudo é pensado para você aproveitar os conhecimentos de cada disciplina e conseguir usá-los na prática, desde os primeiros estágios até o dia a dia de trabalho, ok?

Aqui embaixo vamos explicar como funcionam as principais matérias da grade curricular de Odontologia. Dê uma olhada para saber o que espera por você!

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Digestório, Endócrino e Renal

O aluno conhece a organização geral das estruturas do sistema urinário (rins, ureter, bexiga urinária e uretra), além de compreender os processos fisiológicos de filtração, reabsorção, secreção tubulares e excreção renal. Também são temas da disciplina: demais funções renais e endócrinas, doenças do sistema renal-urinário e medicamentos para o sistema urinário.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Tegumentar; Locomotor e Reprodutor

A disciplina tem o objetivo de fazer o aluno conhecer e compreender a morfofisiologia da pele, sua origem e organização macro e microscópica. A histologia da epiderme, derme, hipoderme e anexos da pele e as estruturas que compõem o sistema esquelético também são assuntos envolvidos aqui.

Odontologia Morfofuncional do Ecossistema Bucal

O objetivo da disciplina é permitir que o aluno reconheça os meios de cultura utilizados em Microbiologia, entenda como manipular alças e swabs para cultivo de microrganismos, identifique diferenças em relação à morfologia e às características de colônias de microrganismos.

Psicologia Aplicada à Saúde

O aluno é introduzido no vasto campo de estudo da Psicologia Aplicada à Saúde. Essa é uma área recente que visa compreender e atuar sobre a relação entre comportamento, saúde e doenças.

Cirurgia e Traumatologia

Os estudantes conhecem os tipos de lesões, anomalias e traumatismos que atingem a boca e todo o sistema de mastigação.

Anatomia Humana

Matéria fundamental em todos os cursos da área de Saúde. No curso de Odontologia, os estudantes se aprofundam no estudo anatômico da cabeça, do pescoço e de suas estruturas: dentes, articulações, ossos, vasos sanguíneos, entre outras.

Ciências Morfofuncionais dos Sistemas Imune e Hematológico

Nesta matéria, o aluno compreende mecanismos das adaptações celulares, identifica agentes etiológicos de lesões celulares, compreende adaptações celulares como atrofia e hipertrofia. Patogenia e morfologia das lesões, morte celular e necrose tecidual também são temas da disciplina.

No geral, o objetivo é fazer o aluno aplicar o conhecimento adquirido em situações similares à realidade do profissional de saúde.

Além disso, as matérias de Estágio Obrigatório ocupam boa parte do tempo de formação do profissional de Odontologia. Nos primeiros estágios, os estudantes aprendem a documentar os pacientes e analisá-los como um todo. Os procedimentos são mais simples e vão ganhando complexidade ao longo do curso.

Para concluir a graduação e receber o diploma de nível superior, o estudante precisa entregar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Não se esqueça: o Canal Conecta, exclusivo dos nossos alunos, é um grande aliado dos estudantes na busca por um estágio compatível com o seu perfil.

Veja os equipamentos mais usados em Odontologia

Você viu que as atividades práticas ocupam boa parte da grade curricular de Odontologia, certo? Isso significa que os futuros dentistas começam a testar os conhecimentos adquiridos na sala de aula desde muito cedo.

No geral, existem os equipamentos indispensáveis desde os primeiros períodos da graduação. Quer saber quais são? Dê uma olhada aqui embaixo!

  • jaleco, óculos e luvas;
  • máscaras descartáveis;
  • cureta e explorador;
  • espelho clínico;
  • sugador.

Você vai precisar dos principais materiais de Odontologia se quiser garantir uma excelente preparação durante a faculdade. É importante conhecê-los com antecedência para avaliar as despesas extras do curso, além das mensalidades da faculdade de Odonto.

Conheça as especializações em Odontologia

Existem diversas especializações que permitem ao recém-formado em Odontologia se aprofundar nos estudos e conquistar um diploma de pós-graduação.

É um dos caminhos para ser mais valorizado no mercado de Odontologia. Então, vamos conferir as principais especializações da área:

  • Ortodontia: o ortodontista é especialista em acompanhar o desenvolvimento da arcada dentária e propor tratamentos para pacientes que precisam mudar a mordedura ou a posição dos dentes com aparelhos móveis ou fixos;
  • Periodontia: o periodontista cuida da prevenção e do tratamento de doenças periodontais, caracterizadas pela inflamação e destruição dos tecidos de proteção e suporte dos dentes;
  • Implantodontia: especialização focada na implantação de próteses fixas ou removíveis, unitárias, parciais ou totais.

Pronto para começar seu curso de Odontologia?

E aí, já decidiu se essa é a opção que você vai seguir na faculdade? Odontologia é um curso muito concorrido e requer dedicação dos estudantes que desejam ingressar na área. Por isso, procure saber tudo sobre Odontologia para tomar uma decisão bem embasada e se planejar para os desafios do curso. Você já viu sobre as matérias oferecidas e como será sua vida daqui para a frente, né?

Então não perca mais tempo e dê o próximo passo na sua formação profissional. Inscreva-se agora no vestibular da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados