Engenharia do Trabalho: entenda essa tendência de Eng. de Produção

Engenharia do Trabalho: entenda essa tendência de Eng. de Produção

Investir na formação em Engenharia do Trabalho é uma ótima decisão para quem busca ampliar o seu leque de atuação. Hoje, para trabalhar nessa área, você precisa ter uma graduação em qualquer uma das Engenharias, ou em Arquitetura, com o respectivo registro profissional. 

Após concluir a graduação, é necessário cursar uma pós-graduação em Engenharia do Trabalho para se especializar e seguir carreira nesse campo.

Continue a leitura para conhecer mais sobre essa profissão. Você vai aprender o que é Engenharia do Trabalho, ficar por dentro das suas tendências e entender a sua relação com a Engenharia de Produção. Vamos lá?

O que é Engenharia do Trabalho?

A Engenharia do Trabalho é uma especialização que aborda um conjunto de disciplinas relacionadas à saúde, segurança e bem-estar do colaborador. Ela integra as seguintes frentes de estudo:

  • Segurança do Trabalho;
  • Saúde do Trabalhador;
  • Ergonomia;
  • Projeto do Trabalho.

Historicamente, os cursos de Engenharia acabam sendo mais focados na otimização de custos, deixando de lado o aspecto humano dos processos produtivos.

E isso é um equívoco, já que a variável humana reflete diretamente no potencial de desempenho de um fluxo operacional. Assim, a especialização em Engenharia do Trabalho vem para resolver essa lacuna que as graduações em Exatas têm.

Por que se tornou uma tendência em Engenharia de Produção?

Entender o que é Engenharia do Trabalho é importante para que os profissionais percebam o valor dessa formação. A Engenharia do Trabalho para a Engenharia de Produção representa uma diversificação das oportunidades de atuação para os profissionais graduados na área.

Além disso, de todas as Engenharias disponíveis para graduação, a Engenharia de Produção é a que mais se encaixa nos conceitos da Engenharia do Trabalho. Afinal, ambas compartilham o objetivo de ter um processo de produção enxuto, com qualidade e segurança para o alto desempenho.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

O debate em torno da Segurança do Trabalho ganhou força nos últimos anos. Em partes, isso se deve ao fato de os pilares sustentáveis estarem em destaque quando pensamos em gestão de negócios.

Em paralelo a isso, durante a pandemia de Covid-19, tivemos um aumento de preocupação em relação às doenças ocupacionais e acidentes de trabalho. 

Conforme a OIT (Organização Internacional do Trabalho), em 2021 houve um aumento de 30% nas ocorrências de acidentes e óbitos relacionados ao trabalho em comparação com 2020.

Dessa forma, a tendência da Engenharia do Trabalho é de se consolidar como frente estratégica das organizações nos próximos anos. Isso porque, afinal, essa é uma pauta relacionada diretamente com o conceito de desempenho sustentável de negócios.

Então, os profissionais da engenharia podem esperar um crescimento de oportunidades na área da Engenharia do Trabalho no médio e longo prazo. Por isso, vale a pena investir agora nessa especialização e sair na frente dos concorrentes.

Engenharia do Trabalho x Engenharia de Produção: estude na Anhanguera!

A Anhanguera é um dos principais centros de educação superior do Brasil! Aqui, você cursa Engenharia de Produção com aquele precinho que cabe no seu bolso e a qualidade de uma faculdade de destaque.

Além disso, se quiser seguir na área da Engenharia do Trabalho, é possível cursar a nossa pós-graduação aproveitando descontos exclusivos.

Inscreva-se agora mesmo para o nosso Vestibular! Aproveite a sua nota no Enem ou agende a sua prova.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados