Automação e Arquitetura: entenda essa relação tecnológica

automação arquitetura

A tecnologia tem facilitado a vida em diversas áreas. Hoje, ao refletir sobre comodidade e eficiência, logo pensamos em soluções como iluminação inteligente ou ambientes criados para o estilo dos moradores de uma casa. A relação tecnológica entre automação e Arquitetura fala exatamente disso: a tecnologia como apoio para a criação de ambientes inteligentes e personalizados.

Para entender a tendência da automação na Arquitetura e Urbanismo, é essencial saber como funciona essa tecnologia e, ainda, o que esperar do futuro nessa área. Outro passo importante é entender como se preparar para esse tipo de inovação. Confira!

O que é automação?

A automação é o uso da tecnologia com o objetivo de tornar um processo ou uma tarefa mais eficiente e menos dependente da intervenção do homem. Em geral, envolve o uso de dispositivos e sistemas eletrônicos para executar atividades repetitivas e padronizadas que seriam feitas por humanos. Entre suas vantagens podemos citar a maior precisão, velocidade e consistência.

Automação e Arquitetura têm uma relação próxima. Não à toa, recursos de automação são muito usados por arquitetos para melhorar a produtividade, reduzir custos e aprimorar a qualidade do trabalho realizado. Uma das aplicações é na criação de ambientes personalizados, em que temperatura e iluminação são planejados a gosto do morador.

Por que se tornou uma tendência em Arquitetura e Urbanismo?

Agora que você sabe o que é automação na Arquitetura, é importante entender por que se tornou uma tendência na área. O uso da tecnologia no setor não é novidade. No entanto, cada vez mais as pessoas buscam soluções para a criação de ambientes personalizados e inteligentes.

Nesse sentido, a automação permite adaptações de cada espaço segundo o desejado pelo cliente. É útil, ainda, para tornar tarefas rotineiras mais inteligentes, como ligar o ar-condicionado ou apagar a luz.

O que esperar do futuro desse mercado considerando esse cenário?

Ter atenção à tendência da automação na Arquitetura é essencial para profissionais que querem atuar na área. Os arquitetos têm que oferecer soluções inteligentes para os seus clientes, sempre tendo em vista tornar o ambiente o mais adequado possível para suas necessidades.

A expectativa é que a automação continue em crescimento, sendo usada em conjunto com outras tecnologias, como Inteligência Artificial e Machine Learning (que também conhecemos como Aprendizado de Máquina), criando casas mais inteligentes.

Acompanhar esse tipo de inovação é essencial para se destacar como profissional de Arquitetura, atividade com salário médio de R$ 5.816,56*. Aqui na Anhanguera, o curso de Arquitetura e Urbanismo, que é oferecido nas modalidades de ensino presencial e híbrido (a distância, com atividades presenciais).

O curso tem em sua grade disciplinas como Informática Aplicada a Arquitetura e Urbanismo. Ou seja, os estudantes têm acesso não só à teoria, como também a uma capacitação com foco em atuação prática e alinhada às principais tendências.

Entender a relação entre automação e Arquitetura é essencial para se atualizar em relação às principais tendências do mercado e ter um perfil ainda mais completo. Se capacitar com foco em inovação e atuação prática é um passo essencial para conquistar uma boa posição no mercado.

Agora que você sabe como funciona a relação entre automação e Arquitetura, dê o primeiro passo para sua carreira! Inscreva-se agora mesmo no Vestibular.

*Sujeito a alteração

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!