Qual é a história da faculdade Anhanguera?

Anhanguera 30 anos

Há 30 anos, um sonho audacioso começava a se desenhar nas mentes visionárias de educadores brasileiros. Criar uma instituição de ensino e  transformar vidas, impulsionar futuros e tornar acessível o que parecia distante para muitos: a educação superior de qualidade. Esse sonho se materializou com o nascimento da faculdade Anhanguera, que hoje é uma das maiores referências em ensino superior privado no Brasil. 

Venha comemorar e conhecer a história de uma faculdade disposta a fazer toda a diferença na sua trajetória educacional e na sua carreira. Confira os destaques dessa trajetória que não só nos enche de orgulho, como também colabora para levar oportunidade de educação e ascensão profissional em todo o nosso país!

Qual é a história da faculdade Anhanguera?

A trajetória da Anhanguera é marcada pelo compromisso com a excelência acadêmica, pela inovação constante e pelo desejo de contribuir para o desenvolvimento do país

Tudo começou em 1994, quando o educador, matemático e empresário brasileiro Antônio Carbonari Netto fundou a instituição. Movido por sua paixão pelo ensino e pela visão de proporcionar oportunidades educacionais para todos, Carbonari Netto deu vida à Anhanguera, que rapidamente se tornou um símbolo de qualidade e comprometimento com o aluno.

Desde o início, a Anhanguera se destacou por sua abordagem inovadora, oferecendo cursos superiores de alta qualidade a preços acessíveis. Com uma visão voltada para o futuro, a instituição acompanhou as transformações do mercado de trabalho e as demandas da sociedade, adaptando-se e expandindo sua oferta de cursos para atender às necessidades dos alunos e do país.

“Nos últimos 30 anos, a Anhanguera tem sido um agente de mudança na vida de milhões de brasileiros, proporcionando oportunidades educacionais que transcendem as barreiras sociais e econômicas. Estamos comprometidos em continuar impulsionando vidas e formando futuros promissores para o nosso país.” – Antônio Carbonari Netto, CEO da Anhanguera.

30 anos de conquistas e transformações

Ao longo de 30 anos, a Anhanguera se consolidou como uma das principais instituições de ensino do país, transformando a vida de mais de um milhão de alunos e contribuindo para reconfigurar o mercado de trabalho brasileiro. Seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão em diversas áreas do conhecimento e ensino técnico têm sido reconhecidos pela qualidade acadêmica e pela relevância para o desenvolvimento social e econômico do Brasil.

Conheça as principais conquistas da faculdade Anhanguera

Em três décadas repletas de inovações, não caberia em um texto todas as conquistas, mas não podemos deixar de citar alguns marcos históricos dessa instituição de ensino: 

  • Fundação em 1994 por Antônio Carbonari Netto, visionário educador e empresário brasileiro.
  • Fusão com o grupo Kroton em 2014 — empresa brasileira com mais de 50 anos de experiência, fortalecendo sua posição como referência mundial em educação.
  • Expansão para mais de 80 cidades brasileiras, com mais de 125 unidades de ensino superior e 726 polos de graduação EAD credenciados pelo MEC.
  • Reconhecimento como empresa inovadora pelo Prêmio Valor em 2018.

A faculdade Anhanguera pôde acompanhar a revolução digital e seus desdobramentos no mercado, bem como as novas profissões trazidas pelas Revoluções 4.0, como o conjunto de processos e dispositivos trazidos pela automação, Inteligência Artificial (IA) e Internet das Coisas (IoT).

E não falta empolgação em fazer parte ativa da 5.0, que torna máquinas e processos automatizados mais cooperativos com as pessoas e alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU).

O compromisso social da Anhanguera: Impactando vidas e transformando comunidades

Além de seu compromisso com a excelência acadêmica, a Anhanguera também se destaca por sua responsabilidade social. Uma marca reconhecida por trazer melhorias para a vida de milhões de pessoas por meio de uma educação responsável e de qualidade, capaz de formar cidadãos e profissionais preparados para fomentar projetos de vida no mercado.

Por meio de nossos projetos de ação social, envolvemos alunos e colaboradores em ações que trazem impactos positivos para as comunidades em nosso entorno e estimulam o desenvolvimento de competências como empatia, a capacidade de inovar e trabalho em equipe. Ao longo de todos esses anos, três iniciativas se destacaram entre a nossa comunidade:

  • Trote Solidário: Essa iniciativa cria um ambiente que recebe calouros do jeito que tem que ser: estimulando o engajamento de alunos em ações de cidadania por meio de projetos relacionados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU;
  • Semana de Ensino Responsável: Envolve diferentes áreas do conhecimento em atividades oferecidas gratuitamente às comunidades que vivem entorno das nossas unidades;
  • Pacto Universitário de Educação em Direitos Humanos: Essa iniciativa  promove atividades educativas de combate à violência, ao preconceito e à discriminação. Ela é resultado de uma parceria entre o Ministério da Educação e o Ministério da Justiça e Cidadania.

Aprendemos que por meio da escuta e da pluralidade nós podemos entregar a qualidade que a nossa comunidade precisa. Foi com essa percepção que surgiu o projeto Máquina de Histórias. Essa plataforma, abrigada no site da Anhanguera, dá espaço para nossos alunos e suas histórias de sucesso que nos inspiram e ajudam muitas pessoas a atingir sonhos e projetos de vida.

Em 2010, inauguramos a unidade Anhanguera Votorantim, localizada no centro de Votorantim (SP), próxima à cidade de Sorocaba (SP), essa unidade nos dá a chance de dialogar com a potência industrial do nosso país. Focada em cursos de Engenharia, a unidade conta com mais de mil alunos de graduação e pós-graduação, oferecendo uma infraestrutura completa.

Alunos Anhanguera

Manifesto Anhanguera: 30 anos impulsionando vidas e formando futuros

Em um manifesto que nos inspira, a Anhanguera declara seu compromisso de acreditar na educação como motor de transformação social e pessoal. A instituição tem sido um farol de esperança para aqueles que buscam oportunidades de crescimento e desenvolvimento pessoal.

Nosso manifesto:

“Mesmo em tempos de dúvidas, não desistimos de acreditar. Porque acreditar na educação é acreditar no futuro, é acreditar que para ir além é preciso dar o primeiro passo. É acreditar que as melhores histórias são de transformação. Então vem, vem com a gente acreditar também em um lugar onde tudo é possível para todos”

Play video

Junte-se a nós nesta celebração dos 30 anos da Anhanguera e faça parte desta história de transformação e sucesso. Venha conhecer de perto nossa visão, nossos valores e como estamos moldando o futuro da educação no Brasil.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história da Anhanguera, faça sua inscrição no nosso vestibular online. Venha transformar realidades com a gente!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.3 / 5. Número de votos: 40

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados