11 vantagens de cursar Engenharia Civil em faculdades privadas

alunos de engenharia civil

É verdade que os cursos superiores oferecidos pelas instituições públicas são muito cobiçados, principalmente em algumas áreas, como Engenharia e Medicina. Para não precisar disputar uma vaga com centenas de candidatos, você pode fazer Engenharia Civil em faculdades privadas.

Elas são muito valorizadas no mercado de trabalho e, aqui na Anhanguera, a metodologia de ensino é atualizada. Sendo assim, você terá uma formação de qualidade e encontrará excelentes oportunidades no mercado de trabalho para trilhar uma carreira de sucesso.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=2a363e60-48b7-4a06-ba90-c9208ff94c4f]

Existem diversas vantagens de fazer um curso de Engenharia Civil em faculdades privadas. Neste artigo, nós listamos algumas delas e diferenciais atrativos para que você não tenha dúvidas. Continue lendo e veja como uma instituição particular pode ajudar você a se formar como engenheiro sem dificuldades, concorrência ou imprevistos!

Grade curricular atualizada

As faculdades particulares são empresas como outras de qualquer ramo de atuação. Afinal, apesar de serem comprometidas com a formação de profissionais competentes, elas dependem de recursos privados para sobreviverem ao mercado.

Justamente por isso, essas instituições preocupam-se com a qualidade dos serviços oferecidos. Dessa forma, apresentam um diferencial mais atrativo para os alunos, o que pode ser percebido em sua grade curricular, que se mantém sempre muito bem atualizada.

Ao mesmo tempo em que isso traz destaque para a faculdade no mercado, favorece a formação do aluno, oferecendo um ensino de maior qualidade. Ele estará sempre estudando o que há de novo, em contato com tendências e técnicas mais modernas. Assim, tem um preparo superior para o mercado de trabalho.

Considerando que o setor de Construção Civil vem passando por inovações constantes, em especial na incorporação da tecnologia em seus processos, uma grade curricular atualizada é fundamental para que os novos graduados estejam a par de todas essas novidades.

Melhor infraestrutura

Entre as diversas características de faculdades particulares, essa é uma daquelas que faz essas instituições serem tão atrativas. Isso porque apenas teoria em livros não é suficiente: o estudante de uma faculdade de Engenharia Civil precisa ter uma ótima infraestrutura para complementar a sua formação.

[hubspot type=cta portal=8726768 id=dc680216-a5bc-4549-9cfc-dfb043f67202]

Como esse tipo de faculdade tem os seus recursos provenientes das mensalidades dos cursos, esses valores são convertidos em investimentos que beneficiam os próprios estudantes. Não há necessidade de aguardar verbas, apenas realizar uma gestão estratégica e inteligente visando um ensino de qualidade.

Como infraestrutura, compreende-se:

  • prédios da faculdade;
  • boa disposição de salas;
  • ambientes diversificados;
  • laboratórios;
  • computadores;
  • softwares;
  • biblioteca;
  • outros espaços para estudo e interação entre os estudantes e deles com os professores.

Possibilidade de estagiar em empresas de Construção Civil

Ao optar por fazer Engenharia Civil em faculdade privada, você também terá acesso a oportunidades de vagas de estágio. Esses momentos são fundamentais para que você vivencie a área e coloque em prática aquilo que aprendeu na teoria em sala de aula.

O diferencial é que as instituições privadas oferecem a possibilidade de fazer estágio em empresas de Construção Civil, pois costumam firmar parcerias com essas organizações. Assim, você pode ficar de olho nos avisos e também cadastrar o seu currículo no Banco de Talentos.

Considere que uma construtora é um dos melhores ambientes para você fazer o seu estágio, já que permite o contato com profissionais experientes e atuantes no mercado. Desse modo, será um diferencial de peso para o seu currículo, garantindo formação muito mais completa.

Com isso, você sairá preparado para conquistar as principais vagas das melhores empresas, recebendo um salário médio de R$ 7.332,35* para uma jornada de trabalho de 41 horas semanais.

Foco em empregabilidade

Os resultados alcançados pelos alunos que fazem Engenharia em faculdade particular é o que atesta a qualidade do ensino dessas instituições. As boas oportunidades conquistadas por eles no mercado de trabalho mostram que o diploma ofertado realmente tem um grande peso e garante uma carreira de sucesso.

É por isso que o ensino dessas instituições é de qualidade, uma vez que o foco delas é garantir a empregabilidade dos formandos. Portanto, preocupam-se em oferecer diversas oportunidades para que eles se coloquem no mercado de trabalho. Esse é o caso, por exemplo, de fazer parcerias com empresas privadas.

Aqui na Anhanguera, existem várias iniciativas, como o Giro de Profissões, que são palestras gratuitas sobre mercado de trabalho e profissões que ocorrem com frequências nos campus. As inscrições e a programação podem ser conferidas nas páginas das unidades e dos polos no Facebook.

As palestras podem ser vistas por toda a comunidade e alguns conceitos práticos e teóricos de diferentes profissões são apresentados. Existe a participação de profissionais relatando as perspectivas e possibilidades das carreiras.

O principal objetivo do evento é esclarecer as dúvidas sobre médias salarias, estágios e rotinas profissionais. Geralmente, as instituições públicas não disponibilizam esse tipo de suporte para os alunos. Por isso, eles podem encontrar uma dificuldade maior para conseguir um emprego.

Professores atuantes no mercado de trabalho

Considere que os professores que atuam em instituições particulares são funcionários como em qualquer outra empresa. Portanto, para ocuparem aquela vaga, precisam atestar competência e experiência. Além disso, devem realizar um excelente trabalho, atendendo as expectativas dos alunos e da faculdade.

Sendo assim, há um certo rigor sobre quem atuará no corpo docente da faculdade de Engenharia Civil privada. Então, fazendo um curso como esse, você terá a oportunidade de estudar com professores atuantes no mercado de trabalho e, por isso, atualizados com aquilo que há de novo.

Além de compartilharem com você um conhecimento mais amplo e modernizado, existe, ainda, a possibilidade de fazer networking com esses profissionais. Você pode encontrar boas oportunidades até mesmo em sala de aula, começando a construir a sua rede de contatos.

Facilidade de acesso ao curso

Conforme citamos, os cursos oferecidos em faculdades públicas apresentam uma concorrência muito alta, o que dificulta o ingresso no ensino superior. Mas esse é um obstáculo que não existe nas instituições particulares.

O acesso ao curso de Engenharia Civil em faculdades privadas é bem mais fácil. Primeiro porque, em alguns casos, você pode usar a sua nota do Enem como forma de ingresso. Segundo, porque você não estará sujeito à nota de corte do Sisu.

Além disso, as faculdades particulares geralmente contam com diversas unidades espalhadas em uma determinada região ou mesmo em todo o Brasil. Por isso, você não precisa se mudar para fazer a sua graduação, nem realizar longos trajetos todos os dias.

Previsibilidade para se formar

Outra grande vantagem de optar pela Engenharia Civil em faculdades privadas é que você tem total previsibilidade de quando finalizará o seu curso. Afinal, nessas instituições, não ficará sujeito a períodos de greve, que provocam atrasos nos semestres.

As instituições particulares têm um compromisso com o tempo de seus alunos. Portanto, você pode fazer planos muito mais concretos para depois que se formar, além de não precisar perder períodos de férias para fazer a reposição de aulas.

Aula Destaque

Quem optar pelo curso de Engenharia Civil na faculdade Anhanguera terá acesso exclusivo à Aula Destaque, com o objetivo de aprimorar a vida acadêmica e possibilitar novas experiências que proporcionem uma formação melhor para o mercado de trabalho. São aulas exclusivas com profissionais renomados da área.

Aprender com a experiência de pessoas que entendem da profissão é essencial na percepção do contexto do mercado de trabalho. A Anhanguera disponibiliza esse conteúdo digital no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), podendo ser acessado onde e quando o aluno quiser.

Os principais benefícios da Aula Destaque são:

  • os conteúdos são exclusivos para os estudantes;
  • todo o conteúdo é disponível 100% online e pode ser acessado quantas vezes forem necessárias;
  • palestras com profissionais de grande renome na área de Ciências Exatas.

Trilhas de Carreiras

As Trilhas de Carreiras são atividades extracurriculares disponíveis gratuitamente e 100% online para todos os alunos da Anhanguera. Elas foram criadas a partir das habilidades buscadas pelo mercado de trabalho e são acessadas por meio do AVA, oferecendo certificados que podem ser incluídos no LinkedIn e no seu currículo. As principais Trilhas de Carreiras disponíveis são:

  • Coaching e Liderança — ajuda você a desenvolver habilidades de técnicas de gestão de venda, negociação, autoconhecimento e liderança;
  • Empreendedorismo e Inovação — aqui, o aluno aprende sobre os principais processos e fundamentos do ecossistema de inovação, saindo preparado para se tornar um excelente empreendedor;
  • Comunicação em Negócios e Mídias Sociais — essa opção prepara você para atuar na gestão de comunicação de várias mídias;
  • Gestão de Projetos — essa Trilha apresenta as técnicas de gestão de qualidade, custos, tempo, escopo e pessoas em grandes negócios;
  • Finanças Pessoais e Investimento — nesse caso, o aluno aprende sobre as modalidades de investimento e os processos de decisão;
  • Inglês, Incrementando o Vocabulário — são abordados os conceitos básicos em inglês para auxiliar os alunos a desenvolverem suas habilidades de comunicação;
  • Gestão de Projetos de Sustentabilidade — aqui, o foco é aprender a desenvolver estratégias de sustentabilidade em várias empresas;
  • Inovação em Gestão de Pessoas — nessa Trilha, você desenvolve a sua habilidade de liderança e trabalha as suas relações interpessoais;
  • Tecnologia, Direito Digital e Propriedade Intelectual — você aprenderá os aspectos regulatórios e legais dos novos modelos de negócio e das inovações tecnológicas.

Canal Conecta

O Canal Conecta é outra vantagem de quem opta pelo curso de Engenharia Civil em faculdades privadas. Trata-se de um site exclusivo e gratuito de vagas de emprego em todo o país. São várias oportunidades em empresas reconhecidas e que aproximam o estudante da chance de mostrar seu potencial.

O portal atua como uma ponte entre o aluno e o empregador e funciona com o intuito de incentivar a busca por qualificação acadêmica e profissional. Além da teoria aprendida durante as aulas, a prática proporcionada pelo estágio agrega bastante valor para quem está em busca de boa colocação em sua área profissional.

Avaliação Continuada

Uma vantagem importante por quem opta por uma faculdade particular são as metodologias avaliativas diferenciadas. A Avaliação Continuada, por exemplo, é um sistema avaliativo que recompensa e valoriza os esforços dos alunos.

O objetivo principal é manter os feedbacks constantes e promover hábitos de estudo, estimulando o estudante a acompanhar seu desempenho e a realizar as atividades.

Em resumo, a vantagem da Engenharia Civil em faculdades privadas é você ter acesso a um ensino de qualidade sem dificuldades, além de:

  • contar com uma ótima infraestrutura;
  • ter professores atualizados e competentes;
  • estudar uma grade curricular rica e atualizada;
  • não estar suscetível a greves;
  • dispor de ótimas oportunidades no mercado de trabalho;
  • encontrar facilidade para iniciar o curso.

Estude em uma faculdade particular!

Se você está pensando em fazer o curso, considere uma instituição particular. Como você viu, o curso de Engenharia Civil em faculdades privadas permite uma excelente formação, um currículo de peso e boas oportunidades para iniciar no mercado de trabalho, alcançando sucesso em sua carreira.

Quer aproveitar todos esses benefícios durante a construção da sua carreira em Engenharia Civil? Então, inscreva-se no vestibular Anhanguera!

*Sujeito a alterações

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 5

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados