Portal do aluno e AVA Anhanguera: saiba como funciona e como acessar

colaborar ava anhanguera

Você já deve ter escutado falar do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Anhanguera, não é mesmo?

Mas afinal, qual o objetivo e como funciona essa plataforma? São muitas as questões dos alunos. Além de ter como foco principal o desenvolvimento de atividades de produção textual (portfólio) e de interatividade, como fórum, chat e mensagens, é no AVA que o estudante possui contato com professores e tutores.

Se você possui mais dúvidas sobre a plataforma, confira a seguir mais informações a respeito desse ambiente virtual, como funciona e qual a diferença entre o AVA e o Portal do Aluno Anhanguera (PDA)! Vamos lá?

Como acessar o portal do aluno Anhanguera?

Você tem dúvidas sobre como acessar o PDA (Portal do Aluno), o portal do aluno da Anhanguera? Então, vamos lá! Para começar, você precisa realizar a matrícula. É bem simples e só precisa prestar muita atenção para inserir todos os dados corretamente.

Apresento a você o Portal do Aluno Anhanguera:

portal digital do aluno anhanguera

Para acessar o PDA, basta seguir os seguintes passos:

  1. Acessar a página inicial do site da Anhanguera;
  2. Clique no botão “Entrar”.
  3. Depois em “Sou Aluno”.
  4. E por fim, clique em qual modalidade que você se matriculou, como, por exemplo: “Graduação EAD” ou “Graduação Presencial”.

Print de como acessar o Portal do Aluno Anhanguera.

Como faço o primeiro acesso no portal do aluno Anhanguera?

Para o primeiro acesso, além do link, é preciso seu CPF e uma senha. Qual senha? Aquela que você vai criar! Ela deve ter no mínimo 12 caracteres e pode ser uma mistura de números, letras maiúsculas e minúsculas e até caracteres especiais.  

Ao entrar na página de Login do PDA siga esses passos:

  1. Clique em “Primeiro Acesso”.
  2. Adicione seu CPF no campo indicado na tela.
  3. Confirme seu e-mail. (Caso seu e-mail esteja errado, clique em “Atualizar e-mail”).
  4. Assim que estiver tudo pronto, clique em “enviar e-mail”.

Print primeiro acesso ao Porta Digital do Auno Anhanguera.

Após realizar esses passos, basta esperar alguns minutos para que você receba um e-mail em sua caixa de entrada. Um ponto importante para você ficar atento é em sua caixa de “spam”, pois o e-mail que será enviado para você pode ser direcionado a esta pasta dentro dos seus e-mails. 

No e-mail que você recebeu, terá um botão com link chamado “Criar nova senha”. Ao clicar neste botão, você será direcionado para a página logo abaixo para criar uma nova senha de acesso. Lembrando que essa senha precisa seguir algumas condições mencionadas anteriormente.

Para finalizar seu primeiro acesso. Acesse novamente o Portal do Aluno e adicione seu CPF e senha que acabou de criar. Ao acessar o portal do aluno, você encontrará todas as informações importantes para sua entrada na instituição Anhanguera.

Qual a diferença entre o Portal Digital do Aluno e AVA Anhanguera

Para te ajudar a diferenciar as plataformas, caso haja dúvidas. O Portal do Aluno é como se fosse secretaria da escola e o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) a sua sala de aula.

É importante entender a diferença entre o Portal do Aluno e o Ambiente Virtual de Aprendizagem. Por isso, separamos os principais pontos de destaque de cada um, para que você não tenha mais dúvidas. 

Portal Digital do Aluno Anhanguera

O Portal do Aluno é o ambiente digital que pode ser acessado a qualquer momento para consulta de informações acadêmicas como notas, frequência e horário das aulas. Também é lá que é feito o acesso às disciplinas, solicitações de serviços e documentos, acompanhamento de sua vida financeira com a instituição. 

Tudo isto 100%online para todos os alunos (presencial e EAD), permitindo que você possa dedicar mais tempo aos seus estudos na Anhanguera e também ter mais flexibilidade.

Veja no vídeo abaixo todas as funcionalidades do PDA e saiba mais sobre ele!

AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem

Hoje disponível através da plataforma Colaborar EAD, o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) pode ser acessado pelos alunos EAD através do Portal Digital do Aluno Anhanguera.

O AVA é a sala de aula online dos alunos Anhanguera. Utilizado nos cursos EAD, 100%online e semipresenciais, além de algumas atividades/disciplinas de cursos presenciais, o AVA permite que você tenha suas disciplinas sempre à disposição, não importa onde esteja.

AVA: suas disciplinas à disposição não importa onde esteja.
AVA: suas disciplinas à disposição, não importa onde esteja.

Em um mesmo ambiente, você tem acesso à biblioteca digital, como suporte pedagógico ao seu desempenho acadêmico, ao seu portfólio e às disciplinas interativas. Na área Acadêmica, você tem acesso a informações importantes sobre o andamento de sua situação acadêmica no decorrer do semestre letivo.

Como funciona?

Além de ser o espaço onde os alunos podem acessar conteúdos e ferramentas para otimizar o processo de aprendizagem, funciona também como um ambiente de interação. Ao ingressar em fóruns, chats e grupos de discussão, dá para tirar dúvidas com os tutores a distância, onde é possível falar sobre o conteúdo dos cursos e muito mais.

Como acessar os demais Portais do Aluno e seus AVAs de acordo com o curso escolhido?

Queridos estudantes, sabemos que cada um de vocês possui objetivos únicos em sua jornada educacional. Por isso, nesta seção fornecemos a você os links de acesso para as plataformas de estudantes que fazem graduação, pós-graduação, cursos livres e programas de Educação para Jovens e Adultos (EJA).

Para estudantes de graduação EAD e presencial

Se você é uma aluno que se matriculou em uma graduação EAD ou Presencial na instituição Anhanguera esse será seu link de acesso ao portal do aluno:

Para estudantes de pós graduação

Para alunos que se matriculou em uma de pós graduação tanto EAD quando Presencial na instituição Anhanguera esse será seu link de acesso ao portal do aluno:

Para estudantes de cursos livres, profissionalizantes e preparatórios

Se você estudante se matriculou em cursos livre, profissionalizantes e preparatórios na instituição Anhanguera esse será seu link de acesso ao portal do aluno:

Para estudantes de EJA (Educação de jovens e adultos)

E por fim, para você que é um estudante matriculado no EJA na instituição Anhanguera esse será seu link de acesso ao portal do aluno:

Explorando juntos: uma jornada de aprendizagem com um amigo

Agora que você já sabe tudo sobre o AVA e o Portal do Aluno Anhanguera, como ele funciona e quais são as diferenças, confira mais informações sobre carreira e empregabilidade para quem faz os cursos EAD na Anhanguera, continue acompanhando o blog 😉.

E também vale pedir ajuda para um amigo. Se você já tem um amigo que estuda na Anhanguera, vale a pena pedir a ajuda dele, e se ainda não tem, aproveite a programa do Amigo Vale Prêmio. Quando você traz seu amigo ou amiga, vocês dois ganham descontos em mensalidades e diversos prémios incríveis. Venha conhecer e não perca!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 487

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados