Faculdade digital: dá para estudar EAD pelo celular?

moça estudando pelo celular

Os avanços tecnológicos do setor de comunicação permitiram uma grande mudança na rotina das pessoas. Afinal, agora conseguimos realizar diversas tarefas utilizando apenas um smartphone, mas será que também dá para estudar EAD pelo celular?

Um grande diferencial do ensino a distância é justamente possibilitar ao aluno estudar onde ele quiser, mas quem escolhe a faculdade online costuma ter essa dúvida. Se esse dispositivo tem acesso à internet, ele também pode ser útil na hora de conferir o material de estudo no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), certo?

[hubspot type=cta portal=8726768 id=88859da9-6c47-43d9-8456-25513826b9c4]

Se você também não tem certeza e está curioso para saber, então, continue lendo este artigo! Nele explicaremos se você pode ou não estudar utilizando o seu celular e esclareceremos outros detalhes importantes, para que você consiga cumprir todos os prazos da sua faculdade a distância. Acompanhe!

Qual o principal diferencial do EAD?

Quando surgiram as faculdades a distância, muita gente ficou em dúvida sobre a qualidade do ensino oferecido por elas. Afinal, como seria possível formar um aluno sem que ele estivesse na presença de um professor em sala de aula?

Toda essa desconfiança foi acabando com o passar do tempo, uma vez que a modalidade EAD é regulamentada pelo Decreto nº 9.057, dando suporte legal às instituições que oferecem esse tipo de graduação. Além disso, as pessoas começaram a ver que, realmente, há um diferencial nos cursos online.

Essa modalidade de ensino tem a grande vantagem de ser muito flexível, permitindo que o aluno faça o seu próprio ritmo de estudos e acesse os materiais onde estiver. Assim, ele pode fazer a leitura de livros e de artigos, assistir a videoaulas e realizar trabalhos, atividades e avaliações sem sair de casa.

No caso daqueles que trabalham ou têm uma rotina muito compromissada, aqui na Anhanguera, esses alunos desfrutam ainda o benefício de poder acessar o AVA por meio de qualquer dispositivo conectado à internet — e isso inclui os smartphones.

É justamente essa facilidade que faz com que as graduações a distância sejam tão atrativas. Elas são uma excelente opção para quem precisa trabalhar e estudar e também para aqueles que têm família e filhos e não podem se dedicar por muitas horas diariamente à sua graduação.

Outra vantagem da modalidade EAD é o fato de você poder fazer uma faculdade que está um pouco mais distante da sua casa, uma vez que não será necessário estar em sala de aula todos os dias. Então, pode fazer o curso que deseja mesmo que ele não esteja muito perto de você.

É possível estudar pelo celular?

A boa notícia para quem deseja ingressar no ensino superior fazendo um curso à distância é que dá para estudar EAD pelo celular. Você consegue cumprir suas tarefas da faculdade mesmo se estiver dentro do ônibus, tomando um café, aguardando o metrô ou em qualquer outro lugar que permita acesso à internet.

As boas faculdades, que oferecem cursos semipresenciais e 100% online, otimizam o Ambiente Virtual de Aprendizagem para que ele seja compatível com dispositivos móveis. Desse modo, sua tecnologia também envolve os aparelhos celulares, para que o aluno tenha ainda mais flexibilidade na hora de estudar.

No entanto, considere que, embora seja possível fazer esse acesso ao AVA, e existam adequações nos sites para que eles sejam visualizados em telas maiores ou menores, as funcionalidades podem ficar limitadas nos smartphones.

Isso significa que dá para estudar EAD pelo celular, mas que você não conseguirá cumprir todos os conteúdos utilizando apenas esse dispositivo. Em alguns momentos, haverá necessidade de utilizar um notebook ou um desktop.

Sendo assim, pelo celular, você conseguirá acessar as apostilas, os livros-textos, conferir materiais complementares indicados pelo professor e também assistir às videoaulas. Ou seja, pode estar a par de toda a teoria da disciplina que precisa estudar.

No entanto, algumas pesquisas, questionários, avaliações e mesmo a entrega de trabalhos muitas vezes requerem o uso do computador, conforme explicamos. Então, é preciso ter a ciência de que, de tempos em tempos, precisará utilizar este dispositivo, uma vez que o celular não será suficiente.

Não tenho um computador. E agora?

Para alguns estudantes isso pode ser um problema porque, como o celular possibilita acesso à internet, nem sempre eles sentem necessidade de adquirir um computador. Então, sem esse equipamento em casa, o que pode ser feito para cumprir todas as atividades do curso?

Não se preocupe se esse é o seu caso. Aqui na Anhanguera, damos esse suporte para os alunos por meio de laboratórios de informática. Assim, disponibilizamos um espaço, bem como computadores, para que os alunos acessem o seu Ambiente Virtual de Aprendizagem sem precisar recorrer a amigos ou lan houses.

Como funcionam as estruturas dos polos presenciais?

Algumas pessoas ainda têm certa insegurança com as graduações a distância por causa da impressão que sentem de estarem sozinhas durante os estudos. Mas isso não é verdade, porque, para matricular-se em um curso como esse, é preciso recorrer a um polo de apoio, ou seja, a uma unidade que representa a instituição de ensino.

O polo é um espaço físico onde você pode realizar serviços de secretaria, conversar com o tutor e, em alguns casos, consultar uma biblioteca com obras físicas. Assim, você tem ali todo o suporte de que precisa para fazer a sua faculdade.

Lembrando que isso também é possível pela internet, já que o ambiente virtual de aprendizagem disponibiliza todos esses serviços e ainda uma tutoria online 24 horas. O aluno pode conversar com a equipe da instituição, seus professores, o coordenador do curso e até mesmo colegas, tudo por meio de fóruns.

Ao optar por um curso EAD Anhanguera, além de tudo isso, você também terá à sua disposição computadores para realizar as atividades mais complexas, tudo de forma organizada e muito intuitiva, com uma tecnologia que favorece o acesso. Como existem diversos polos em várias cidades do Brasil, você só precisa se matricular naquele mais perto da sua residência.

Desse modo, no dia a dia, dá para estudar EAD pelo celular em sua casa fazendo seu próprio horário, a fim de cumprir as tarefas mais simples respeitando os prazos da disciplina. Sempre que houver necessidade de executar tarefas mais específicas, basta recorrer ao seu polo e utilizar o equipamento que está à sua disposição.

Quer saber mais detalhes sobre como funciona o ensino a distância? Então veja este outro artigo que mostra como as disciplinas interativas são cumpridas na prática!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 95

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados