Marketing Digital: Descubra tudo dessa graduação

curso de marketing digital

Segundo dados de pesquisas do IBGE, desde 2021, a internet já é acessível em 90% das casas brasileiras. Através desse dado fica fácil chegar a conclusão de que esse desenvolvimento trouxe mudanças em outras áreas, e isso inclui o mundo das vendas.

A melhor forma de efetivar um negócio era através daquilo que conhecemos como “boca a boca”. Hoje existem diversas ferramentas que possibilitam que a propaganda de determinado produto ou serviço chegue na casa de milhares de pessoas através da televisão, dos jornais e revistas, e é claro, da internet.

No texto de hoje vamos te apresentar o mundo do Marketing Digital de um jeito que você nunca ouviu falar. Descubra hoje mesmo se essa é a carreira ideal para o seu perfil e para a sua vida. 

Como é a graduação de Marketing Digital?

A graduação de Marketing Digital é um curso de nível superior do tipo Tecnólogo, ideal para quem tem pressa de ingressar no mercado de trabalho. Se o Marketing consiste em compreender a necessidade dos clientes e criar estratégias para suprir essas necessidades e vender determinada marca, o Marketing Digital consiste em fazer isso através das mídias sociais.

Através do curso de Marketing Digital o profissional terá acesso a conteúdos como:

  • SEO e SEM
  • Marketing de Conteúdo
  • E-mail Marketing
  • Inbound Marketing
  • Publicidade Online
  • Estratégias de Marketing Online
  • Estratégias de Inbound Marketing
  • Tendências em Publicidade Online
  • Análise de Dados Digitais
  • Estratégias Digitais
Pessoa acessando google em notebook
Alguns dos principais conteúdos vistos em Marketing Digital são SEO e SEM

Quais os tipos de Graduação em Marketing Digital?

Os tipos de graduação em Marketing Digital são Tecnólogo, Técnico e Pós-graduação. Sendo o Tecnólogo o mais comum e também o mais oferecido nas instituições de ensino.

Bacharelado em Marketing Digital

O curso de Marketing Digital não está disponível na versão bacharelado. No entanto, é válido ressaltar que o curso tecnólogo possui a mesma caracterização de uma licenciatura ou bacharelado, o diploma possui, inclusive, a mesma validade.

Além disso, se você não quiser abrir mão de um bacharelado nessa área, o curso de Marketing pode ser uma boa opção. Confira aqui as principais características dessa graduação. Outra opção, também disponível na grade de cursos da Anhanguera na modalidade bacharelado e que tem tudo a ver com essa área é a faculdade de Publicidade online.

Licenciatura em Marketing Digital

A licenciatura é um tipo de graduação direcionada principalmente para os profissionais do Marketing Digital que desejam atuar em salas de aula, seja do ensino fundamental ou médio, seja de cursos do nível superior e técnico.

Embora as universidades ainda não tenham disponibilizado essa modalidade de graduação para o curso de Marketing Digital, é possível encontrar alguns cursos de nível profissionalizantes voltados para profissionais que desejam atuar no segmento educacional. Além disso, através da graduação em Marketing Digital, você vai aprender conteúdo suficiente, inclusive para ensinar a outras pessoas.

Tecnólogo de Marketing Digital

O curso tecnológico de Marketing Digital faz parte do grupo das modalidades de Ensino Superior, juntamente com a licenciatura e o bacharelado. Entretanto, são voltados para áreas específicas, e por isso possuem uma duração mais curta. 

Essa é uma das características que tornam o curso de Tecnólogo de Marketing Digital tão atraente. Escolhendo esse curso você não vai precisar esperar de 4 a 6 anos para ter o seu diploma e muito menos para ter acesso a um mercado de trabalho promissor e que espera de braços abertos.

Equipe discutindo projeto de criação
O curso tecnólogo dura menos tempo e permite a entrada mais rápida no mercado de trabalho

A faculdade de Marketing Digital é boa?

A escolha da sua profissão é uma das mais importantes que você fará na vida e por isso, deve ser feita com cuidado. Mas, se você está procurando por uma faculdade que envolva marketing, tecnologia, inúmeras possibilidades de áreas de atuação e boa remuneração, a resposta é: sim! A faculdade de Marketing Digital é boa. 

Veja nos tópicos a seguir algumas características do curso que comprovam isso.

A faculdade Marketing Digital é aprovada no MEC?

Para saber se o curso de Marketing Digital em determinada Instituição de Ensino (IES) é aprovado ou reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), você pode realizar a consulta através do Portal do MEC.

No caso da Anhanguera, o curso de Marketing Digital, assim como outros mais de 360 cursos, é aprovado com conceito positivo pelo MEC.

Aprovação de Marketing Digital no Mercado

Se você tem dúvidas quanto à aprovação do curso de Marketing Digital no mercado, pare para pensar: você consegue imaginar a sua vida sem tecnologia, internet ou redes sociais? Saiba que se a resposta foi “não”, você faz parte do time da maioria, e graças a isso, essa é uma carreira tão promissora.

As pessoas estão cada vez mais conectadas e as empresas estão cada vez mais usando esse fato como ferramenta não apenas para vender, mas para gerar conexão com os seus clientes, fazendo com que os profissionais da área tenham seu trabalho cada vez mais procurado e reconhecido como uma das partes principais de qualquer negócio.

Se antes a concorrência estava até onde a visão do cliente alcançava, hoje o acesso à informação é irrestrito.

Guilherme de Bortoli – CEO da Orgânica
Casal fazendo compra online com cartão de crédito
O fato de as pessoas estarem mais conectadas faz com que surjam várias oportunidades de trabalhar com Marketing Digital

Qual o perfil ideal de aluno de Marketing Digital?

Se você é antenado, cheio de afinidade com tecnologia e internet, principalmente quando o assunto são mídias sociais, a graduação em Marketing Digital certamente se encaixa ao seu perfil.

Personalidade do aluno da área de Marketing Digital

A primeira característica de um bom profissional de Marketing Digital com toda certeza é ser um apaixonado por tecnologia, mas você sabia que alguns pontos relacionados à personalidade  podem te ajudar a se destacar ainda mais no mercado?

Conheça quais são elas:

  • Visão estratégica
  • Facilidade em se comunicar
  • Criatividade
  • Inovação
  • Bom raciocínio lógico
  • Habilidade para trabalhar em equipe
  • Boa escrita
  • Fácil adaptação

E se você não possui todas essas características ainda, não se preocupe, pois durante o ensino acadêmico muitas delas serão desenvolvidas. Até mesmo aquelas que você já possui, mas que são passíveis de melhora.

Equipe em reunião trabalhando em projeto
A pessoa que se forma em Marketing Digital precisa ter visão estratégica e saber trabalhar em equipe

Rotina de estudos para quem estuda Marketing Digital

A rotina de estudos para quem estuda Marketing Digital é muito similar a rotina de qualquer estudante matriculado em um curso universitário. O diferencial talvez seja a necessidade de ter autocontrole e disciplina, uma vez que por envolver redes sociais e tecnologias em geral, pode ser fácil se distrair e desviar dos estudos.

Entretanto, medidas como escolher o lugar específico para estudar, com uma boa iluminação, sem sons externos e livre de distrações vai fazer a diferença. Além disso, lembre-se de montar uma rotina acessível, de acordo com as suas necessidades. Lembra-se também de escolher a modalidade de estudo mais adequada para sua realidade.

Garota sentada em banco estudando com notebook
Para uma boa rotina de estudos, é importante encontrar um local tranquilo e tentar não se distrair

Quais as modalidades de estudo para Marketing Digital?

EAD, presencial ou semipresencial, eis a questão. Para te ajudar a escolher a melhor opção para cursar Marketing Digital fique atento às características, vantagens e desvantagens de cada uma delas.

Dá para fazer Marketing Digital EAD?

Sim, o curso de Marketing Digital está disponível para o curso de Marketing Digital. É inclusive a modalidade mais utilizada, o que era esperado, afinal tem tudo a ver com o curso.

A principal vantagem de escolher o curso nessa modalidade é usar a internet e a tecnologia como ferramenta principal para aprender, te deixando ainda mais familiarizado com o assunto. Além disso, cursando Marketing Digital EAD as chances de conciliar o curso com o trabalho, inclusive na própria área de marketing aumentam de forma considerável.

Você sabia que o mundo digital e acadêmico estão tão ligados, que atualmente existe o Diploma Digital, que agora está em expansão para além das faculdades?

Existe Marketing Digital Presencial?

Embora grande parte das universidades disponibilizem a graduação em Marketing Digital no formato EAD, é permitido cursá-lo de forma presencial, ainda que isso custe algumas horas a mais procurando. Mas lembre-se, sempre, de verificar se a universidade e o curso disponibilizado por ela são aprovados no MEC.

Tem Marketing Digital no modelo Semi Presencial?

Outro modalidade disponível para o curso de Marketing Digital é o semipresencial. Nesse modelo você faz grande parte das suas atividades de forma 100% online, mas participa de alguns encontros e programações presenciais.

Na Anhanguera o curso Tecnólogo de Marketing Digital está disponível tanto na modalidade EAD, quanto no modelo semipresencial. Escolher entre esses dois vai depender da sua necessidade ou não de interação com professores e colegas de curso de forma presencial.

Alunos reunidos em faculdade olhando projeto
Nessa modalidade, os alunos têm as vantagens do curso presencial e do online

Qual a duração e as matérias do curso de Marketing Digital?

A graduação em Marketing digital possui 4 semestres, com duração de 2 anos, totalizando aproximadamente 1.700 horas de carga horária obrigatória. Veja a seguir o que você vai aprender em cada um dos semestres.

1º semestre

  • Direito Cibernético
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Responsabilidade Social e Ambiental 
  • SEO e Redação para Web
  • Sociedade Brasileira e Cidadania

2º semestre

  • Digital Branding
  • Experiência do Usuário
  • Gestão Mercadológica na Era Digital
  • Mídia Online
  • Mídia Paga

3º semestre

  • Ações de Engajamento do Consumidor
  • Análise de Tendência de Mercado
  • Indicadores e Métricas
  • Métodos Quantitativos
  • Otimização de Plataformas Online (CRO)
  • Projeto de Extensão I – Marketing Digital

4º semestre

  • Brand Content
  • Empreendedorismo Digital
  • Gestão de Relacionamento com o Cliente
  • Projetos para Marketing Digital
  • Projeto de Extensão II – Marketing Digital
Martelo de juiz ao lado de notebook com luz azul e rosa por cima
Direito Cibernético é uma das matérias estudadas em Marketing Digital

Quais as possibilidades de especialização em Marketing Digital?

A principal forma de continuar crescendo e se desenvolvendo profissionalmente é se manter estudando, e por isso, existem as especializações. No caso de Marketing Digital existem diversas possibilidades de pós-graduação quem deseja se especializar em uma área específica desse ramo e continuar investindo em sua capacitação.

Entre elas:

  • Gestão de Marca
  • Mídia Online
  • Comunicação e Marketing
  • Negociação e Vendas
  • Pesquisa e Análise de dados
  • MBA em Marketing Digital

Quais as principais áreas para recém-formados?

As possibilidades de atuação para os profissionais de Marketing Digital, até mesmo para os recém-formados, são diversas.

Entre as principais áreas de atuação nós encontramos:

  • E-commerce
  • Social Media
  • Marketing de Influência
  • Marketing de Conteúdo
  • SEO
  • Gestão de Campanhas Digitais
  • Marketing de Influenciadores
  • Conteúdo Digital Estratégico
Mulher mostrando produto em live para seguidores
Marketing para influenciadores é uma área relativamente nova e muito promissora para quem se forma no curso

É melhor ingressar na faculdade pública ou privada?

Diversos fatores precisam ser levados em consideração na hora escolher a instituição onde você vai cursar a graduação de Marketing Digital. É necessário avaliar a avaliação de alunos e ex-alunos, a aprovação do curso pelo MEC, a modalidade ideal, e é claro, se será uma universidade pública ou privada.

E embora o valor da mensalidade não seja o principal critério no momento da sua escolha, ele é um dos mais importantes. É imprescindível pensar não apenas no momento da efetivação da matrícula, mas em todo período de duração do curso até a sua formação.

Faculdade Pública em Marketing Digital

Atualmente, infelizmente, nenhuma faculdade pública disponibiliza o curso de Marketing Digital. No entanto, é provável que com o decorrer do tempo e avanço da tecnologia e das profissões esse cenário mude.

A prova disso é que grandes universidades federais e estaduais, como USP, UNB, UFRJ e UFMG já disponibilizaram o curso de Marketing em seu catálogo.

Faculdade Privada para Marketing Digital

Diversas faculdades privadas possuem Marketing Digital em sua grade de cursos, principalmente na modalidade EAD, e a Anhanguera está entre as principais delas. Independente de ser pública ou privada, os fatores que devem ser observados são os mesmos.

Escolha uma instituição que assume o compromisso de dividir educação de qualidade, que respeita às suas individualidades, tudo isso aliado à economia, cobrando por um preço que cabe no seu bolso.

Jovem garota estudando com notebook e fone de ouvido em casa
Para escolher a faculdade ideal, é preciso avaliar a qualidade do curso e os seus objetivos

Quanto custa a graduação em Marketing Digital?

Por se tratar de um curso tecnólogo e com duração de apenas 2 anos, a graduação de Marketing Digital costuma ser bem abaixo das licenciaturas e bacharelados. O valor da mensalidade é bastante variável e vai depender de diversos fatores, como região, faculdade escolhida, modalidade de estudo e até mesmo da oferta e demanda.

Em geral, o custo médio da graduação de Marketing Digital atualmente é de até R$ 309,00. Se quiser conhecer os preços do curso por região, visite esse artigo.

Tem como conseguir Bolsa de Estudos em Marketing Digital

Para a alegria de muitos a resposta é: Sim, é possível conseguir uma bolsa de estudos em Marketing Digital. Para isso, existem duas opções principais. A primeira delas é através do Enem somado a um programa do Governo Federal chamado de Prouni, que disponibiliza bolsas estudantis integrais ou de 50% para os estudantes que alcançarem as melhores notas do Enem.

A outra opção é recorrer a sites especializados em encontrar e disponibilizar bolsas de estudo que deixam o valor da mensalidade muito mais acessível. O Quero Bolsa e o Educa Mais Brasil são dois exemplos desse tipo de site e também os mais conhecidos.

Além disso, você pode consultar o nosso site para descobrir se estamos com alguma campanha ou promoção para o curso que você está procurando.

Pessoa olhando para celular com tela do Prouni
O Prouni é um dos programas do Governo Federal que possibilitam o acesso à faculdade

Como entrar em Marketing Digital?

Se você já escolheu o curso, a modalidade do estudo e o tipo de faculdade, é hora de conhecer as formas de ingressar no curso de Marketing Digital e escolher qual das opções disponíveis mais fazem sentido para a sua realidade atual.

Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), embora tenha sido criado com o objetivo principal de avaliar o nível de qualidade do Ensino Médio, principalmente das escolas públicas, atualmente é a principal porta de entrada para o Ensino Superior e isso inclui o curso de Marketing Digital.

O candidato pode fazer uso da nota para concorrer a vagas em universidade públicas e a bolsas de estudo em faculdades privadas. Além disso, algumas faculdades privadas oferecem a opção do candidato fazer uso da nota do ENEM no momento da matrícula, livrando-o da necessidade de realizar o vestibular.

Sisu

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) é um programa de responsabilidade do MEC, que oferta vagas para a rede pública superior de ensino. Sendo assim, o aluno interessado no curso de Marketing Digital participa do ENEM e faz uso da nota para concorrer às vagas ofertadas pelo SISU. Essa será uma ótima opção quando as faculdades públicas disponibilizarem a graduação de Marketing Digital em sua grade.

Vestibular para Marketing Digital

O vestibular é um processo seletivo realizado pela própria instituição onde o aluno escolheu cursar Marketing Digital, e até pouco tempo atrás essa era a única forma de ter acesso ao ensino superior.

As provas dos vestibulares são extremamente mais simples que provas como a do ENEM. Outro fator relevante é a diferença em relação à concorrência. Cada instituição possui o próprio processo de vestibular, mas no geral, são provas com temas relacionados a atualidade, assuntos básicos e por vezes, questões específicas sobre o curso escolhido ou uma redação simples.

Em alguns casos é possível, inclusive, realizar o vestibular sem precisar sair de casa. E mais uma vez eu preciso te avisar que a Anhanguera faz parte desse time que tem o objetivo de viabilizar a realização dos seus sonhos.

Quais as exigências para se formar em Marketing Digital?

Agora que você já conhece o curso de Marketing Digital, as matérias que fazem parte da grade curricular, a duração e até as áreas em que pode trabalhar, é hora de falar sobre as exigências que você precisa cumprir para receber o seu diploma sem passar nenhum “perrengue”.

Marketing Digital exige estágio obrigatório?

Se você achou que já estava bom demais para ser verdade, eu vou te contar outra qualidade do curso Tecnólogo de Marketing Digital: O estágio é não-obrigatório. O que significa que você pode realizar o estágio com o intuito de colocar em prática  que você aprendeu na prática, ganhar mais experiências e consequentemente mais confiança.

No entanto, a não realização do estágio não vai impactar ou impedir na sua formação ou na retirada de seu diploma ou comprovante de conclusão.

Mulher mostrando documento a jovem estagiária
O estágio em Marketing Digital não é obrigatório, mas é bastante útil para a carreira

Enade para Marketing Digital

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) foi criado com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos de Ensino Superior, como Marketing Digital. Todos os anos acontece uma espécie de rodízio entre os cursos que serão analisados, para garantir que todos participem.

Em 2022 Marketing Digital estava entre os cursos selecionados para serem avaliados, e nesse caso, a participação dos alunos do curso foi obrigatória. A não realização da prova do Enade pode impactar negativamente na conclusão do seu curso.

Você pode consultar provas e também os resultados antigos do Enade através do próprio site.

TCC de Marketing Digital

No curso de Marketing Digital o aluno precisa realizar um trabalho para conclusão do curso, no entanto, este não precisa ser necessariamente o famoso TCC ou uma monografia. Na verdade, é uma espécie de projeto integrado ou projeto de extensão.

É através desse projeto que o aluno tem a oportunidade de aplicar todos os conhecimentos adquiridos no decorrer do curso. A realização desse projeto pode inclusive auxiliar o aluno na aquisição de experiência, uma vez que o trabalho deve reproduzir situações do cotidiano do profissional de Marketing Digital.

Considerando que o aluno pode chegar ao final do curso sem realizar o estágio, essa experiência é convenientemente útil.

Vale a pena se formar em Marketing Digital?

É provável que depois de ter acesso a cada detalhe desse curso, você já tenha a resposta dessa pergunta. Sim, vale muito a pena se formar em Marketing Digital, sobretudo se esse é o seu sonho.

Se você procura um curso que vai direto ao ponto, com curta duração, possibilidade de estudar e trabalhar no conforto da sua casa, e é claro, se você é um amante da tecnologia e principalmente das redes sociais, esse curso foi feito para você.

Instituições como a ABRADI (Associação Brasileira dos Agentes Digitais), AMPRO (Associação de Marketing Promocional) e FENAPRO (Federação Nacional das Agências de Propaganda) recomendam não apenas a graduação em Marketing Digital, mas a busca contínua por especializações, considerando que no mundo digital sempre há algo para aprender.

E se você está planejando fazer a sua segunda graduação, mas não tem certeza do que te espera, dá uma conferida nesse artigo com dicas incríveis para uma transição de carreira certeira e nada traumática.

Mulher escrevendo em caderneta diante de notebook com gráficos
Além do curso de Marketing Digital, é importante manter a formação continuada, pois se trata de uma área bastante dinâmica

Salário para formados em Marketing Digital

Além do leque de áreas de atuação e do alto volume de vagas disponíveis no mercado, a área de Marketing Digital oferece muitas oportunidades de crescimento. Isso significa que quanto mais o profissional adquire experiência ou qualificação, maiores as chances de alcançar cargos e salários maiores.

Um analista, por exemplo, costuma receber em média R$ 3.336,52, enquanto um gerente de Marketing Digital pode receber aproximadamente R$ 6.102,00. Outra vantagem é que o profissional desse ramo possui autonomia e pode trabalhar de diferentes formas, em agências, oferecendo consultoria ou quem sabe até mesmo abrindo a própria agência, tudo isso interfere diretamente no salário final.

Investimento Vs Retorno do Marketing Digital

A graduação de Marketing Digital é, sem dúvida alguma, um investimento com alto valor de retorno. Não apenas financeiro, mas também em relação à qualidade de vida pessoal e profissional.

A possibilidade de escolher se prefere trabalhar em regime presencial ou em home office, a área que você mais se identifica para atuar, as diversas possibilidades de crescimento, além de é claro, um salário muito acima da média quando comparado a profissões mais tradicionais ou conhecidas.

O investimento no curso, é considerado baixo, em comparação aos bacharelados e licenciaturas disponíveis no mercado.

Saiba também: no Papo Reto, conheça mais sobre as áreas de atuação no Marketing Digital!

Por que cursar Marketing Digital na Anhanguera?

Ao escolher o curso de Marketing Digital e realizar a sua matrícula em uma instituição de ensino superior, o aluno está entregando não apenas o próprio futuro acadêmico e profissional, mas os seus sonhos, nas mãos dos profissionais que nela trabalham. E nessas horas, nada melhor do que poder contar com 15 mil profissionais capacitados e com uma faculdade que possui mais de 25 garantindo um ensino de qualidade.

Vestibular online, possibilidade de usar a nota do ENEM e até a opção de transferência gratuita de outra instituição. Não perca mais tempo, inscreva-se no nosso vestibular e faça parte da faculdade que é referência quando o assunto é tecnologia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.5 / 5. Número de votos: 153

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!