Como avaliar se o corpo docente da faculdade é de qualidade?

comoavaliarseocorpodocentedafaculdadeedequalidade

O corpo docente de uma faculdade é responsável, principalmente, por transmitir seus conhecimentos, a fim de contribuir com seus alunos, formando-os para o mercado — esse processo inclui esclarecer dúvidas, preparar planos de aula e monitorar o engajamento da turma. Por isso, avaliar o currículo e a experiência dos professores é um passo fundamental antes de optar por uma instituição de ensino superior.

Até porque, sem bons educadores as chances do processo de aprendizagem ser impactado negativamente é alta, prejudicando o desempenho dos alunos como um todo. Assim, uma série de aspectos deve ser analisada para certificar-se de que o curso oferecerá a qualidade que promete.

Ficou curioso? Então, continue a leitura e saiba qual é a importância e como avaliar o corpo docente de uma faculdade. Acompanhe!

O que é corpo docente da instituição e por que avaliá-lo?

O corpo docente de uma faculdade é formado por um grupo de professores responsáveis por guiar a educação de seus alunos. Sua prática pedagógica empregada deve conseguir atender às demandas de ensino, além de auxiliar cada um dos estudantes a alcançar melhores resultados de aprendizagem.

Nesse contexto, a avaliação do corpo docente de uma instituição se mostra como uma garantia para o aluno, que consegue confirmar se o plano de ensino está sendo implementado de maneira eficaz. Além disso, é possível entender como a qualificação de cada professor pode contribuir para sua formação teórica e prática, auxiliando no desenvolvimento de habilidades e competências.

Pontos como nível de especialização, área de formação compatível com a de atuação e boa didática são essenciais para que os conteúdos do curso sejam transmitidos adequadamente. Aqui, na Anhanguera, nosso corpo docente é formado por profissionais pós-graduados e especialistas nas áreas em que atuam, além de serem ótimas referências para os alunos. Perfeito, não é mesmo? Descubra, a seguir, como avaliar se esses aspectos são evidenciados!

Como avaliar se o corpo docente da faculdade é de qualidade?

Para avaliar o corpo docente da instituição, a principal dica é fazer uma visita à faculdade, conhecendo os educadores pessoalmente. Porém, caso isso seja inviável, você pode fazer isso da sua casa mesmo. Veja como!

Avalie o currículo dos professores

Faça uma pesquisa na internet e analise o currículo acadêmico dos professores na plataforma Lattes. No site, são listadas todas as atividades e experiências que o profissional realizou dentro do âmbito de ensino e pesquisa, além de seus títulos, os eventos dos quais participou, as faculdades em que lecionou etc.

Entenda a vivência acadêmica

Entender a vivência acadêmica do profissional também é um passo imprescindível, pois o permitirá analisar como é a atuação do docente em sala de aula e quais são os diferenciais que ele oferece para os alunos. Até porque, quanto mais experiência o professor tiver, mais conhecimentos relevantes ele terá para transmitir aos discentes. Por isso, verifique seus registros de trabalhos acadêmicos e eixos de pesquisa seguidos e verifique a participação em eventos e congressos etc

Verifique a experiência de mercado

O LinkedIn é a plataforma ideal para descobrir quais foram as vivências do profissional. Por exemplo, se um professor do curso de Engenharia está ativo no mercado de trabalho como engenheiro, ele terá, além do conteúdo teórico, muitas experiências práticas e real conhecimento da situação que os alunos encontrarão ao se formar. Interessante, concorda?

Converse com seus antigos alunos 

Antigos alunos são as pessoas mais indicadas para dizer como o professor se comporta em sala de aula e como se dá a sua prática pedagógica. Você deve procurar saber, por exemplo, se os conteúdos são explicados claramente, se a dinâmica é diversificada e, também, se o docente se mostra acessível para tirar dúvidas e orientar os estudantes.

Entenda os diferenciais de cada docente

Por fim, entender os diferenciais que cada educador oferece é outro aspecto que deve passar pela avaliação. Isso porque as melhores faculdades geralmente reúnem os grandes profissionais, o que pode fazer com que você tenha uma formação ainda mais valorizada e reconhecida por gestores empresariais no momento de conseguir uma vaga de emprego.

O corpo docente é o principal responsável por partilhar o conhecimento e orientar adequadamente os alunos para que apresentem um bom desempenho estudantil, não é mesmo? Portanto, a instituição de ensino deve ser capaz de oferecer uma prática pedagógica que garante a autonomia intelectual de seus discentes e, também, o aperfeiçoamento de seus talentos, fazendo com que tenham acesso a uma formação mais consistente e completa.

Gostou do conteúdo? Então, siga a Anhanguera nas redes sociais! Estamos no Facebook, Twitter, YouTube e LinkedIn.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.3 / 5. Número de votos: 8

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados