6 passos para alcançar o sucesso como advogado

alcançar sucesso como advogado

Não é segredo para ninguém que a carreira da advocacia é bem valorizada, mas muito concorrida. Por isso, quem deseja seguir esse caminho e não sabe como ser um bom advogado deve saber que só se destaca nesse mercado quem é excelente.

A aquisição de diferenciais é fundamental para se tornar um profissional cada vez mais preparado e completo. Não sabe o que isso quer dizer? Confira a seguir quais são os passos que listamos para ajudar aqueles que querem ser um advogado de sucesso!

1. Escolha uma boa faculdade para se graduar

Uma formação de qualidade contribui para o desenvolvimento do estudante de qualquer área. Assim, o primeiro passo para ser um profissional de destaque é garantindo um bom nível de instrução.

A realidade é que o diploma de graduação pode ser conquistado em diversas instituições de ensino. Contudo, algumas delas realmente têm uma preocupação maior com os seus alunos e isso é refletido no ensino.

Logo, a dica é buscar referências das melhores faculdades que oferecem curso de Direito para fazer uma boa escolha e ter uma parceria na construção da sua carreira de sucesso. Procure saber o preparo do corpo docente, a estrutura da grade curricular de cada curso, a infraestrutura oferecida e a credibilidade da instituição no mercado.

2. Foque uma área de atuação

Aqui na Anhanguera, durante os estudos na graduação, você vai ter contato com as diferentes áreas do Direito. Porém, em cinco anos, não é possível aprofundar o seu conhecimento em todas elas. Daí surge a necessidade de complementar a sua formação com uma especialização no seu segmento de maior interesse.

Por exemplo, você já deve ter ouvido que determinado advogado é “fera” em Direito Criminal ou que outro seja um especialista reconhecido em Direito Tributário. De fato, focar um nicho de atuação vai segmentar as suas causas e deixar você cada vez mais experiente, mas não se esqueça da capacitação profissional.

3. Faça cursos complementares

Todo profissional de excelência sabe que a busca pelo aprendizado deve ser contínua. Ter o diploma em mãos e passar na prova da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não é o suficiente para quem tem planos de construir uma carreira bem-sucedida.

Tudo está em constante transformação, e é muito importante acompanhar a evolução das coisas para não se tornar obsoleto. Isso não quer dizer apenas seguir as alterações das leis ou o avanço do seu próprio campo — ainda que essa parte seja essencial.

Um bom profissional está antenado com tudo o que acontece ao seu redor. Reconhece a importância da tecnologia, busca desenvolver as suas habilidades pessoais, investe na construção da sua imagem, entre outros detalhes.

Nesse sentido, os cursos complementares são ótimas ferramentas para atualização e ajudam a completar as competências de quem pretende se diferenciar no mercado. Vale investir não só nas formações voltadas para o universo do Direito, mas em outras qualificações — como o desenvolvimento da comunicação e da oratória. Falaremos sobre esses dois itens em um tópico específico mais adiante.

4. Tenha uma boa estratégia de networking

A advocacia é uma profissão muito ligada aos relacionamentos interpessoais, seja dentro do próprio ambiente de trabalho, seja para conquistar clientes. Os advogados que têm essa facilidade normalmente se dão muito bem.

Sem contar que é necessário saber lidar com diferentes perfis, desde um juiz no tribunal até um cliente que não tem conhecimento algum sobre Direito. Ou seja, é preciso reunir características como humildade, paciência, empatia, flexibilidade, boa comunicação etc.

Considerando a relevância de saber se relacionar, outro passo para ter sucesso na construção do plano dessa carreira é investindo em networking — isto é, construindo uma boa rede de contatos.

5. Trabalhe com uma postura humanizada

Muita gente se preocupa em como ser mais produtivo, como se destacar na concorrência ou de que forma divulgar melhor o seu trabalho. Acontece que a conquista de clientes envolve fatores básicos que vão além das estratégias, mas que muitas vezes são esquecidos.

Um deles — e talvez o mais importante — é ter uma postura humanizada. Já que o Direito é uma área que naturalmente envolve conflitos, o advogado deve ter muita cautela para lidar com as partes e ter a consciência de que o fator humano tem um peso.

Não se trata de buscar contratos a todo custo ou de passar por cima de valores éticos para ganhar uma causa. A humanização está em perceber que, por trás de todo processo, tem uma pessoa, com direitos e deveres iguais a todas as outras.

O advogado tem o conhecimento da lei necessário para saber disso, e colocá-lo em prática é o seu maior desafio. Aquele que tiver um olhar e um tratamento mais humano certamente tem um diferencial a seu favor — e que, consequentemente, beneficia seus clientes.

6. Desenvolva habilidades de oratória e de apresentação

Possivelmente, você já visitou um consultório médico e encontrou um profissional retraído do outro lado da mesa, enquanto outros fazem até questão de se tornarem amigos dos seus pacientes. Em todas as profissões existem pessoas com personalidades muito distintas e, na advocacia, não é diferente.

Acontece que certas habilidades são relevantes para o advogado. A oratória, como comentamos, é uma delas, pois entre as suas principais atividades desse profissional está a necessidade de se comunicar com o outro, compreender os clientes e representá-los para defender seus argumentos.

É indispensável que o profissional tenha clareza nas suas apresentações, sabendo transmitir exatamente a imagem que deseja passar — até porque, qualquer desvio pode ser mal interpretado, sobretudo no âmbito do Direito.

Então, esses são dois aspectos que precisam ser trabalhados e aprimorados. A forma mais comum de fazer isso é buscando cursos especializados, mas até a leitura de um bom livro pode contribuir bastante. A prática também é primordial nesse processo.

Por último, vale destacar que o ponto em comum de todos esses passos acima é a dedicação. Não existe uma receita pronta de como ser um bom advogado bem-sucedido, mas não há dúvidas de que o comprometimento com a carreira faz total diferença para alcançar o sucesso.

Que tal conhecer o nosso curso de Direito? Aproveite a oportunidade de começar a sua história nessa carreira contando com uma formação de qualidade. Entre em contato conosco e saiba mais!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.6 / 5. Número de votos: 33

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados