Vale mais a pena fazer concurso público ou vestibular?

Vale mais a pena fazer concurso público ou vestibular?

Entrar na faculdade parece o caminho mais comum após completar o ensino médio, mas ele não é o único. As vagas de concurso público também são bem atraentes para quem busca bons salários e quer construir uma carreira profissional de sucesso. Resta saber, então, como resolver a dúvida: estudar para o concurso público ou vestibular?

Essa pode ser uma decisão particularmente difícil para quem está saindo do ensino médio ou para jovens que estão infelizes na atual graduação. Até porque é preciso considerar uma série de fatores sobre a vida profissional e pessoal. Afinal, é o seu futuro que está em jogo nessa escolha!

Mas, embora pareça uma decisão difícil, ela não é impossível. A saída é considerar as vantagens de cada opção e, no final, descobrir qual é a melhor para sua trajetória. Neste post, vamos explicar quais são as vantagens e como tomar essa importante decisão. Confira!

Quais são as vantagens de fazer concurso público?

Servidores públicos federais, estaduais e municipais contam com vários benefícios exclusivos e possibilidades de crescimento. Confira a seguir.

Estabilidade

A estabilidade é um dos benefícios que mais motivam os candidatos de concursos públicos no Brasil. Afinal, ao contrário dos empregos na iniciativa privada, nos quais você pode sofrer uma demissão a qualquer momento, um servidor que ingressa na carreira pública ganha estabilidade após 3 anos no cargo.

Após os três anos iniciais, o servidor público só pode ser demitido se cometer faltas graves, que ainda oferecem a possibilidade de recurso e direito à defesa.

Networking

Vagas de servidor público, sejam elas de nível municipal, estadual ou federal, costumam ir além de barreiras geográficas e receber candidatos espalhados pelo país inteiro. Por isso, ter a aprovação em um concurso público pode ser uma excelente oportunidade de trocar experiências com profissionais oriundos de várias culturas.

Aposentadoria

No geral, a aposentadoria dos servidores públicos é mais elevada quando comparada à dos profissionais que atuam na iniciativa privada, que se aposentam pelo regime do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os servidores aproveitam um sistema previdenciário próprio, que varia de acordo com o nível municipal, estadual e federal.

De todo modo, os servidores precisam seguir alguns requisitos para garantirem o direito à aposentadoria, como alcançar a idade mínima, ter um tempo de contribuição suficiente e alcançar o tempo mínimo de exercício no cargo público.

Por que investir em uma graduação para concurso?

Como você deve saber, não é preciso ter um diploma de nível superior para fazer concurso público no Brasil. Existem vagas para servidor público que aceitam candidatos com o nível médio completo.

No entanto, quando comparamos as duas opções, fica claro que vagas de nível superior oferecem benefícios mais atrativos e recompensadores do que vagas de nível médio.

Abaixo, vamos explicar mais detalhes sobre por que vale a pena investir no vestibular para realizar uma graduação e, depois, fazer concurso público.

Salários maiores

No geral, a carreira pública costuma oferecer melhores salários do que a iniciativa privada. Porém, comparando cargos de nível médio com cargos de nível superior, a distância pode ser ainda maior. A regra é: quanto maior é a qualificação profissional, maior tende a ser o salário do profissional.

Menor carga de trabalho

Vagas de nível médio costumam ter uma carga horária comercial, na qual o trabalhador precisa atuar durante 8 horas por dia, em todos os dias da semana. Em contrapartida, as vagas de nível superior contam com cargas de trabalho mais flexíveis, com dias intercaláveis para a atuação.

Possibilidades de crescimento na carreira

Quem foi aprovado em um cargo público de nível superior passa a desfrutar de promoção de cargos e salários, além de progressão na empresa conforme o tempo de serviço. Em boa parte dos cargos em órgãos públicos, o profissional pode ganhar novas responsabilidades e crescer na hierarquia de acordo com sua qualificação.

Investir na própria formação, por exemplo, é uma das formas de estimular o crescimento profissional no serviço público. Participar de processos de aprimoramento e atingir metas internas do setor pode garantir uma gratificação salarial, mesmo que isso não signifique uma mudança de cargo.

Quais faculdades são indicadas para quem quer fazer concurso?

As faculdades mais indicadas para quem deseja prestar concurso público são aquelas que aparecem com mais frequência nos editais.

Muita gente quer entrar no serviço público, mas comete o erro grave de tentar todo tipo de prova. Essa falta de foco prejudica a absorção de conhecimento e a qualidade da preparação.

Escolher um curso superior no qual focar para estudar para o vestibular é uma excelente maneira de focar uma área e organizar suas prioridades. Se você tem receio de não ser aprovado no vestibular, pode ficar tranquilo: além de diferentes formas de ingresso, inclusive com nota do Enem, há ainda a possibilidade de ser suplente, o que aumenta as chances de conseguir uma vaga.

Confira, a seguir, uma lista de cursos com grande frequência nos editais de concurso público:

É possível conciliar estudo para concurso e faculdade?

Se até aqui a escolha entre estudar para concurso público ou vestibular parece quase impossível, ainda existe a possibilidade de conciliar as duas opções, o que depende de muita disciplina e planejamento da rotina.

A princípio, pode parecer uma ideia absurda, porque a preparação para um concurso e os estudos da faculdade exigem, nos dois casos, horas de dedicação e foco. Para dar conta, seria preciso ter o máximo de flexibilidade em ambos os compromissos.

Estudar na modalidade a distância é uma maneira de amenizar a pressão da rotina estudando para concurso público e vestibular. Você faria tudo de casa, com total disponibilidade para escolher os próprios horários e lidar com imprevistos e urgências.

Mesmo assim, é claro que não seria a rotina mais fácil do mundo. Mas o fato é que o esforço seria extremamente recompensador. Pense na possibilidade de disputar vagas de concurso público para nível superior e, assim que sair da graduação, ter uma aprovação!

Ah, uma dica excelente para otimizar a rotina de estudos para concursos públicos é contar com professores qualificados que atuem em instituições reconhecidas no mercado. Por isso, sugerimos que você conheça a LFG Concursos, parceira da Anhanguera.

Comece a construir sua trajetória agora!

Este post trouxe algumas dicas para quem está na dúvida se deve estudar para concurso público ou vestibular. Resumindo, não é uma decisão fácil. Porém, como vimos, a opção que se mostra mais vantajosa é, primeiro, investir na graduação e, em seguida, disputar vagas no concurso público que ofereçam benefícios e salários acima da média.

Que tal começar a construir sua trajetória agora mesmo? Baixe nosso guia sobre as principais carreiras públicas e aprenda como crescer nesse setor!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados