Como lidar com a jornada dupla de uma forma saudável e produtiva?

jornada dupla

Conciliar trabalho e estudo é um passo importante para melhorar a qualidade de vida e crescer profissionalmente. No entanto, as pessoas se assustam ao pensar em uma jornada dupla, por isso perdem a oportunidade de investir em uma formação de nível superior.

É verdade que existem desafios, como cansaço, falta de tempo e imprevistos. Porém, com um pouco de organização, é possível superar os obstáculos e conquistar o diploma de graduação. Tudo dependerá de como você gerencia suas tarefas e atividades no dia a dia.

Neste conteúdo, abordamos dicas práticas de como se planejar para lidar com a jornada dupla e construir uma rotina saudável e produtiva. Ao final, você contará com boas soluções para administrar o tempo disponível e ingressar no ensino superior. Continue lendo!

Evite a procrastinação no dia a dia

Jornada dupla é a atuação em mais de uma função no mesmo dia. As atividades acumuladas variam: um emprego formal e as tarefas domésticas, dois turnos de trabalho diferentes, ou ainda trabalhar de dia e estudar à noite, por exemplo. Isso é bastante comum para quem já se encontra no mercado e deseja investir em qualificação para crescer profissionalmente.

A questão-chave para essas pessoas é planejar a utilização das horas disponíveis. Pense no tempo de forma similar ao dinheiro: é preciso eliminar desperdícios, realizar ajustes e economizar. Assim, sobra o suficiente para investir e colher os frutos de boas decisões.

Nesse sentido, algo que compromete bastante a gestão do tempo é a procrastinação. Muitas vezes, o que seria dedicado ao estudo está alocado em redes sociais, séries, jogos eletrônicos, navegação na internet e outras formas de evitar as tarefas do dia a dia.

Não queremos dizer que você tem que renunciar a tudo, claro. O segredo é como e quando fazer. Até porque, ao final de um longo período de procrastinação, você não estará satisfeito com as tarefas em aberto, nem com as conversas ou com o tempo improdutivo.

As técnicas para eliminar distrações e aumentar as horas disponíveis são diversas, e a adaptação varia de pessoa para pessoa. Confira uma breve lista de ações que podem ser testadas imediatamente e têm grande potencial para melhorar a gestão:

  • usar o método pomodoro: trata-se de dividir o tempo em pequenos blocos, nos quais você deve dar total atenção a uma tarefa. Em regra, os blocos são de 25 minutos, intercalados com períodos menores de descanso (5 minutos);
  • fazer uma lista de tarefas: enumerar as pendências em agendas ou aplicativos;
  • ter rituais: manter um procedimento padrão para remover distrações do ambiente e dificultar a interrupção do trabalho ou estudo.

Planeje sua rotina de trabalho e estudo

Após conquistar mais tempo para sua rotina, o passo seguinte é entender quais são as demandas da jornada dupla e criar um plano. A ideia é conciliar trabalho, estudo e atividades pessoais. Assim, você tira o máximo proveito do seu investimento no curso superior.

A boa notícia é que a eficiência nos estudos é mais importante do que a quantidade de horas dedicadas. Em “Aprendendo Inteligência” de Pierluigi Piazzi, o conceito é consolidado na expressão “estudar pouco, mas todos os dias”.

A ideia defendida no best-seller é que a intensidade do estudo é o que conta quando o objetivo é aprender e memorizar o conteúdo. O livro é bastante utilizado para concursos e provas de vestibular e traz princípios importantes para organizar uma rotina:

  • faça anotações manuscritas, em vez de apenas ler ou assistir às aulas;
  • revise o conteúdo de qualquer aula nas primeiras 24 horas antes de dormir. Do contrário, ele será esquecido;
  • resolva exercícios e questões sobre o conteúdo estudado.

O segredo, nesse caso, é adquirir a consistência necessária. Comece estudando alguns poucos minutos, como 10 a 20 por dia. Depois, aumente gradativamente o tempo investido. A divisão em pequenas tarefas também é aconselhável, porque permite a utilização de horários e locais alternativos — como transporte público, filas e intervalos.

Outra questão a ser considerada é a modalidade de ensino. Os cursos presenciais e semipresenciais favorecem a criação de uma rotina, enquanto a educação à distância traz maior flexibilidade de horários e local de estudo. Logo, procure a alternativa mais adequada às suas necessidades.

Quanto à rotina de trabalho, as dicas relacionadas à procrastinação são especialmente relevantes. Produtividade significa não levar serviço para casa — e, em alguns casos, ganhar minutos valiosos para adiantar a matéria, liberando tempo para se dedicar a outras atividades.

Elabore um cronograma de estudos

Para alcançar a consistência e não deixar a matéria acumular para a véspera da prova, o cronograma de estudos é uma ferramenta importante. A partir de uma agenda, você organiza os prazos e distribui as tarefas conforme o tempo disponível.

Veja o passo a passo para se organizar:

  • pesquise o calendário de provas e copie as datas para sua agenda, planilha, aplicativo etc.;
  • separe um horário para revisar as aulas do dia;
  • identifique possíveis horários de estudo durante a semana;
  • divida a matéria entre os horários definidos.

Uma boa dica é utilizar o cronograma para firmar acordos com o empregador (se for possível) quando houver necessidade de intensificar os estudos perto das datas de provas. Muitas empresas trabalham com bancos de horas, então compensar a jornada pode ser uma alternativa nesse período.

Planeje também momentos de descanso

Como a chave não está na quantidade de horas estudadas, mas sim na sua eficiência, valorize os momentos de descanso. Ter períodos para recarregar as baterias é uma maneira de pensar o longo prazo — e sua relação com o ensino superior durará alguns anos, não é mesmo?

Um exemplo típico é o de quem sacrifica noites de sono para estudar uma grande quantidade de horas. Nesse caso, além da dificuldade de sustentar o modelo (como mostram os estudos sobre o tema), a própria memorização fica prejudicada.

Talvez a melhor medida seja dividir o conteúdo em pequenos tópicos ou números de páginas, lendo essas “pílulas” sempre que houver tempo livre. Assim, os intervalos distribuídos ao longo do dia são bem aproveitados, liberando espaço para o descanso.

Conte com o apoio de pessoas próximas

O auxílio de familiares e amigos também será fundamental e pode contribuir bastante para o sucesso da dupla jornada. Veja como eles podem ajudar você em tarefas domésticas, por exemplo, para que você tenha mais tempo para estudar.

Os acordos de convivência também são essenciais. É necessário que eles compreendam a importância de aproveitar essa oportunidade de crescimento, e saibam respeitar os seus momentos de dedicação aos estudos.

Não se esqueça de se divertir

O equilíbrio é o ponto principal para se planejar e lidar com uma jornada dupla. Isto é: não gaste tempo demais em lazer, ao ponto de as distrações virarem procrastinação, nem comprometa a saúde física e mental com esforços desmedidos e contraproducentes.

Imagine que a matéria das provas e as demandas de trabalho são um preço a ser pago. As opções são deixar acumular tudo ou parcelar o esforço necessário, dedicando-se um pouco todos os dias. Nesse segundo caso, você pode ter seus momentos de descanso sem comprometer o longo prazo.

Lembre-se, por fim, que ter foco nos seus objetivos e persistir nos estudos mesmo diante das adversidades será importante para o seu crescimento profissional. Com isso, você terá acesso a melhores salários, empregabilidade e segurança financeira em um futuro próximo.

Então, não fique paralisado pelo medo e pense na jornada dupla como uma oportunidade. Como visto, com organização e consistência, é possível conciliar as demandas de trabalho e estudo para conquistar o diploma sem prejudicar a saúde e as relações pessoais.

Seguir essas dicas pode ser a chave para organizar seu dia e administrar a sua jornada dupla, sem deixar de fazer seu melhor em cada atividade — e, claro, sem que sua saúde seja afetada. Lembre-se de observar sua rotina e fazer os ajustes adequados às suas necessidades e demandas. E, se este conteúdo gerou valor para você, compartilhe o texto nas suas redes sociais para que mais pessoas tenham acesso às dicas!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Lamentamos que este post não tenha sido útil para você!

Vamos melhorar este post!

Diga-nos, como podemos melhorar este post?

Dê mais um passo na direção da carreira dos seus sonhos !

Inscreva-se gratuitamente no vestibular online ou use sua nota do Enem para obter bolsas e descontos!

Artigos relacionados