Como se tornar um técnico de informática? Veja como iniciar nessa carreira!

Saber como se tornar um técnico de informática ajuda a entrar no mercado de trabalho já despontando no que faz. Seja para o primeiro emprego, seja para se reposicionar no mercado, é possível conseguir o sonhado sucesso com a melhor orientação.

Se você está perdido neste momento sobre como iniciar nessa carreira, relaxe! Preparamos um passo a passo que ajudará você nesse processo.

Confira a seguir e tire suas dúvidas!

Aprenda o conhecimento técnico

Um primeiro ponto sobre como se tornar um técnico de informática é que essa é uma área muito ligada com conhecimentos técnicos específicos. É preciso dominá-los para prestar não só o suporte necessário, mas atuar também na construção de maquinários.

Por isso, é muito importante ter o conhecimento atualizado sobre essas questões. E, também, ter o acompanhamento de bons instrutores ao seu lado para avaliar se está fazendo o trabalho correto.

Isso passa por ter uma boa formação profissional, mas vamos entrar mais nesses detalhes mais a frente.

Desenvolva as habilidades de comportamento para ser um bom técnico de informática

Não adianta ter o conhecimento técnico em si e não saber trabalhar com as habilidades relacionadas com o perfil necessário para as atividades. Sem isso, você pode deixar problemas passarem e prejudicar seu nome no mercado.

Essas são chamadas “soft skills”. Algumas das principais que você precisa saber trabalhar para ser um melhor profissional são:

  • Capacidade analítica;
  • Ser inventivo para resolução de problemas;
  • Ter atenção para ouvir o relato dos clientes;
  • Ser proativo na resolução de questões;
  • Ser curioso para pesquisar mais sobre novas possibilidades e tendências da área.

Atualize-se com as novas ferramentas do mercado

A área de informática é uma das que mais passa por transformações. Com isso, sempre temos novos modelos de peças e dispositivos sendo lançados continuamente. Um dos grandes exemplos é a passagem das memórias em HD para SSD nos últimos anos.

Ok, não sabe ainda o que é isso? Então fique esperto: atualizar-se para essa nova tendência é fundamental para atuar nessa carreira.

Conte com um bom curso profissionalizante

Para conhecer, por exemplo, sobre diferentes tipos de memórias de armazenamento e outras questões do seu dia a dia como técnico de informática, é fundamental ter uma boa formação.

O curso profissionalizante oferece todo o conhecimento específico para atuar na área, além de poder ter o suporte de especialistas para acompanhar seu aprendizado e fazer as correções necessárias, ajudando a melhorar seu trabalho.

A Anhanguera é a sua melhor parceira para saber como se tornar um técnico de informática

Agora que você sabe como se tornar um técnico de informática, é hora de investir na sua educação com a melhor instituição: a Anhanguera.

Conte com a experiência de quem já formou milhares de profissionais para o mercado, com um corpo docente excelente e que ajudará você a entrar com tudo na área.

Faça sua inscrição e comece já a mudar o seu futuro profissional.

Quem pode atuar como técnico de informática?

Para atuar como técnico de informática, você deve passar por um curso de formação para isso. Nele, você terá todo o aprendizado sobre as questões que se apresentarão no dia a dia.
Para poder realizar o curso, é preciso que você tenha a formação pelo menos de ensino médio completo para poder se inscrever neste tipo de curso.

Quanto tempo leva para se tornar um técnico de informática?

O tempo dependerá do tipo de formação que você está pensando em fazer. Mas é possível realizar um curso profissionalizante de curta duração para poder entrar rapidamente no mercado de trabalho.
Em poucos meses, você consegue ter todo o aprendizado necessário para proporcionar sua entrada nessa área e tornar-se um ótimo profissional, sem prejuízo na qualidade do seu aprendizado.

Onde trabalhar como técnico de informática?

O técnico de informática pode abrir um espaço para realizar suporte, proporcionando reparo de máquinas de clientes e garantir maior autonomia financeira.
Mas também é possível trabalhar em empresas para estar sempre presente e resolver questões internas. Além disso, pode ser um consultor para criação de dispositivos (por exemplo, criar computadores de alta performance para empresas), atuando de forma independente ou contratado por negócios.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.1 / 5. Número de votos: 10

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados