Vale a pena fazer faculdade na cidade de Erechim?

estudante de faculdade em erechim

O Rio Grande do Sul reserva parte da história e das belezas naturais do país. Sabemos que a qualidade de vida na região Sul é a mais alta do Brasil, com Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de 0,831. Assim, o nível de ensino das instituições acompanha essa tendência.

Então, se você está procurando uma cidade excelente onde estudar no Sul, considere fazer a faculdade em Erechim! Continue a leitura e saiba tudo sobre a cidade polo do Alto Uruguai gaúcho!

Vantagens de investir no ensino superior em Erechim

A Capital da Amizade, como Erechim é conhecida na região, fica localizada no Noroeste Rio-grandense, na cordilheira da Serra Geral. A cidade tem clima ameno (subtropical úmido) e vegetação de mata de araucária — que você pode conferir fazendo uma trilha ecológica no Parque Longines Malinowski.

A população é acolhedora. Os erechinenses, assim como os gaúchos de modo geral, preservam as tradições dos colonos imigrantes e mantêm viva sua cultura, com danças típicas e espetáculos artísticos.

Até 1944, a cidade se chamava José Bonifácio. Depois, recuperou o primeiro nome que teve, Erechim, que significa “campo pequeno”. Os imigrantes italianos foram os primeiros a chegar e os mais populosos habitantes da colônia. Depois vieram poloneses, israelitas e alemães. E, é claro, todos trouxeram seus hábitos e sua cultura, formando uma cidade que fervilha de tradições!

Aliada a essa característica histórica, Erechim também se destaca pelas inovações e pelo desenvolvimento. Há indústrias (com destaque para o setor moveleiro), faculdades, comércio, agronegócio e muito mais.

Se você quer estudar em Erechim, saiba que vai encontrar as melhores faculdades, além de poder se divertir e conviver com o cotidiano dessa população multicultural e única. Há bons restaurantes e, claro, pizzarias incríveis!

Desenvolvimento

Com mais de 100 mil habitantes, de acordo com o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), Erechim é avaliada com nota 4,7 em 5 no Cidade Brasil.

Saneamento, educação, renda e saúde são bem-desenvolvidos no município, que fica acima da média nacional nesses quesitos.

Diferencial competitivo no mercado de trabalho

Os voos de Erechim a Porto Alegre, partindo do Aeroporto Comandante Kraemer, ainda não foram aprovados, mas nem por isso ele deixa de funcionar. Existem empresas de táxi aéreo e aeroclubes que funcionam ali.

É possível fazer o trajeto de 284 quilômetros até a capital por terra, de ônibus, em aproximadamente seis horas de viagem, ou de carro, em menos tempo. A capital do Paraná, Curitiba, está a 384 quilômetros.

E por que isso é uma vantagem no mercado? Morar em uma cidade com infraestrutura e fácil acesso faz toda a diferença no mundo empresarial. Quando os voos diários para a capital estiverem operando, será possível ir de lá a São Paulo e retornar a Erechim no mesmo dia, o que facilita a vida de quem precisa participar de reuniões presenciais ou resolver assuntos em diversas instâncias.

Valorização profissional

Fazer Faculdade de Direito ou Engenharia Mecânica, por exemplo — cursos tradicionais e com alta empregabilidade no mercado —, em Erechim é sinônimo de reconhecimento, em função dos índices que apontamos anteriormente.

O recém-formado que carrega no diploma a graduação em Erechim é bem-visto em qualquer lugar em que for iniciar a carreira.

Se optar por um curso de Licenciatura, será valorizado, já que a educação é de primeira no município. São várias escolas de ensino fundamental e médio nas quais você pode exercer sua formação pedagógica, com os melhores índices de desempenho do Ministério da Educação (MEC).

Qualidade das faculdades particulares

Erechim concentra as melhores instituições de ensino da região Noroeste Rio-grandense e, entre elas, destaca-se a Faculdade Anhanguera.

Oferecemos vários cursos de graduação (Licenciatura, Bacharelado e Tecnólogo) em diferentes modalidades de ensino, todos mantendo a qualidade da faculdade Anhanguera. Veja alguns deles na formação de bacharéis:

Para obter o título de licenciado, ou seja, para formação de professores, escolha entre:

Há, ainda, a opção de cursos de gestão e outros Tecnólogos, com duração de 4 semestres em média. Veja as principais:

Como fazer o vestibular em Erechim

Antes de saber como fazer sua inscrição no vestibular da faculdade Anhanguera, vamos falar um pouco da unidade Erechim. Temos uma estrutura completa, com laboratórios de ponta que podem ser utilizados por alunos de todos os cursos:

  • informática;
  • desenho técnico;
  • física;
  • multidisciplinar.

Fazendo a inscrição

Tenha em mãos CPF e RG. Com esses documentos, você inicia sua inscrição no vestibular no Rio Grande do Sul. Preencha os campos obrigatórios na página da instituição: nome, telefone, endereço, e-mail e ano de conclusão do ensino médio.

Se você já tiver feito o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), pode usar a nota, marcando essa opção de prova. Assim, nem é preciso fazer outra. Mas é importante ter tirado pelo menos 200 pontos na redação e nas demais provas, certo?

Optando pela prova da Anhanguera, você deve seguir as instruções da página para poder escolher a data e o local do exame.

Escolha a cidade, o curso que deseja fazer e como quer estudar: indo diariamente à faculdade, somente algumas vezes por semana ou apenas para fazer as provas. É isso mesmo! As modalidades de ensino da Anhanguera são:

Essas informações, além de valor das mensalidades e turno (matutino, vespertino ou noturno), são dadas no momento de escolher o curso. Depois, é só fazer sua matrícula na Anhanguera para dar início à sua graduação!

Esperamos que você tenha aproveitado as informações! A Faculdade Anhanguera, com suas mais de 300 unidades, incluindo polos de EAD, é uma instituição de referência no ensino superior em todo o Brasil. Em Erechim, cidade em plena expansão e com ótimas oportunidades de crescimento, são mais de 37 cursos disponíveis, em várias áreas.

Portanto, se você quiser fazer parte desse time de sucesso, faça agora sua inscrição no vestibular Anhanguera Erechim. Venha desfrutar dos benefícios de morar em uma cidade incrível!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados