O que faz um Auxiliar de Enfermagem? Conheça as 5 funções principais!

auxiliar de enfermagem

O auxiliar de enfermagem é um dos profissionais que atuam na área da saúde. Mas é comum ter dúvidas sobre a sua função. Para tirar essas dúvidas, nesse post vamos te explicar o que faz um auxiliar de enfermagem, onde ele pode atuar e conhecer as vantagens do curso de Enfermagem. Bora lá? ?

1. Aplicar medicamentos em pacientes

Uma das principais funções exercidas pelo auxiliar de enfermagem é administrar remédios de acordo com as prescrições dadas pelo médico. ?? Embora pareça uma tarefa simples, o profissional deve ser cauteloso, pois é preciso:

  • identificar as dosagens corretas;
  • controlar os horários dos remédios;
  • conhecer técnicas de aplicação em várias regiões do corpo;
  • entender os efeitos de cada medicação.

2. Realizar exames laboratoriais

Os auxiliares de enfermagem prestam serviços de cunho assistencial, portanto, são responsáveis pelo apoio clínico de pacientes. Logo, o profissional que trabalha em hospitais também tem como função auxiliar a execução de exames, como fazer a coleta de sangue.

Além disso, ele é responsável por assegurar a entrega dos frascos para a análise, registra prontuários médicos e ajuda o paciente a se preparar para exames. Dessa forma, ele deve orientar o paciente e se certificar de que o preparo foi realizado antes do exame. ?

3. Esterilizar materiais médicos

Outra atividade sanitária importante para o trabalho hospitalar, é a limpeza de materiais médicos, como seringas, tubos, drenos e outros instrumentos cirúrgicos. 

Para isso, o auxiliar de enfermagem pode aprender várias técnicas de limpeza, como: vapor quente ou úmido, radiação ionizante, ou usar outras substâncias químicas desinfetantes.

Mas não para por aí, não! O profissional de enfermagem também tem a tarefa de controlar esses materiais usados. Por exemplo, por meio de auditoria e conferências de estoque de medicamentos, seringas e curativos. Afinal, um hospital também precisa de organização, não é mesmo? ?

4. Fazer e cuidar de curativos

O auxiliar de enfermagem também cumpre a função de realizar curativos, limpá-los e trocá-los nas horas necessárias. ?

Mas é preciso lembrar que os auxiliares de enfermagem só podem realizar curativos em lesões de 1, 2 ou 3° grau, sob a supervisão do enfermeiro. Além disso, também deve auxiliar o paciente e orientá-lo sobre os cuidados com a lesão. 

É claro, que para isso, o auxiliar de enfermagem recebe treinamentos e aulas práticas. Só assim, quem faz enfermagem pode atuar em rotinas reais de hospitais, clínicas, unidades de emergência e até em assistência à domicílio. ?

5. Cuidar da higiene e alimentação do paciente

O auxiliar de enfermagem também presta atendimento aos pacientes, auxiliando na sua higienização, na alimentação e zelando pelo seu conforto. Alguns exemplos são: ajudar o paciente a ir ao banheiro, a tomar banho, ou simplesmente ajudá-lo a se levantar da cama. 

Por isso, é bem importante que este profissional saiba lidar com o público, afinal, as habilidades interpessoais também são atribuições do enfermeiro assistencial. Portanto, se você gosta de lidar com pessoas, é versátil, paciente e empático, a faculdade de Enfermagem é ideal para você. ?

Faça Enfermagem com a Anhanguera

Agora que você já sabe o que faz um auxiliar de enfermagem, é a hora de saber o que precisa para ser uma enfermeira. 

O profissional com curso superior em Enfermagem tem muito mais chances no mercado de trabalho. Assim, também pode ganhar salários mais altos como enfermeiro, com média salarial de R$ 3.542,00.

Para sair na frente no mercado de trabalho, você pode contar com a faculdade Anhanguera! Aqui você tem acesso ao modelo de ensino que te prepara para o mercado de trabalho, e te oferece da teoria à prática, com os melhores equipamentos tecnológicos. 

Além disso, você tem várias oportunidades de emprego e estágios ainda durante o curso, por meio do Canal Conecta. 

Seja um profissional de destaque e inscreva-se para o vestibular da Anhanguera. ?

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.2 / 5. Número de votos: 58

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados