Material para faculdade de Farmácia: o que é necessário?

Os farmacêuticos são profissionais muito importantes para a sociedade. Não por acaso, essa é uma profissão que chama a atenção de vários estudantes, principalmente daqueles que descobrem a vocação para desenvolver novos medicamentos e cosméticos.

Logo, caso queira seguir carreira nessa área, saiba que deverá conhecer todo o material para faculdade de Farmácia. Isso aí! Desde o início da graduação, será necessário utilizar diversos acessórios e aprender a lidar com equipamentos que fazem parte da rotina desses profissionais.

E aí, ficou curioso e quer saber quais são os principais materiais utilizados nas aulas de Farmácia? Então, continue a leitura! ?

Quais materiais são utilizados durante o curso de Farmácia?

Saber qual material para faculdade de Farmácia deve ser usado é uma curiosidade que passa pela cabeça dos alunos, principalmente daqueles que estão iniciando a graduação. Veja, abaixo, quais são os principais!

Tabela periódica

A tabela periódica é um item fundamental na formação dos farmacêuticos. Isso porque você deverá consultá-lo a todo o momento durante as aulas, principalmente nosconteúdos de Química.

É possível utilizar alternativas digitais no celular, mas esse recurso não adianta na hora das provas e, portanto, a melhor alternativa é adquirir a sua própria tabela. Antes de pesquisar algumas opções no mercado, peça a ajuda de seus professores.

Estão disponíveis muitas tabelas periódicas, cada uma delas com tipos de informações e formato de leitura diferentes.

Calculadora científica

A calculadora científica é uma das grandes aliadas fora e dentro da sala de aula. Como os cálculos da faculdade de Farmácia não são muito complexos, um modelo de entrada já é o suficiente para ajudar você.

No entanto, quem atua com pesquisa, necessita de softwares mais elaborados para fazer as contas necessárias na produção de medicamentos, por exemplo. Apenas tenha cuidado para adquirir uma calculadora de qualidade.

Ela acompanhará você durante todo o curso, apesar de ser mais utilizada nos primeiros períodos de faculdade.

Jaleco

Um dos itens mais utilizados na graduação em Farmácia é o jaleco. Cada instituição de ensino tem suas regras que precisam ser respeitadas no momento de confeccionar a vestimenta.

Como o aluno de Farmácia deve manipular algumas substâncias, o recomendado é usar um jaleco de manga longa, com elástico nos pulsos. Também é essencial deixar costurado o seu nome, símbolo e nome do curso, mas o padrão a ser adotado para esses itens depende da faculdade. ?

Kit de estojo com canetas, borracha, lápis e apontador

Esses itens são fundamentais à vida de qualquer estudante de Farmácia. Eles servem para você fazer suas anotações e destaques em conteúdos importantes. Dá para optar pelos materiais favoritos e compor um estojo bem recheado. Inclusive, essa é uma das motivações a mais para se dedicar aos estudos! ?

Laptops e tablet

A tecnologia na área educacional já chegou e devemos usá-la, não acha? Muitos estudantes estão substituindo o caderno e o fichário pelo uso desses dispositivos, que facilitam bastante a vida acadêmica ao permitirem salvar todos os conteúdos online, de modo fácil e rápido. ?

Ao contar com dispositivos digitais, o acesso às informações fica muito mais rápido. É possível utilizar aplicativos, redes sociais, sites da área e ferramentas de busca. Mas antes de adquirir um laptop ou tablet, garanta que a instituição de ensino tenha uma boa conexão wi-fi.

Também fique atento à segurança no trajeto entre a sua casa e o polo de ensino, para evitar problemas com roubos, ok?

Como eles são usados durante as aulas práticas?

Os estudantes que decidem estudar em uma instituição de ensino qualificada podem contar com uma infraestrutura de ponta para aprender todos os conteúdos de Farmácia. Nesse processo, existem aulas práticas, que são fundamentais para a formação do futuro farmacêutico.

Ao longo das atividades, o professor tem como objetivo promover o aperfeiçoamento das habilidades dos alunos e que serão importantes em sua rotina como profissionais. Assim, as aulas acontecem em laboratórios de ponta e, nesses locais, o uso de jaleco é obrigatório.

A calculadora científica também será necessária durante os encontros práticos, já que os alunos devem fazer cálculos de diluição, por exemplo. Nesses momentos, o graduando entra em contato com situações práticas da rotina de um farmacêutico, seja manipulando medicamentos, seja realizando uma análise minuciosa e laboratorial.

O que o aluno precisa levar?

Se quer seguir carreira em Farmácia, saiba que deverá adquirir alguns materiais. De modo geral, os alunos precisam levar os próprios itens, como estojo, canetas, lápis, lapiseira, caderno, tablet ou fichário.

Além disso, é necessário comprar vários materiais que serão indispensáveis durante a sua formação, como calculadora científica, jaleco, tabela periódica e EPIs (touca, luvas, óculos, máscara etc.).

Alguns desses itens não são muito em conta. Mas é possível lidar com os custos e conseguir adquirir tudo sem dor de cabeça. Confira algumas dicas: ?

  • encontre uma fonte de renda extra, mesmo que seja temporária, para cobrir os gastos sem comprometer o seu orçamento;
  • saiba quando e em quais matérias você utilizará materiais específicos para se planejar;
  • encontre lojas que parcelam em muitas vezes;
  • guarde um pouco de dinheiro por mês para a lista de material para faculdade de Farmácia.

O que a própria faculdade deve oferecer?

Para proporcionar uma experiência completa, garantindo que os estudantes aprendam todos os conteúdos, a Anhanguera também oferece materiais de Farmácia especiais. Para acessá-los, basta entrar no Ambiente Virtual de Aprendizagem, além da Biblioteca Virtual.

Nesses locais, você confere várias ferramentas de tradução, livros didáticos, apostilas, webaulas e até atividades extras. E sabe o que é o melhor? Tudo isso é totalmente de graça e com um sistema atualizado de maneira constante. ?

De modo geral, a Biblioteca Virtual apresenta as seguintes vantagens:

  • são disponibilizados, livros, jornais, revistas e e-books de domínio público e periódicos científicos;
  • o sistema é preparado para portadores de deficiência visual;
  • existem várias editoras disponíveis aos estudantes;
  • você consegue se aprofundar em trabalhos de autores renomados;
  • não existe fila de espera, e o estudante consegue conferir os conteúdos de maneira simultânea;
  • pode ser acessada em qualquer horário e dia.

Agora é com você!

Agora que já conhece o material para faculdade de Farmácia, não perca mais tempo. Adquira os itens e estude em uma instituição de ensino conceituada para ter a melhor formação superior!

Gostou de conhecer os materiais para faculdade de Farmácia e quer fazer essa graduação em uma excelente instituição de ensino? Então, inscreva-se no vestibular online da Anhanguera!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.4 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados