Ciência e Tecnologia: você conhece esse curso de graduação?

Ciência e Tecnologia

Se você optar pelo Curso de Ciência e Tecnologia, vai adquirir duas habilidades muito solicitadas pelo mercado e pela sociedade. Elas são o trabalho em pesquisas e em computação. Isso fará que faça parte do grupo de indivíduos mais requisitados pelas empresas.

Um exemplo da necessidade desses profissionais ocorreu com a pandemia da COVID-19, período no qual houve a necessidade de desenvolver vacinas o mais rápido possível. Perceba que os trabalhadores dos laboratórios precisavam ser pesquisadores e entendedores da tecnologia para interpretar e lançar dados.

Ficou interessado com o assunto? Saiba que a Ciência e Tecnologia atua também em outros segmentos além da área da saúde. Acompanhe este artigo e entenda como você pode fazer parte desse time de profissionais de elite. Vamos lá!

O que é Ciência e Tecnologia?

A Ciência e Tecnologia é um conceito que une essas duas áreas. A primeira delas trabalha por meio de pesquisas e de métodos de conhecimento sistematizados e organizados. A outra desenvolve técnicas de inovação para atingir resultados rápidos e precisos.

Essa união tem formado profissionais generalistas, que precisam desenvolver habilidades que nascem de uma curiosidade ou ideia e torná-las reais. Tudo isso feito com o amparo de estudos prévios e realistas. Assim, evitam-se os achismos e as teorias que não colocam ideias em prática.

De certa maneira, a Ciência e a Tecnologia trabalham juntas desde as primeiras invenções de máquinas e de equipamentos. Porém a percepção de desenvolver as duas habilidades nos mesmos profissionais é mais recente.

De uma coisa podemos ter certeza, essas duas habilidades vieram para ficar, e a sua união só trará benefícios à sociedade. Sendo assim, os cursos de tecnologia aliados à ciência sempre estarão entre os mais procurados.

Como funciona a faculdade de Ciência e Tecnologia?

A faculdade de Ciência e Tecnologia funciona com a missão de disponibilizar para o mercado profissionais que desenvolvam produtos e serviços eficientes e seguros. A maneira como vivemos, trabalhamos e consumimos exigiu essa união de pesquisa e de técnica.

Esse curso disponibiliza laboratórios onde serão oferecidas oportunidades e desafios para os seus estudantes. No decorrer dos semestres, eles participam de várias atividades semelhantes à realidade do mercado.

A Carreira em Tecnologia proporciona aos profissionais formados nessa modalidade de curso a capacidade para resolução de problemas e de criação de produtos e serviços para a sociedade.

Para quem o curso de Ciência e Tecnologia se destina?

O Curso de Ciência e de Tecnologia se destina às pessoas com os mais variados perfis. Porém, pessoas com determinadas características poderão ser mais bem-sucedidas nessa profissão. Veja quais são elas:

  • ter gosto por desafios constantes;
  • saber trabalhar e comunicar-se em grupo;
  • dominar outras línguas, principalmente a inglesa;
  • ser curiosa;
  • ser imparcial;
  • gostar de analisar dados estatísticos;
  • gostar de estudar e, se possível, desenvolver características para se tornar autodidata;
  • estar em constante atualização;
  • ser proativa.

Quais são as vantagens de cursar Ciência e Tecnologia?

São várias as vantagens de cursar uma faculdade de Ciência e Tecnologia. Conheça agora os principais benefícios que essa profissão oferece:

  • alto grau de empregabilidade;
  • boa remuneração já nos primeiros anos de profissão;
  • possibilidade de migração e de intercâmbios para outros países;
  • qualidade de vida;
  • chance de evolução profissional.

Quais são as possibilidades de atuação dessa área?

Podemos dizer que as possibilidades de atuação na área de Ciência e Tecnologia são infinitas. Isso porque onde houver a necessidade de criação ou manutenção de quaisquer produtos, ou serviços, a colaboração dos profissionais desse segmento será fundamental.

Os formandos do Curso de Ciência e Tecnologia podem atuar tanto em instituições privadas quanto públicas (municipais, estaduais ou federais). Podem exercer cargos de gestão e ministrar cursos, ou, se preferirem colocar a mão na massa, podem operar diretamente na criação dos produtos ou serviços.

Veja alguns ramos de atuação dos profissionais de Ciência e Tecnologia:

  • medicina e saúde em geral;
  • finanças;
  • indústrias;
  • engenharias.

Entenda como Ciência, Tecnologia e os seus profissionais colaboram em cada segmento.

Medicina e saúde em geral

A evolução da Medicina na atualidade só foi possível com a participação da inovação do setor da Ciência e Tecnologia. Por meio dele, é possível desenvolver vacinas, executar cirurgias cada vez menos invasivas e criar drogas com menos efeitos colaterais, entre outras possibilidades.

Finanças

O setor de finanças nos últimos anos vem obtendo mudanças com uso da Ciência e Tecnologia. A criação das fintechs, por exemplo, revolucionou o mercado bancário e criou oportunidades para pessoas que antes nem sequer tinha uma conta bancária.

Indústrias

A Ciência e Tecnologia participa de basicamente todos os segmentos industriais. Por exemplo, no setor alimentício, sua atuação vai desde a produção de sementes até a entrega do alimento em nossas mesas. As pesquisas e as técnicas inovadoras proporcionam o desenvolvimento de alimentos cada vez mais nutritivos e saborosos.

Engenharias em geral

Engenharia é sinônimo de inovação. Sendo assim, engenheiros, civis, eletricistas, mecânicos, eletrônicos, entre outros, estão obtendo melhores resultados em suas obras e produtos por meio da Ciência e Tecnologia.

Quais são as formas de ingresso em Ciência e Tecnologia?

Para facilitar o acesso para os seus cursos, a Anhanguera disponibiliza várias formas de ingresso. Veja quais são elas:

  • vestibular online;
  • transferência de outras instituições;
  • nota do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio);
  • segunda graduação.

Quais são as opções de bolsas e descontos?

Para quem precisa de uma força financeira para manter o compromisso das mensalidades em dia, a Anhanguera oferece opções de bolsas, benefícios e convênios. Com isso, a preocupação será a de apenas focar os estudos para obter o diploma o mais rápido possível.

Quais são as vantagens de estudar Ciência e Tecnologia na Anhanguera?

Para construir uma carreira sólida na área de Ciência e Tecnologia, é preciso dedicação e estudo. Assim, a escolha da faculdade é imprescindível para quem pretende fazer parte dos melhores profissionais do mercado.

A instituição escolhida precisa ter uma grade curricular sempre atualizada, visando atender às demandas da profissão. Os professores devem, preferencialmente, ser profissionais com especialização e que atuam ou já atuaram no mercado.

Considerando essas exigências, a Anhanguera conta com todas elas. Além disso, os nossos alunos têm a vantagem de acessar com exclusividade o Canal Conecta. Trata-se de um portal de empregabilidade que apresenta parceria com diversas empresas que disponibilizam vagas de estágio e emprego nas mais diversas áreas.

As vantagens não param por aí: seja qual for a modalidade que você escolha, presencial ou online, existem outros canais para dar um upgrade nos seus estudos. Você terá acesso às Habilidades Digitais, às Trilhas de Carreira e à Aula Destaque.

Não perca tempo!

Agora que já sabe como o Curso de Ciência e Tecnologia funciona, é hora de dar o próximo passo rumo à sua carreira. Escolha a faculdade que ofereça suporte do início da graduação até a inserção no mercado de trabalho: a Anhanguera.

O que mais está esperando? Inscreva-se agora mesmo para o vestibular da Anhanguera!

Você pode se inscrever também pelo Vestibulares!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 7

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados