Marketing 4.0: como se preparar para o futuro?

mulheres do marketing

Quem tem interesse pela carreira em Marketing Digital deve saber que o mercado se atualiza constantemente — e isso tem ocorrido de forma excepcional nos últimos anos. Um bom exemplo é novo conceito de Marketing 4.0, cunhado por Phillip Kotler, um dos maiores nomes da área.

A terceira fase do Marketing sustentava-se pela cultura, colaboração e humanização do relacionamento com o cliente. Agora, o profissional de marketing 4.0 também vai se deparar com o que o especialista chama de era da sociedade criativa. Assim, deverá manter uma atualização contínua de conhecimentos.

Por isso, sempre falamos aos nossos estudantes de Marketing Digital da Anhanguera que a base é a graduação de qualidade, mas o acompanhamento das mudanças do mercado nunca pode parar. Então, se você quer fazer parte desse time, precisa saber como se preparar para o Marketing do futuro. Veja só!

Atualize-se sobre as ferramentas digitais

O futuro do Marketing está no comportamento digital dos consumidores. Portanto, todo profissional deve se atualizar em relação às ferramentas mais usadas e, claro, às novidades que surgem com frequência. Essa facilidade também se estende às plataformas de redes sociais, que ocupam hoje um papel fundamental no Marketing 4.0.

As estratégias utilizadas hoje no mercado, apesar de ainda considerarem os canais offline, estão intimamente ligadas às campanhas na internet. Logo, esse conhecimento das ferramentas é fundamental na mensuração de resultados e no acompanhamento de métricas, como taxas de conversão, retorno do investimento (ROI), entre outras.

Nesse sentido, se você tem interesse pela área, saiba que vai atuar com uma quantidade considerável de dados e ter de lidar com recursos como Google Analytics, Facebook Insights, Big Data etc. Não existe mais achismo no novo Marketing — tudo é baseado em informações concretas!

Participe de eventos voltados à inovação

Para ficar por dentro de tudo isso e um pouco mais, a graduação não basta. Afinal, novas soluções e tendências são lançadas a todo momento. Dessa maneira, por mais que a pessoa tenha um diploma de ensino superior nas mãos, ela precisa estudar por fora, ler bastante e participar de eventos.

Esses espaços de troca de conhecimento são muito ricos e permitem que o profissional fique não só por dentro das novidades da área, como também acompanhe a concorrência e tenha uma ideia real do mercado. É ainda uma grande oportunidade de realizar networking e conseguir melhores vagas, colocações e salários!

Produza conteúdo de valor

O Marketing Digital conta com uma participação de peso do Marketing de Conteúdo. Essa é uma das maiores estratégias atuais em relação à geração de valor e retenção de clientes. Logo, vale a pena se inteirar dessas práticas e aprender a produzir conteúdos que realmente tenham relevância ao seu público.

Esses materiais precisam ir além da propaganda da marca; afinal, os consumidores hoje são exigentes demais para se satisfazer apenas com esse tipo de marketing tradicional. A ideia é ganhar autoridade no assunto e, assim, atender às necessidades e às dores das pessoas, conquistando sua confiança e transformando-as em potenciais clientes.

Aposte na segmentação

Para que a dica anterior dê certo, você não pode sair por aí criando conteúdo de forma generalizada. O profissional de marketing 4.0 é aquele que segmenta o público para atingir em cheio cada perfil — algo que traz garantias maiores de conversão.

Nesse cenário, ele vai conviver diariamente com as personas, personagens semifictícios que apresentam as principais características das pessoas que a marca deseja alcançar. Todo o trabalho desenvolvido no Marketing será baseado nesses perfis, facilitando a criação de conteúdos e campanhas muito mais alinhadas e propensas a ótimos resultados.

Desenvolva habilidades multicanais

Outra tendência do futuro do Marketing é a experiência omnichannel, ou seja, multicanal. Isso quer dizer que não dá para focar apenas uma estratégia e esquecer-se de todas as outras possibilidades de contato com o público. Dessa forma, o profissional da área vai ter que desenvolver habilidades para transitar entre os diversos canais de comunicação possíveis, dos mais tradicionais às últimas soluções digitais.

Isso acontece porque hoje a pessoa está em todo lugar, do offline ao online, mas quer economizar tempo, dinheiro e energia. Então, o profissional de Marketing 4.0 deve estar a postos para acompanhar essa movimentação, adequando linguagens, posturas e conteúdos de acordo com cada plataforma.

Construa relacionamentos horizontais com o público

Tudo isso é possível por meio da conectividade e, justamente por conta dela, as relações são cada vez menos hierárquicas. Isso quer dizer que as empresas não estão mais em um patamar acima dos seus clientes — esse relacionamento agora é horizontal.

Nesse contexto, as marcas devem se comportar de forma mais democrática e humanizada, assumindo sua identidade e evidenciando seus valores e propósitos. Assim, é como se os consumidores estivessem se relacionando diretamente com uma “pessoa” — construída pelo que chamamos de brand persona.

Busque qualificação profissional

Se você prestou atenção na dica sobre eventos da área, percebeu que o profissional de Marketing 4.0 não pode ficar parado. Por isso, além da busca pelo curso superior, é fundamental qualificar-se de outras formas, por meio de especializações, cursos, palestras, oficinas esporádicas etc.

A postura desse profissional é de contínuo aprendizado; então, também vale adotar o hábito da leitura e da pesquisa, além, claro, de potencializar suas competências e qualificações por meio da colaboração. Sabe aquele colega da faculdade, o professor de determinada disciplina ou o palestrante do último evento? Essas são pessoas valiosas, que podem ter muito a compartilhar com você!

As vantagens da faculdade de Marketing Digital são justamente relacionadas a esse perfil dinâmico do mercado — você nunca vai ficar enjoado das aulas ou da rotina trabalho, já que tudo muda constantemente!

Aqui na Anhanguera, inclusive, somos referência no ensino superior e estamos preparados para auxiliar na sua carreira. Tanto o curso de Marketing quanto o curso de Marketing Digital são totalmente alinhados com as últimas tendências e demandas do mercado.

Além disso, ainda oferecemos a modalidade de ensino EAD:

Com todas as dicas compartilhadas aqui sobre o Marketing 4.0 e a qualidade dos nossos cursos, certamente você estará no início de uma caminhada brilhante. E a Anhanguera ajuda até no finalzinho da trajetória, com o benefício exclusivo do Canal Conecta. Por lá, você encontra os melhores estágios e empregos e já sai da faculdade com sua vaga garantida.

Sentiu daí como é ser um profissional da área e o que esperar do futuro do Marketing? Faça sua inscrição hoje mesmo em nossos cursos, você nem precisa sair de casa!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados