Por que concluir o ensino médio é importante? Por que não parar aí?

ensino-medio-completo

O ensino médio é a última etapa da educação obrigatória no Brasil. Mesmo assim, muitas pessoas não chegam a terminar essa fase da escolaridade. Esse é um desafio a ser enfrentado em todo o país, já que o diploma é fundamental para ingressar no mercado de trabalho.

A falta de estudo impacta diretamente os índices de desemprego e de pobreza no país. Em muitos casos, a necessidade de trabalhar é o motivo que atrapalha muitos estudantes. De fato, ter que conciliar a vida profissional com a acadêmica pode ser desafiador.

Confira o artigo a seguir e saiba por que é importante ter o ensino médio completo!

É essencial concluir o ensino médio?

Sim. É essencial concluir os estudos básicos — e os motivos são muitos. Em primeiro lugar, não podemos deixar de considerar que ele é a etapa final da educação obrigatória. Ou seja, as pessoas que não chegam ao fim do ensino médio acabam ficando mais restringidas de conseguir boas vagas e salários.

Na educação básica, os conhecimentos estão divididos entre todos os níveis de ensino. Assim, concluir apenas o nível fundamental faz com que muitas pessoas apenas tenham contato com conhecimentos essenciais.

A formação do ensino médio está muito relacionada com a fase da adolescência. Abandonar os estudos nessa etapa para trabalhar, por exemplo, fere os direitos das pessoas que estão se preparando para a vida adulta.

Além dos aspectos educacionais e sociais, concluir o ensino médio está relacionado, ainda, à busca por mais sucesso profissional. A escolarização é um dos fatores que mais influenciam o salário recebido pelos profissionais brasileiros. E não se deve apenas ao salário: a empregabilidade e as condições de trabalho são melhores para quem termina a educação básica.

Outro ponto que mostra o quanto é essencial ter o ensino médio completo é que o diploma de conclusão é um requisito para a entrada em uma faculdade. Os processos seletivos para cursos superiores têm como principal requisito a formação no ensino médio, o que acaba impossibilitando a chance de muitas pessoas.

5 motivos para você ter ensino médio completo 

Concluir o ensino médio é essencial para quem busca melhores oportunidades e condições de empregabilidade. Sem o diploma, as opções de crescimento ficam bastante restritas. 

Inclusive, em tempos de crise, é preciso ter uma mínima formação para não ficar atrás da concorrência, concorda? O mercado de trabalho está bastante exigente e, sem o ensino médio, o candidato pode ter dificuldades de ter acesso à vagas que pagam mais do que um salário mínimo.

Veja, a seguir, 5 motivos que explicam por que o diploma de ensino médio é tão relevante para a sua trajetória profissional!

Aumentar a empregabilidade

A conclusão dos estudos na formação básica é um requisito mínimo para o aumento da empregabilidade e para ter acesso a salários mais altos. Geralmente, quem tem o ensino médio completo ganha mais do que alguém que parou no ensino fundamental. 

Esse é um requisito, por exemplo, para concorrer em diversos processos seletivos, como os de vestibular e concursos públicos. Em cargos de nível médio, a remuneração também é maior do que as vagas de menor escolaridade.

Ser promovido

Da mesma forma, para melhorar a vida profissional e conseguir cargos com bons salários no mercado de trabalho, é essencial ter o ensino médio completo. Assim, é possível melhorar a vida financeira, conquistar diferencial e se tornar mais valorizado diante dos recrutadores.

O ensino médio acaba se tornando um passaporte mínimo para as atuais vagas de emprego. O diploma de escolaridade garante que você tem as condições mínimas de competição em um processo de seleção, por exemplo.

Realizar concursos públicos

Os concursos públicos, além da alta remuneração, oferecem estabilidade, benefícios trabalhistas, férias remuneradas, entre outras diversas vantagens. No entanto, só é possível participar dos principais processos seletivos para concursos se você tem o ensino médio completo.

A carreira pública é um meio seguro de permanecer no mercado de trabalho, por isso, a opção tem sido a aposta de muitas pessoas que querem ter sucesso na carreira. As condições profissionais do setor público, são, sem dúvidas, extremamente atrativas.

Ingressar na carreira militar 

Seu sonho é ingressar em um órgão para seguir carreira militar no Brasil? Pois saiba que é fundamental ter o diploma de ensino médio para se candidatar a uma vaga. Até porque são poucas as escolas que oferecem ingresso para formação de nível fundamental.

Assim como o serviço público, a carreira militar é bastante atrativa para quem está concluindo os estudos, já que oferece remuneração, alojamento, férias, possibilidade de ascensão no mercado de trabalho, entre outros benefícios. 

Fazer um curso superior

Um dos grande motivos que fazem muitos estudantes terminarem o ensino médio é para se inscrever em um vestibular ao final do ciclo básico de escolaridade. Contar com um diploma de ensino superior é um dos fatores que mais diferenciam os candidatos no mercado de trabalho em diferentes áreas de atuação.

Sem a conclusão do ensino médio, no entanto, é impossível se inscrever em um vestibular. Fazer uma faculdade oferece a possibilidade de desenvolver qualificação profissional, um fator extremamente importante no momento de buscar uma vaga de emprego. 

Por que o ensino médio não é suficiente?

Hoje em dia, diversas pessoas têm dificuldade de concluir os estudos na educação básica justamente por terem que se dedicar a alguma ocupação profissional. Assim, adolescentes, jovens e adultos enfrentam o adiamento da sua formação no ensino médio.

Entretanto, a conclusão dele é algo necessário para ter melhores salários e condições de trabalho. Com isso, podemos dizer que quem abre mão do fim do ensino médio para trabalhar e ganhar dinheiro não está fazendo algo benéfico.

Aliás, nem mesmo a conclusão do ensino médio é garantia de boas oportunidades de trabalho. Apesar de gerar salários maiores do que os recebidos por quem tem somente o ensino fundamental concluído, isso não é suficiente para obter sucesso na carreira.

Continuar se qualificando, por meio de uma faculdade ou curso técnico, é o caminho ideal para quem deseja crescer profissionalmente e ter rendimentos maiores ao longo do tempo. Veja um exemplo: enquanto a média salarial de um auxiliar em Enfermagem é de R$ 1.859,74*, o enfermeiro graduado recebe em média R$ 3.474,00*.

https://estudos.vestibulares.com.br/qual-modalidade-de-curso?utm_medium=rock-convert&utm_source=banners&utm_campaign=presencial_100_ead_ou_semipresencial_em_qual_vou_me_adaptar_melhor&_gl=113oqgak_gaMjU0NTk3Nzg3LjE2NjM3ODI0Nzc._ga_ZGZ1ZL5TB5*MTY3MDMyNjMzMy41OC4xLjE2NzAzMzAwMzUuNDUuMC4w

O contexto das demais profissões no Brasil também mostra que profissionais com ensino superior ganham em média o dobro de quem não fez faculdade. Assim, concluir os estudos na escola é muito importante, mas é preciso também pensar sobre o que fazer depois do ensino médio.

Qual é a importância do ensino superior?

Depois de analisar a realidade do país, vale a pena começar a planejar o que você vai fazer quando tiver com o ensino médio completo. Escolher um curso superior é uma ótima estratégia para planejar sua carreira — especialmente optando por uma faculdade de qualidade.

Estudar em uma instituição de excelência, como a Anhanguera, gera uma série de vantagens para além da formação acadêmica. É a certeza de contar com a melhor infraestrutura, tanto presencial quanto EAD, ter professores qualificados e grades curriculares atualizadas especialmente para o mercado de trabalho. 

Esses benefícios agregam valor à sua formação e aumentam muito as suas chances de aproveitar boas oportunidades de emprego ou empreendedorismo. Confira a seguir outros motivos que deixam em evidência a importância do ensino superior.

Desenvolvimento de habilidades específicas

Com o fim do ensino médio, você vai ter desenvolvido os conhecimentos gerais que os brasileiros precisam ter na educação básica. No período escolar, são realizados estudos relevantes sobre diversas disciplinas, como História, Matemática, Português, Biologia, entre outras. Mas é no ensino superior que elas podem ser usadas para desenvolver habilidades específicas.

Quem faz um curso de Administração, por exemplo, aprende a utilizar os conhecimentos da Matemática e de outras ciências para realizar atividades de gestão empresarial. Na faculdade de Enfermagem, diversos conteúdos, como os de Biologia são utilizados para aprender sobre cuidados à saúde.

Crescimento profissional

Como mostram os dados de pesquisas que citamos antes, a qualificação profissional é um aspecto central na obtenção de sucesso na carreira. Pessoas com diploma de ensino superior crescem mais, pois podem se candidatar para vagas mais promissoras — como as de gestão e de liderança.

O mercado de trabalho busca profissionais qualificados e atualizados. Desse modo, quem tem diploma da graduação e continua estudando em cursos livres ou de pós-graduação, consegue continuar procurando oportunidades de crescimento nas empresas e também abrindo seus próprios negócios.

Proteção contra o desemprego

Não é apenas a empregabilidade que melhora com a conclusão do ensino superior. Sim, há maior probabilidade de se dar bem em entrevistas de emprego quando você tem uma faculdade. E melhor ainda: também torna-se mais fácil evitar o desemprego e manter sua renda mesmo em momentos de crise.

A lógica é a seguinte: as empresas precisam continuar com profissionais estratégicos para o negócio. Logo, quando enfrentam problemas financeiros e precisam demitir, elas vão proteger o emprego das pessoas mais qualificadas, que exercem atividades de importância central.

Continue estudando para ter uma carreira de sucesso!

Agora você sabe que concluir o ensino médio é muito importante e que não se deve parar nele. O sucesso da sua carreira depende dos esforços para se capacitar cada vez mais. Então, vale a pena pensar em estratégias para continuar estudando e tendo novas oportunidades no mercado de trabalho.

Aproveite a visita e venha fazer parte de uma instituição de ensino de sucesso. Inscreva-se para o vestibular online da Anhanguera agora mesmo!

*Sujeito a alterações.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.9 / 5. Número de votos: 51

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados