Carreira em Psicologia: desafios e experiências de quem já se formou

psicóloga e criança representando carreira em psicologia

O interesse dos estudantes pré-vestibulandos pela carreira em Psicologia vem aumentando nos últimos anos. Afinal, a saúde mental tem sido um assunto cada vez mais discutido e tratado por profissionais capacitados.

O curso de Psicologia forma profissionais multidisciplinares, que podem atuar nos mais diferentes lugares, contribuindo para que a sociedade se compreenda melhor e possa, assim, ter mais qualidade de vida.

A psicóloga Camila Miranda, que se formou recentemente, compartilhou algumas informações valiosas para quem está ponderando atuar na área. Vamos lá?

Como anda o mercado de trabalho na área de Psicologia?

O mercado de trabalho em Psicologia está aquecido, principalmente devido ao avanço dos transtornos psicológicos, como depressão e ansiedade, e à maior valorização da saúde mental.

Para se ter ideia, conforme mostra a pesquisa Global Health Service Monitor, feita pela empresa Ipsos em 34 países, a porcentagem de brasileiros que se preocupam com saúde mental saltou de 18% para 49%.

Se você está considerando seguir carreira em Psicologia, Camila Miranda destaca que, “certamente, as ciências neurológicas têm ganhado destaque em muitos âmbitos, o que inclui o da Psicologia. A especialização em Neuropsicologia, em particular, tende a abrir muitas portas no mercado”.

Além disso, a psicóloga afirma que a atuação voltada para o tratamento do Transtorno do Espectro Autista (TEA) também está em alta, “à medida que cada vez mais pesquisas estão sendo realizadas nessa área e a conscientização sobre o autismo aumenta na sociedade”.

“As Psicologias da Saúde e Organizacional também têm se mostrado muito promissoras. Adicionalmente, a tradicional Psicologia Clínica é a que sempre teve destaque no mercado, e provavelmente continuará a ter”, aponta a profissional.

O futuro da graduação em Psicologia mostra-se atrativo, já que a sociedade tende a valorizar cada vez mais as contribuições que só os profissionais formados nesse campo podem dar. Com isso, podemos esperar ainda mais oportunidades e condições positivas para a carreira.

Para ser um bom psicólogo, você deve apresentar um bom perfil profissional se quiser se diferenciar no mercado, crescer na carreira e ter sucesso. Veja algumas dicas!

Tenha foco

Com tantas áreas de atuação, não é difícil se perder nas opções e não saber ao certo o que seguir profissionalmente. Contudo, é importante ter um foco. Conheça todas as possibilidades apresentadas aos psicólogos, mas procure identificar seu maior campo de interesse.

Invista na qualificação

A qualificação é uma preocupação que deve ser constante na vida desse profissional. Tendências nunca param de surgir, e a atualização do psicólogo é frequente. Por isso, tenha em mente que os estudos sempre estarão presentes em seu dia a dia.

Tenha experiências diversificadas

Evite se fechar em apenas um aspecto da profissão. Ao longo da faculdade, por exemplo, experimente diferentes áreas de atuação e entre em contato com pessoas e experiências novas. Isso fará toda a diferença em seu currículo e na sua qualificação!

Além disso, Camila Miranda compartilhou alguns conselhos fundamentais para quem quer seguir carreira em Psicologia:

  • faça terapia — “isso vai ajudar você a lidar com as próprias questões, que já afetariam a vida profissional de qualquer pessoa, mas têm uma influência a mais para quem lida de forma tão intensa com o psicológico de outros indivíduos. Além disso, um bom psicoterapeuta pode servir como uma referência adicional para sua atuação”;
  • renove sua paixão constantemente — “evite se acomodar no que faz ou se contentar com o que você já sabe. Deixe a curiosidade mover você, para evitar o tédio na carreira e fazer cada vez mais diferença no mundo”;
  • jamais pare de estudar — “a Psicologia é uma ciência, e, como tal, nunca está completa: sempre surgem novos estudos, novas abordagens, novas descobertas. E é imprescindível que os profissionais da área se mantenham atualizados, tanto por meio de estudos autônomos, como por meio de especializações, simpósios e outras possibilidades oferecidas pelas instituições de ensino”.

Quais são os maiores desafios dessa área?

O início da carreira em Psicologia pode ser desafiador, como em tantas outras áreas. Porém, com o preparo adequado, o profissional consegue passar por esses obstáculos e ter sucesso na sua profissão.

A psicóloga Camila Miranda revela que o seu maior desafio é:

“… o de encontrar meu lugar. Principalmente, encontrar meu lugar em relação ao que realmente espero da Psicologia e encontrar meu espaço, enquanto psicóloga, em uma área diferente — mas que, na verdade, tem muito a ver.

Para ela, “outro grande desafio de diferentes tipos de psicólogos é o de agir da forma mais neutra possível, o que pode ser difícil, considerando nossa condição enquanto seres humanos que têm os próprios princípios e opiniões”.

Então, “para quem almeja uma atuação menos convencional (…) existe o desafio do não-lugar: é necessário tatear, pesquisar e tentar, até entender o que você pode fazer naquela área enquanto psicóloga ou psicólogo”, destaca a psicóloga.

Além disso, o surgimento de novas tecnologias, como a inteligência artificial, costuma ser muito desafiador para inúmeros profissionais. Porém, é importante saber utilizá-las.

Sei que muita gente se sente ameaçada com isso. Mas, em boa parte dos casos, acredito que a extinção de uma classe profissional por causa da IA é improvável — e acho que, na Psicologia, isso é especialmente verdade.

Um algoritmo pode emular muito bem, mas nunca vai se igualar à intervenção humana em aspectos que são, inerentemente, humanos, como a empatia e o apoio emocional. Isso sem mencionar as questões éticas”, finaliza Camila

Seguir carreira em Psicologia é uma alternativa interessante para aqueles que ponderam atuar na área de Ciências Humanas e da Saúde. Porém, é importante escolher uma boa instituição de ensino para ter acesso a um corpo docente de qualidade e adquirir os conhecimentos e as habilidades necessárias para se destacar na profissão.

Além disso, as oportunidades de atuação dos psicólogos são tão diversas que é possível conhecer profissionais atuando em campos e em funções completamente diferentes. O que mostra ainda mais a relevância da capacitação, como é o caso da Camila Miranda:

“Surpreendi a mim mesma ao optar por tentar uma carreira no marketing, área que não está entre aquelas de atuação exclusiva dos psicólogos e na qual, geralmente, não nos deparamos com profissionais com essa formação”.

Quem tem interesse em trabalhar com pessoas pode encontrar muita satisfação ao optar pelo curso de Psicologia. A dica é conhecer bem o curso e as possibilidades da carreira com o objetivo de decidir se ele é a opção que você deseja para o seu futuro.

“De qualquer forma, não tenho dúvidas de que a minha capacitação foi fundamental para a forma como trabalho e até mesmo para como enxergo o mundo. Além da compreensão aprofundada sobre motivações humanas, comportamento, cognição e emoção, as habilidades de escuta ativa e empatia que aprimorei ao longo da graduação fazem total diferença, até mesmo no modo como lido com meus clientes”, comenta Camila.

Agora é com você!

Com as informações necessárias sobre o curso e a carreira em Psicologia, é hora de tomar a decisão. Existem muitas vantagens em optar por essa faculdade, mas você não pode desconsiderar os desafios e, claro, deixar de ouvir quem já atua na área. Que a experiência da psicóloga Camila Miranda e as dicas da Anhanguera possam ter ajudado você a esclarecer mais a profissão.

Você se inspirou e acha que esse é o tipo de profissão que deseja seguir? Quer ser capaz de causar mudanças reais na vida das pessoas e da sociedade? Então, inscreva-se no vestibular para o curso de Psicologia!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.8 / 5. Número de votos: 21

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados