O que faz um fisioterapeuta no dia a dia?

fisioterapeuta

Muitas pessoas que se interessam pelo ramo da saúde e que desejam atuar na recuperação física de pacientes, já pensaram em fazer o curso de Fisioterapia. De fato, essa profissão é uma das mais conceituadas e conta com um mercado de trabalho aquecido.

No entanto, você saberia dizer o que faz um fisioterapeuta em seu dia a dia de trabalho? Muitos acreditam que o profissional apenas prescreve exercícios ou terapias aos pacientes. Contudo, essa área vai além e é possível desempenhar inúmeras funções.

Se ficou interessado pelo assunto e quer saber como é a rotina do profissional, não perca o post. Boa leitura!

O que é um fisioterapeuta?

O fisioterapeuta é o profissional da área da Saúde que é responsável pela avaliação das lesões de pacientes e, por meio de seu diagnóstico, gerencia e aplica um tratamento usando meios físicos. Alguns exemplos incluem piscina terapêutica, laser, correntes elétricas e exercícios.

Ao ter como objetivo o estudo das funções dos movimentos humanos, as matérias de Fisioterapia preparam o profissional para ter uma formação reflexiva, crítica, generalista e humanista. Isso o capacita a atuar em vários níveis da área da saúde dependendo de suas pesquisas e estudos.

O que faz esse profissional?

O fisioterapeuta utiliza seus conhecimentos de anatomia humana e ferramentas específicas (máquinas, bolas e barras) para elaborar conjuntos repetitivos de movimentos com a intenção de avaliar a dor e restaurar a mobilidade restrita provocada por lesão, problemas crônicos e doenças.

As principais competências do profissional são:

  • verifica se o método de reabilitação implementado está de acordo com o objetivo de recuperação funcional;
  • propõe a adoção de técnicas auxiliares e acompanha a eficácia do tratamento;
  • pratica atividades terapêuticas de reeducação funcional das deficiências cognitivas, psicomotoras e motoras;
  • identifica e avalia as necessidades de saúde dos pacientes.

Como o fisioterapeuta ajuda as pessoas?

O fisioterapeuta é capaz de diagnosticar doenças relacionadas aos movimentos corporais e tratá-las com um amplo conhecimento de exercícios e técnicas específicos. Ele cuida desde uma simples dor no braço, por exemplo, até casos mais graves como pneumonias, fraturas, amputações e sequelas de traumatismo craniano.

A área não se restringe apenas a um procedimento de tratamento de patologias, mas também de prevenção. Os profissionais contam com um amplo conhecimento para reduzir dores, riscos de lesões, além de otimizar a prática esportiva e corrigir vícios de posturas.

Além disso, as técnicas aplicadas procuram manter, desenvolver e restaurar a capacidade física das pessoas e é indicada em todas as fases de vida.

Quais são as principais responsabilidades do fisioterapeuta?

Quando se fala da Fisioterapia, todo dia de trabalho é novo — afinal, para cada pessoa existe um tratamento específico e único, que atenda suas necessidades e demandas. No mais, os profissionais lidarão com as seguintes responsabilidades.

Analisar condições dos pacientes

Antes de prescrever tratamentos, os profissionais da área devem fazer uma análise detalhada da pessoa, para conhecer suas debilitações, estilo de vida e demais problemas. Com isso, é possível traçar um plano e estudar o caso para indicar um procedimento que melhore a dor ou a mobilidade do paciente.

Nesse caso, o fisioterapeuta consegue estabelecer vários objetivos, projetar quantas sessões serão necessárias e adaptar as atividades de acordo com a realidade da pessoa. Com o passar do tempo, ele avalia o quadro de evolução para adequar ou manter as condutas até que alta possa ser dada.

Atender pacientes para a prevenção, habilitação e reabilitação

Em todas as áreas da Fisioterapia, os profissionais devem lidar com vários tipos de reabilitação. Cada paciente tem determinado grau de dificuldade e apresenta um problema específico. Por isso, promover a sua qualidade de vida pede atuação e análise personalizadas.

Durante o tratamento, é possível usar técnicas que auxiliam a melhorar os movimentos musculares, a circulação ou tratar deformidades na coluna. Também há pessoas com problemas de postura, que necessitam de recuperação de cirurgias, tratamento de luxações, fortalecimento, entre outros.

Os profissionais podem ajudar pacientes com problemas respiratórios, como enfisema pulmonar, asma ou bronquite crônica. Ainda dá para otimizar o desempenho de atletas, supervisionar exercícios e cuidar de possíveis lesões em campeonatos esportivos.

Prescrever exercícios e terapias

Sabia que só quem é fisioterapeuta que pode prescrever sessões de Fisioterapia? Outros profissionais da área da Saúde não têm essa permissão. Um ortopedista, por exemplo, pode indicar a terapia, encaminhando a pessoa, mas a aplicação das condutas e o planejamento são exclusivos desse ramo.

Os pacientes serão avaliados e, depois, um tratamento específico deve ser elaborado, com outras terapias e adaptação de exercícios, se necessário.

Quais são as áreas de atuação do fisioterapeuta?

Após conhecer a rotina de trabalho do fisioterapeuta, também é importante saber que a carreira oferece aos profissionais diversas oportunidades e áreas de atuação. Ele pode trabalhar em centros de reabilitação, clínicas médicas, hospitais, consultórios etc.

Ainda é possível atuar em clubes e academias, no segmento estético e no meio acadêmico e, também, ser empreendedor e abrir o próprio estúdio. As principais áreas que você deve ficar de olho são:

Se você quer saber como ser fisioterapeuta de sucesso, saiba que a primeira etapa é escolher a faculdade. Para isso, é preciso analisar alguns pontos como a qualidade do corpo docente, a infraestrutura física, a presença de laboratórios de ponta, a avaliação do MEC e se a instituição oferece diferenciais exclusivos.

A Anhanguera contempla todos esses pontos e ainda proporciona um curso de qualidade para os alunos, com uma matriz curricular atualizada constantemente e a possibilidade de o estudante cursar Fisioterapia EAD.

Outra vantagem da nossa faculdade é a parceria com o Canal Conecta, um portal de conexão entre candidatos a vagas e empresas. Ele ajuda bastante os nossos estudantes a conquistarem oportunidades de estágio e até emprego!

Estude na Anhanguera!

Agora que já sabe o que faz o fisioterapeuta em seu dia a dia, já é possível perceber se essa é a carreira ideal para o seu perfil. Para ser um profissional de sucesso, lembre-se de estudar em uma ótima faculdade e que contribua para o seu desenvolvimento!

Gostou do nosso conteúdo e quer ser um destaque na profissão? Então, se inscreva no vestibular online da Anhanguera e saia na frente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 61

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados