Embelezamento e Imagem Pessoal é o mesmo que Estética?

embelezamento e imagem pessoal

Muita gente sonha com o diploma de ensino superior, mas nem imagina que pode aliar esse status a talentos em áreas extremamente rentáveis. Por exemplo: você já pensou em fazer uma graduação em Embelezamento e Imagem Pessoal? E em Estética?

Tanto o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal como o de Estética vão formar especialistas para ajudar aas pessoas a ter mais qualidade de vida e autoestima.

Assim, são modalidades de ensino nas quais os alunos aprendem procedimentos de beleza corporal, facial e capilar, mas com diploma de graduação. Isso mesmo!

Desse modo, esses cursos são portas seguras para o mercado de trabalho. Quer dar um futuro melhor para a sua família? Então, confira este post!

Quais são as diferenças entre Embelezamento e Imagem Pessoal e Estética?

Hoje em dia, é possível se tornar tecnólogo em Embelezamento e Imagem Pessoal. Além disso, podemos dizer o mesmo sobre a formação em Estética. Apesar de os cursos livres de beleza serem curtinhos e mais baratos, o melhor do tecnólogo é o diploma de graduação.

Afinal, com esse documento, o aluno pode fazer uma pós ou até mesmo prestar concurso público que exija a graduação em nível superior.

Mas as boas novas não param por aí: estamos falando de dois cursos de curta duração, de cerca de 3 anos. Além disso, são poucas as diferenças entre eles, que envolvem peculiaridades da grade curricular.

Porém, tanto um quanto o outro são reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação). Vamos saber um pouquinho mais sobre cada opção?

Curso de Embelezamento e Imagem Pessoal

Você pode estranhar esse termo como um tipo de faculdade e até ficar na dúvida: o que é Embelezamento e Imagem pessoal, afinal de contas?

Trata-se de um curso com bastante demanda no mercado de trabalho. Isso porque um formando dessa área costuma ser bastante requisitado em salões, spas, clínicas de beleza, entre outros tipos de estabelecimentos.

Afinal, o estudante sai do aprendizado com conhecimentos importantes como a manipulação de aparelhos eletroterápicos, a pigmentação de sobrancelhas e até mesmo a confecção profissional de maquiagem e penteados.

Além disso, são dadas noções de tendências e de segredos técnicos que os profissionais no dia a dia da ocupação podem levar anos para assimilar sem uma formação adequada.

Nesse pacote de conhecimento, estão incluídas intervenções faciais, corporais, capilares, de visagismo e técnicas alternativas e de imagem pessoal.

Curso de Estética

Já um especialista em Estética e Cosmética vai ajudar os indivíduos a conquistar mais qualidade de vida por meio de procedimentos diversos, com metodologias e aparelhos específicos.

Ao se tornar um profissional de Estética, o estudante aprende a aplicar químicos nos cabelos e a usar os cosméticos para melhorar cada tipo de pele, por exemplo.

Além disso, os matriculados recebem fundamentos importantes sobre a Anatomia e a Fisiologia do corpo humano. Desse modo, conseguem muito mais resultados, o que amplia as chances de crescimento na carreira.

Como funciona o mercado nessas áreas?

Tanto o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal como o de Estética valem a pena. Afinal de contas, ambos são da área de Beleza, um nicho com alto potencial de empregabilidade e de renda.

Para ter uma ideia, um estudo da ABIHPEC (Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos) revelou que o Brasil é o terceiro maior mercado de estética do mundo.

Isso significa que apenas a China e os Estados Unidos ficam à frente dos brasileiros quando falamos de tratamentos de beleza. E o mais incrível: isso tudo mesmo com a crise da Covid-19!

Desse modo, enquanto bares, lojas e outros campos comerciais sofrem com a recessão, o mercado da beleza cresce durante a pandemia com vigor. Ou seja, se você adquirir as qualidades de um bom profissional desses nichos, não vai faltar opção para crescer e prosperar!

Onde estudar Embelezamento e Imagem Pessoal e Estética?

Primeiramente, nunca é demais lembrar que ambas as possibilidades são graduações. Afinal de contas, o curso de Tecnólogo é superior. Por essa razão, estamos falando de alternativas de capacitação com diploma nesse patamar acadêmico.

Assim, é viável fazer a faculdade de Embelezamento e Imagem Pessoal ou então a de Estética, ou até mesmo ambas, caso queira expertise no assunto.

Aqui na Anhanguera, oferecemos os dois tipos de formação com um detalhe incrível para quem leva uma vida corrida: o curso na modalidade semipresencial.

Caso você tenha tempo para as aulas convencionais físicas, você tem essa escolha a seu alcance. O curso semipresencial é uma alternativa pioneira e visionária.

Afinal, o estudante vai à faculdade uma vez por semana. Nessa ocasião, ele assistirá às aulas ao vivo em teleconferência e poderá sanar quaisquer tipos de dúvidas.

Além disso, há muito material didático disponível na plataforma online, com tutores para guiar os estudos. Já em fóruns digitais, os matriculados podem interagir uns com os outros. Vamos dar uma olhadinha em ambos os cursos da faculdade Anhanguera?

Embelezamento e Imagem Pessoal na Anhanguera

O curso de Embelezamento e Imagem Pessoal da Anhanguera inclui aulas práticas em laboratórios modernos. Assim, nossos estudantes aprendem ao vivo como realçar a beleza de cada indivíduo de forma plena (cabelo, face e corpo). Além disso, ensinamos terapias manuais e alternativas.

Nossa intenção é colocar no mercado de trabalho profissionais que melhorem a saúde, o bem-estar e a autoestima dos cidadãos.

Assim, trata-se de uma carreira com grande influência no equilíbrio psíquico do ser humano. Veja exemplos de ensinamentos importantes para a carreira que você vai aprender conosco:

  • etiqueta social e profissional;
  • como associar tendências da moda com as características e as necessidades de cada cliente;
  • como maquiar com estilo profissional;
  • metodologias modernas de visagismo (técnica para embelezar o rosto por meio de corte de cabelo, de tratamentos faciais e de truques de make).

Estética e Cosmética na Anhanguera

No entanto, aqui na Anhanguera, você pode escolher ainda o curso de Estética e Cosmética. Neste caso, o aluno também assimila noções completas de Estética e do uso de produtos para favorecer tratamentos capilares, faciais e corporais.

O estudante aprende ainda a usar equipamentos específicos do setor. Veja alguns dos conhecimentos obtidos nessa modalidade de graduação:

  • Anatomia;
  • Fisiologia;
  • Cosmetologia;
  • Química capilar;
  • Recursos Estéticos Aplicados a Tratamentos Faciais;
  • Estética e Saúde.

Venha estudar com a gente!

Tanto o curso de Embelezamento e Imagem Pessoal como o de Estética e Cosmética abrem muitas portas para um futuro melhor. Afinal de contas, além do diploma de ensino superior, estamos falando de um setor que está em expansão há muitos anos. É a chance concreta de ter um salário melhor em um nicho praticamente imune a crises. E tem mais: se preferir, você terá a opção de montar seu próprio negócio.

Contudo, nada disso vai acontecer se você não entrar para a faculdade, não é mesmo? Quer saber como dar o primeiro passo e mudar de vida? Inscreva-se no vestibular agora mesmo!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 18

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados